30 Softwares Desenvolvidos para Escritores - Yan Klovinsk

30 Softwares Desenvolvidos para Escritores

caixa de softwares

A tecnologia está aí para ser usada e não para nos escravizar, além disso, não existe “o melhor software”. O melhor é aquele que você se sente mais à vontade em usar. Por isso listamos abaixo, alguns softwares que poderão lhe interessar. 

A ordem não é preferencial, mas sim aleatória. Faça testes até encontrar aquele que se adapte ao seu estilo pessoal, necessidades de trabalho e objetivos.

1 – Scrivener

O Scrivener é um aplicativo desenvolvido pela Literatura & Late que serve, dentre outras coisas, como editor de texto, Plot Board e Story Board. Ele foi desenvolvido para quem quer escrever roteiros, mas pode ser utilizado para dividir o livro em cenas, etc.

Scrivener é um processador de texto desenvolvido por escritor para escritores. Trata o livro como um projeto, permitindo que o autor tenha uma visão completa da obra e tenha acesso a tudo a qualquer momento. Salva o texto nos formatos: PDF, epub, mobi... docx.

A versão para Windows custa US$ 40 dólares. A desvantagem, pelo menos para os brasileiros, é que o programa está em inglês.

Ele ajuda a compor o livro em todas as suas etapas, da concepção até a finalização do arquivo.

Download da versão de testes por 30 dias de uso, no link: Scrivener.  

2 – yWriter

yWriter é fácil de usar, é gratuito e irá ajudá-lo na construção de sua estória, divide o livro em capítulos e cenas. Ajuda a organizar os personagens e cenários, além de permitir a inclusão de notas, imagens e comentários.

Ele ajuda você a organizar suas ideias e construir novas cenas e capítulos para completar um romance. Pode-se adicionar todos os elementos necessários à sua novela ou romance, incluindo personagens, locais, itens, etc.

O programa permite que se trabalhe com várias janelas na mesma tela, a aba para seus personagens, locações, cenas, notas da cena e storyboard. Pode ser configurado para o português, além de poder colocar o som da máquina de escrever enquanto digita, para aqueles que gostam.

Download do software no link:  yWriter.  

3 – Scapple

Scapple é um organizador de ideias, mas não funciona sozinho. É um programa de apoio para o seu editor de textos e não um software completo, propriamente dito. Permite relacionar e agrupar não apenas textos, mas também imagens e documentos. Funciona como um mapa mental.

Download da versão de testes por 30 dias, no link: Scapple.

4 – Storybook

Storybook é um software gratuito. Ajuda o autor a manter a visão geral da história enquanto escreve. As informações são organizadas em fichas – personagens, cenários, cenas, trama principal e paralelas – que podem ser acessadas a qualquer momento e visualizadas de diversas formas.

Download da versão de testes por 30 dias, no link: Storybook.

5 – Sigil

Sigil é um editor de ebooks gratuito. Com uma interface simples, oferece as ferramentas básicas para edição e organização da estrutura do texto, tanto em modo visual quanto diretamente no código-fonte, limitado a trabalhar apenas com arquivos em formato ePub.

Download no link: Sigil. 

6 – ZenWriter

Zenwriter é um editor de textos simples e pago, mas existe a versão de testes. Ele ocupa toda sua área de trabalho. Possui uma biblioteca de sons relaxantes. Ele cria um ambiente de escrita minimalista e à prova de distrações.

Download da versão de testes por 30 dias, no link: ZenWriter.

7 – FocusWriter

Focus Writer é gratuito e similar ao ZenWriter, mas com mais opções de configuração. Se você preferir algo menos minimalista, e com mais recursos, talvez esta seja a opção mais indicada.

Download no link: FocusWriter.   

8 – Evernote

O Evernote é um dos aplicativos de anotações mais populares que existem, tem a versão gratuita e paga. Seus recursos permitem realizar pesquisas complexas, envolvendo até mesmo documentos em PDF anexados às notas, além de outras funcionalidades essenciais para escritores e redatores. Uma delas é a possibilidade de copiar uma página da web com o Web Clipper.

Download da versão de testes por 30 dias, no link: Evernote. 

9 – Canva

O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). Criado há menos de 5 anos, já conta com 11,4 milhões de usuários em 179 países. Para se ter uma ideia, 13 designs são criados a cada segundo com a nossa ferramenta! 


Visite: Canva



Outros softwares para Escritores:


Nunca é demais lembrar que nenhum desses softwares pode substituir o escritor e todo seu potencial adormecido. Nenhum deles pode criar uma história para você, nem podem trabalhar duro para alcançar seu objetivo. A única coisa que podem fazer é acelerar e organizar seu trabalho. Nada mais que isso.

Assim, o velho Word ou mesmo o LibreOffice podem resolver seus problemas na construção de um romance, novela, etc. E, se é para dar materialidade ao seu texto basta apenas um toco de lápis e papel. Pronto! O que sobra é, “1% de inspiração e 99% de transpiração”, Tomas Edson. O que significa dizer que você vai suar muito.

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo!

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário