Quem Consegue Desfrutar Socialmente das Tecnologias? - Yan Klovinsk

Quem Consegue Desfrutar Socialmente das Tecnologias?

computadores sobre a mesa

A velocidade com que o desenvolvimento tecnológico chega as nossas mãos e mesmo ao nosso conhecimento, é algo assustador, porque está mudando nosso comportamento na interação com os outros e, de um modo negativo. É provável que com o passar dos anos, num futuro 

próximo estaremos visivelmente adaptados a essa nova realidade. Mas é pouco provável!

A verdade é que o avanço tecnológico proporcionou melhorias em nossa vidas, só para dar um exemplo, o computador que superou a já esquecida máquina de escrever ou datilográfica. Não para meu neto que ao ver na TV alguém usando a superada máquina exclamou: “olha, um computador que imprime enquanto se digita o texto!”. Claro ele não vivenciou essa época, assim, pensou que aquilo era um avanço tecnológico.

Com o computador vieram os Smartphones e Tablets, e em certos aspectos a vida melhorou com a chegada deles, mas em outros a “vaca foi pro brejo”, a saber, estamos nos tornando distraidamente cada vez mais antissociais. Ou se preferir um paradoxo, uma humanidade desumana.

É comum vermos pessoas caminhando cabisbaixos, com os olhos voltados para seus Smartphones ou Tablets. O mundo virtual para ter se transformado no nosso mundo real. Isso vem ocorrendo nas calçadas públicas como por aqueles que estão dirigindo o carro. É um verdadeiro milagre não termos um número maior de acidentes.

Em outros casos vemos dúzias de adolescentes sentados à mesa, nas praças de alimentação dos shopping centers, “conversando” através dos seus Smartphones. Não há comunicação propriamente dita aqui, há apenas distração. O mesmo ocorre nas salas de cinema, pagam o ingresso, o lanche e, sentam-se para usar o celular, incomodando aqueles que realmente foram para assistir ao filme. O pior de tudo é que muitos adultos fazem o mesmo, dando um exemplo maléfico a ser seguido pelos mais jovens. Se não é para ver o filme, fique em casa! Desejamos acreditar que não, mas todos os indícios apontam para o fato de que nos tornamos escravos desse aparelho.

Muitos acreditam que podem fazer tudo quando estão em público. Assim, sempre observamos, negativamente, alguém que se destaca na multidão quando este fala ao celular em voz alta, como se estivesse na roça. Ficamos sabendo todo teor da conversa, é inevitável, salvo os surdos. É um tipo que “incomoda muita gente, dois tipos incomodam muito mais...”. Incomoda aqueles que querem conversar, trocar ideias ou resolver problemas, mas lá está aquele tipo gritando aos quatro ventos, chamando a atenção para si, porque o ouvinte do outro lado da linha está longe, e se está longe tem de gritar ao telefone. Eles pensam.

Quem é o culpado da sociedade estar polvilhada com esses tipos indigestos? A família ou a Escola? Ambos é claro! Não há a menor dúvida. Educação vem de berço e é “complementada” na Escola. Apesar da maioria acreditar que Educação é obrigação exclusiva do Estado. Eita povinho culto!

O que a Escola faz é lapidar aqueles indivíduos com um comportamento mais ajustado socialmente. Entretanto, a Escola se obriga a receber os desajustados e não podem fazer milagres ajustarem esses “Gremlins” – filme dirigido por Joe Dante e produzido por Steven Spielberg.

Há aqueles que usam o celular sem fones de ouvido, pois querem compartilhar seu bom gosto musical com todos que estão a sua volta, mesmo que seja um “Funk com jargão vulgar”. Eles pensam: “se eu gosto, todo mundo gosta!”, é pura lógica! Cada um tem seu gosto musical e, por isso, esses deveriam ter a percepção de não irritar os outros, seja por causa do tipo musical, seja porque os outros não desejam escutar música naquele momento, o que é um direito de todos.

