Conversas sobre Ficção no Gênero Romance - Yan Klovinsk

Conversas sobre Ficção no Gênero Romance

Conversas sobre Ficção no Gênero Romance

É com prazer que o blog Yan Klovinsk inaugura, finalmente, seu espaço sobre o gênero literário mais popular – o Romance. Espaço destinado à discussão das técnicas sobre a arte de escrever, o processo de criação, dicas de montagem de um texto ficcional... e exercícios. As aulas 

poderão ser acompanhadas por qualquer um, a qualquer tempo, através do menu Oficina transformado em índice para que o leitor possa acompanhar a sequência correta dos artigos.

Na medida do possível, será publicado um artigo por semana. Todos estão convidados a participar e compartilhar informações e dúvidas por meio dos comentários postados ao final de cada artigo. Fique à vontade para fazê-lo, esse espaço é seu.

Por que muitos desejam escrever um livro, especialmente, um romance? Talvez a resposta mais aproximada da verdade seja porque nossa existência é efêmera, um grão de areia ocupando o universo, um livro não. Diante da fugaz existência nasce a necessidade de se prolongar no tempo e espaço.

Entretanto, nem todos gostam de escrever, porque é um processo penoso e de aprendizado longo e, diga-se de passagem, interminável. É um paradoxo, existência efêmera para um aprendizado interminável. Felizmente podemos criar através da literatura algo que dure além da nossa finitude como ser humano.

Em tese, receitas não há para se tornar um escritor! Todavia sempre haverá pontos de partida que acelerem o processo de aprendizado. É um trabalho de descoberta pessoal e intransferível. O futuro escritor irá seguir sua voz interior em busca da expressão daquilo que sente e pensa, tornando essa voz presente e pública. Aprenderá através do ato constante de ler e escrever a seguir sua intuição quando esta lhe der o ar da graça. 

Antes de tudo, o leitor deve estar se perguntando: como alguém que se intitula Escritor, pode ensinar a outras pessoas sobre a arte e as técnicas de ficção? De pronto advirto que não vou ensinar nada, apenas compartilhar o pouco que aprendi aqui e ali. Se o leitor deseja escrever um livro e acompanhar os artigos da série – Conversas sobre Ficção – aprenderá alguma coisa para escrever sua história – livro. É isso que pretendo oferecer aos leitores, e de graça! Bom! Não tão de graça assim, porque desejo aprender através dos comentários, sugestões e críticas deixadas no blog. Assim, os textos ora apresentados sofrerão acréscimos e melhorias com os comentários dos leitores – uma relação de troca.

Se você está convicto que deseja escrever um romance, então, aguarde o próximo artigo.

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.


Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário