Oficina: Guia para o Escritor Iniciante
A Oficina de Criação Literária em forma de artigos, tem como proposta, informar um mínimo de conhecimento sobre os caminhos e as ferramentas utilizadas para se construir um romance, inserindo o iniciante no universo do escritor e promover o contato entre
os aspirantes através dos comentários.
Sumário
os aspirantes através dos comentários.
Sumário
1.4 – A difícil Arte de Escrever Ficção de Modo Fácil
1.5 – Alguma Bibliografia Sobre as Técnicas Literárias
1.6 – O que os Clássicos da Literatura tem a nos Ensinar
1.5 – Alguma Bibliografia Sobre as Técnicas Literárias
1.6 – O que os Clássicos da Literatura tem a nos Ensinar
1.7 – O Ofício de Escritor e o seu Papel na sociedade
1.8 – As ferramentas de trabalho do Escritor
1.9 – Planejamento através do Projeto Literário
1.10 – O processo de criação e a pesquisa sobre o tema do livro
1.11 – A Escolha do Título Provisório da Obra
1.12 – O Leitor é o Seu Único Amigo
1.13 – Em Primeiro lugar o Básico da Redação
2 – Narração ficcional
2.1 – Narração
2.1.1 – Os Elementos da Narração
2.1.2 – Esquema da Narração
2.1.3 – Tipos de Narração – 1ª e 2ª pessoas
2.1.4 – Narração Objetiva
2.1.5 – Narração Subjetiva
2.1.5 – Narração Subjetiva
2.2 – Discurso do Narrador
2.2.1 – Discurso Direto
2.2.2 – Discurso Indireto
2.3 – Exercício narrativo
3 – Descrição
3.1 – Descrição de pessoas – o retrato
3.1.1 – Esquema Descrição de Pessoas 1
3.1.2 – Esquema Descrição de Pessoas 2
3.2 – Descrição de Objetos
3.2.1 – Descrição de Objetos simples
3.2.2 – Descrição de Objetos compostos
3.3 – Descrição de Ambientes
3.4 – Descrição de Paisagens
3.5 – Exercício Descritivo
4 – Dissertação
4.1 – Estrutura do texto dissertativo
4.1.1 – Introdução
4.1.2 – Desenvolvimento
4.1.3 – Conclusão
4.2 – Estrutura do Parágrafo
4.2.1 – Enumeração
4.2.2 – Comparação
4.2.3 – Causa e Consequência
4.2.4 – Explicitação
4.3 – Exercício dissertativo
5 – A Criação dos Personagens
5.1 – A gênese dos personagens de ficção
5.2 – De onde os personagens podem surgir?
5.3 – O que os personagens desejam?
5.4 – Os papeis dos personagens
5.5 – Esboçando os personagens
5.6 – Investigando o passado dos personagens
5.7 – Os personagens localizados no tempo e no espaço
5.8 – Desenvolvendo os conflitos dos personagens e as possíveis soluções
6 – O rascunho Cênico do romance – a montagem da história
6.1 – Cenário
6.2 – Diálogos
6.3 – Ação
6.4 – Ponto de Vista
6.5 – Clímax da cena
6.6 – Os capítulos
6.7 – Montagem do Storybord
7 – Enredo
7.1 – 1ª Técnica – Plano inclinado de Aristóteles
7.2 – 2ª Técnica – Criando as Cenas-chaves do Romance
7.2.1 – Cena de Abertura
7.2.2 – Cena Final
7.2.3 – Cena catártica
7.2.4 – Cena do ponto mediano
7.2.5 – 1º ponto crucial
7.2.6 – 2º ponto crucial
7.3 – 3ª Técnica – Linha dramática
7.4 – 4ª Técnica – Roteiro
7.5 – Iniciando o 1º rascunho do Romance
7.6 – Iniciando o 2º rascunho do romance
7.7 – Releitura versus cortes
7.7 – Iniciando o Rascunho Final
7.8 – Ler, Reler e Revisar a Obra Duas ou Mais Vezes
7.9 – Análise da Obra por um Bom Profissional
8 – Aspectos Comerciais do livro
8.1 – Registro da obra
8.2 – O livro como mercadoria
8.3 – Adequação do formato
8.4 – Número de páginas
8.5 – Materiais empregados
8.6 – Tipologia
8.7 – A relação do escritor com o editor
8.8 – Agente literário
8.9 – Formas de publicar
8.10 – Contrato de edição
8.11 – Royalties
8.12 – Distribuição
8.13 – Lançamento do livro
9 - Outra jornada se inicia
Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!
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