Falando em música, há aqueles que equipam o carro com auto-falantes multicoloridos – é carnaval – de todos os tamanhos e estacionam em frente à sua casa, apartamento... lanchonete, abrem as portas e o parta malas e injetam todos os decibéis possíveis nos seus ouvidos. Para a maioria dos ouvintes acidentais é como estar no inferno. É um caso de polícia. Todavia, olhamos para o céu e pedimos a intervenção divina.

Enfim, poder-se-ia citar uma gama de outros exemplos, mas esses são suficientes para se ter uma ideia do quanto a tecnologia tem influenciado e revelado nosso comportamento antissocial.

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos.


104 comentários:



  1. Antissocial é uma forma elegante de se dizer Sem Educação. Apesar tantos exemplos ao usarem os smartphones de maneiras inadequádas, atualmente muitos membros de Igrejas em lugar de Biblías nos cultos religiosos, estão usando os "Smartphones" para leitura do evangelho. Acho uma irreverência.
    Gostei do tema Muito bom, parabéns! - E sobre música em autos, pode continuar o assunto que vai valer a pena ler!!
    bs!!

    ResponderExcluir
  2. Seja bem-vinda Ilma! Obrigado pelo seu comentário. É isso mesmo, irreverência - desrespeito. Percebemos que os "Sem Educação", os Sem Noção, os Invasores do espaço alheio, continuam se multiplicando em nosso País. A imagem no início do artigo simboliza devidamente que estamos evoluindo em sentido contrário. Infelizmente!

    ResponderExcluir
  3. Precisamos dar mais atenção `a pessoalidade e deixar a virtualidade em segundo plano para não sermos tragados pelos avanços tecnológicos. O que deveríamos ter como forma de distração já tomou conta das atividades culturais e educacionais, cinemas e escolas estão infectados pelos Smartphones e tablets. Estamos entrando em um território perigoso.

    Aldenir Pereira

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante esse tema. Minha mãe em um belo dia me disse que a forma em que se divertia na sua infância, era fazendo de bonecas os sabugos de milhos e hoje, segundo ela só vê essas crianças tão pequenas, cada uma com seu tablet, celular, notebook e outros mais, ou seja, a brincadeira hoje em dia é você está no mesmo ambiente que a outra e conversar por celular.
    Entendo quando ela fala isso, pois quando eu era criança o que chamava nossa atenção era uma brincadeira na rua, adedonha, cabra-cega e outros mais. Hoje podemos observar uma sociedade totalmente no mundo virtual, onde quer seja, nas escolas, faculdades, igreja ou encontro familiar tem sempre dois ou três com sua tecnologia na palma da mão.

    ResponderExcluir
  5. A tecnologia na sociedade moderna se faz cada vez mais presente em vários setores, isso é bom, o celular umas das tecnologias mais acessíveis vem trazendo um conforto cada vez maior, porém esse conforto em que você pode se comunicar com o mundo inteiro sentado em seu sofá é prejudicial no convívio humano pois as pessoas esquecem como se interagir umas com as outras podendo trazer problemas futuros para a nossa população.

    ResponderExcluir
  6. A tecnologia é muito importante para a sociedade,e o impacto causado por ela é muito grande,porque ao mesmo tempo que ela aproxima as pessoas,ela separa.Nossos filhos e amigos por exemplo,preferem ficar horas diante de um computador,tablet ou smartphone, do que brincar e saber mais sobre o ser humano e sobre a sua própria família .Eliane de Sousa Canêdo.

    ResponderExcluir
  7. Esse texto fala a nossa realidade de hoje em dia,na minha infância tinha brincadeiras sadias.exemplos pular corda,assistir televisão era o que mais gostava.hoje em dia as crianças nem pensa nisso só querem tecnologias´. exemplo é vídeo game , computadores e jogos em celulares. A verdade é que com essa tecnologia avançada nós temos que saber usa-la, vigiar nossos filhos principalmente nessas redes sociais. FRANCISCA TATIANA CARNEIRO DE SOUSA OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  8. O objetivo inicial do texto, conforme o título cita, é citar observações ao que alguém pode receber, de forma boa ou ruim, acerca de tecnologias disponíveis de forma geral. Observei que em alguns momentos o autor parece se "distrair" dentro de seu próprio raciocínio, seguindo por linhas divergentes da proposta. No 2º, 4º, 5º,e 6º parágrafos, é clara esta distração, sendo que percebo algo como fragmentação de outros pensamentos, outras divagações. Ao final, poderia ter sido respondida a questão sobre quem consegue desfrutar socialmente das tecnologias... Meu objetivo não é ofendê-lo, ao contrário, se forem pertinentes minhas observações, espero ter ajudado. Obrigada! Sou Dinalva Mares Ribeiro

    ResponderExcluir
  9. O texto retrata exatamente a realidade da sociedade atual,onde a tecnologia avançadamente está tomando todos os espacos na vida das pessoas,sendo assim esquecidos ou deixados para traz alguns valores e costumes.exemplo:uma boa conversa olho no olho com um amigo,ou com o pai,ou com a mãe.está cada dia mais defícil ver ações desse tipo,já que maiorias das conversas hoje em dia são virtuais, ou seja, são através de meios tecnologicos.jaqueline gramacho de almeida silveira.

    ResponderExcluir
  10. As invenções tecnologicas sem dúvida é de suma importância na vida das pessoas, pois em muitas situações a tecnologia facilita muitas coisas. Como exemplo dos SMARTPHONE, que é possível conectar-se com mundo inteiro com um só aparelho que cabe na palma da mão, porém alguns cuidados devem ser tomados, pois o uso de tecnologias como essas podem afetar a vida das pessoas como um todo.
    Arlete Barbosa dos Santos

    ResponderExcluir
  11. O mundo hoje está sendo praticamente,movido pelo avanço tecnológico,pois as pessoas estão se relacionando menos umas com as outras pessoalmente,visando apenas a "facilidade" que esse avanço nos propõe.Quando sabemos ter um certo controle com este avanço,não afeta tanto nossa convivência em sociedade e não perdemos o que nos foi ensinado.
    Camila Soares Roriz

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito de todo o texto principalmente do trecho que fala '' Há aqueles que usam o celular
    sem fones de ouvido,pois querem compartilhar seu bom gosto musical com todos que estão
    a sua voltar." Penso que o gosto musical é tão particular de cada um e não podemos impor
    esse gosto a todos.
    Roberta Kelly Moura Da Silva

    ResponderExcluir
  13. A tecnologia tem nos afastado das pessoas que estão mais próximas de nós e por outro lado tem nos levado a qualquer canto do planeta com apenas um link.
    Devemos ter cuidado para não perdermos o convivio com as pessoas e nos apegarmos aos smartphones como se fossem a ultima coisa boa do mundo. FERNANDO GOMES SOUSA

    ResponderExcluir
  14. É preciso compreender o lado positivo da tecnologia, pois afirmar que a tecnologia apresenta apenas um lado negativo é negar toda sua contribuição para a evolução da sociedade. Elionae Barbosa Ferreira

    ResponderExcluir
  15. O texto nos relata que devemos ter muito cuidado com o mundo da tecnologia,pois cada dia que se passa o ser humano perde mais sua identidade,e esta agindo cada vez mais como verdadeiro zumbi,não consegue nem mesmo ter seu próprio raciocínio,nem mesmo as crianças escaparam deste mundo virtual.Devemos ter muito cuidado com toda essa tecnologia avançada,o ser humano estará tão acostumado que quando o como chip chegar definitivamente no Brasil muitos irão aceitar como algo normal,pois isso também esta relacionado na tecnologia.Valdinete Tavares De Moraes Costa

    ResponderExcluir
  16. considerando os relatos do texto, a tecnologia ajuda muito nas nossas funções do dia-a-dia como por exemplo ao invés de mandamos cartas enviamos emails, whatsapp. Mas devemos se preocupar com essa tecnologia tao avançada pois o ser humano acaba perdendo sua essência, seus valores.Ninguém fala mas um "bom dia" verbalmente,se um grupo de pessoas resolvem sair para um almoço não há mais aquela conversa boa e sim todos de cabeça baixa olhando suas mensagens devemos nos ater a essas situações onde o ser humano hoje em dia parece mais um computador ambulante! Léia De Oliveira Pereira

    ResponderExcluir
  17. As pessoas hoje em dia não estão mais aproveitando a companhia uns dos outros, a internet, juntamente com os smarthphones os afastam cada vez mais. Quantas mães vemos por aí nas redes sociais exibindo suas gravidez e seus filhos todos os dias? o que elas e muitos pais esquecem é que: suas crianças estão crescendo,descobrindo um mundo novo, e eles não percebem, porque maioria estão mais preocupados em mostrar ao mundo como são adoráveis e fofos seus pequenos. Uma coisa impossível de acontecer hoje em dia? Pais saírem para o parque com seus filhos e simplesmente curti-los esquecendo-se de redes sociais, fotos,ligações e celulares, tudo que diariamente os afastam da família e muitas vezes influenciam cada vez mais a entrada dos pequeninos nesse ''novo mundo''. A nova era está deixando suas sequelas na sociedade.
    FRANCISCA FABIANA DE CARVALHO

    ResponderExcluir
  18. O texto nos traz uma raelidade muito preocupante,e que sem dúvidas precisa de uma atenção especial por parte da sociedade.A tecnologia nos dias atuais é excencial,pórem seu uso descontrolado pode afetar nagativamente a vida das pessoas,como é o caso das crianças de hoje em dia que parecem que já nascem conectadas a algum meio tecnologico e acaba ignorando assim algumas brincadeiras tradicionais,que talvez seria excencial para constução de uma boa infancia.É assustador a velocidade com que a tecnologia chega na vida das pessoas e as trasforma.Elizangela de Freitas Nascimento.

    ResponderExcluir
  19. Realmente a tecnologia faz parte de nossas vidas, e temos que concordar que na maior parte do tempo ela é essencial,porque nos traz comodidade, mais por outro lado o avanço tecnológico, faz com que percarmos a melhor parte da vida, as crianças por exemplo, já não brincam mais na rua,não pulam corda,não andam de bicicleta, não há mais infância, tudo gira em torno de um tablet,um celular, um vídeo game. os adultos estão realmente ficando antissociais,as vezes vejo pessoas conversando pelo celular quando estão uma ao lado da outra. está ficando cada vez mais difícil viver sem o mundo virtual, que está dia a dia tomando conta de nós. (Naymma Nazaret Barbosa)

    ResponderExcluir
  20. Não sou contra a evolução mas sou realista e sei o quanto isso distancia as pessoas.Hoje é dificil ver um almoço em familia porque a TV e o Computador são mais atrativos do que saber como anda a vida de sua familia,Quantas familias estão desestruturadas por causa da tecnologia,pq os filhos não saem dos smartphones e video games.Acredito que um dos maiores culpados tambem é a própria familia que não imponhe regras é limitam o uso dessas tecnologias.
    ..O cachorro já foi o melhor amigo do homem,
    Hoje em dia é o smartphone..!

    ROBSON LEAL DE OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  21. Atualmente, podemos notar que grande parte dos usuários fazem uso indevido do real objetivo dos meios tecnológicos. Dito pelo autor, que a tecnologia favorece e influencia a vida das pessoas para melhor, porém, algumas pessoas fazem o mal uso destes meios.
    Concordo com quase tudo que o autor nos descreveu. Exceto na parte em que mensurou que algumas pessoas tentam se destacar falando em voz alta no meio da multidão como se estivessem na roça. Discordo desse trecho, pois nem todos que moram na roça são tão mal educados como os que residem nas grandes cidades. Se retirar esse trecho do artigo se tornará mais respeitoso e não irá generalizar - pois pode ser considerado como xenofobia por alguns leitores. Talvez não tenha sido a intenção do autor, mas se eliminar essa parte - no meu ponto de vista - evitará uma má compreensão.
    BRENO RAFAEL DE OLIVEIRA SOUSA.

    ResponderExcluir
  22. Olá a todos! Gostaria de agradecer a participação de vocês comentando os artigos, esse e outros, seja com críticas, sugestões e com elogios. Conseguimos escrever melhor sempre que estão presentes esses três quesitos. Não há como fugir a regra. Assim, preciso fazer algumas considerações sobre o artigo:

    Esclareço que a intenção não foi e não é desprestigiar o homem do campo (roça), pelo contrário, as cidades não sobreviveriam sem eles. Quando uso a expressão "como se estivessem na roça", significa que na roça o espaço entre as pessoas é amplo ao contrário do espaço urbano. Desse modo, quando estamos na roça ou fazenda, seja morando ou visitando sempre falamos em voz mais alta que o normal. Além disso, o texto fala "como se estivessem na roça" e não "como se fossemos da roça". Justificativa feita, agradeço o seu comentário.

    ResponderExcluir
  23. O avanço tecnológico têm seus benefícios e malefícios. Ele aproxima as pessoas mais distantes e aproxima as que estão mais longe. Nos traz comodidade por um lado e nos traz desconforto por outro. Um verdadeiro paradoxo!! O que nos falta ainda e muito é uma questão de consciência para aprender a respeitar o espaço do outro. Excelente texto!
    RAQUEL PINHEIRO LOPES

    ResponderExcluir
  24. Esse texto mostra a nossa realidade de hoje, realmente, a tecnologia já faz parte de nossas vidas na maior parte ela é indispensável porque nos traz comodidade, praticidade e rapidez, ela te leva a qualquer canto do planeta com apenas um link, mas precisamos ter controle com este avanço tecnológico para não afetar convivência em sociedade. Jacivange Rosa dos Anjos

    ResponderExcluir
  25. Texto irônico, sarcástico, com poucos erros ortográficos, às vezes, chega a ser ofensivo para quem se identificar com ele, com palavras coloquiais e de fácil entendimento, e ainda, exemplos reais e diretos.
    Fugiu, no penúltimo parágrafo, da linha de raciocínio, que ao meu vê, era voltada para a comunicação face-a-face, que essa chega a ser inexistente com a chegada dos avanços tecnológicos, smartphones e tablets na vida das pessoas.

    (ass: Carlos Alberto Teixeira dos Santos Junior)

    ResponderExcluir
  26. Realmente, parece quase impossível ser social em mundo com tantas tecnologias e cada dia mais avançadas, sem contar que muitas coisas que fazemos dependem dessa modernidade, pois em alguns casos trazem até benefícios, mas não creio que isso seja um mal tão grande, já que muitas pessoas também são antissociais e não só por conta da tecnologia, já que existe o antisocialismo há vários anos, antes mesmo do mundo tecnológico. O ideal é nos policiarmos e tentar não deixar que esses aparelhos, às vezes, tão pequenos, tomem de conta das nossas vidas. Temos que saber administrar o nosso tempo, para a vida tecnológica e para o mundo que vai muito além dos aparelhos eletrônicos.

    ( Ass: Flávia Carneiro da Silva Limeira )

    ResponderExcluir
  27. O avanço tecnológico é excelente para quem realmente sabe usar, uma ferramenta para quem precisa trabalhar e se qualificou nessa área, hoje não temos mais o prazer de sentar pra conversar,perderam os diálogos em família para onde você olha tem alguém com um celular na mão nas redes sociais ou no whatsApp, é um absurdo pessoas não saberem usar não ter respeito pelo próximo, como por exemplo falar alto ao telefone ate palavras de alto calão, ouvir músicas sem o fone e nós obrigando a escutar, tremenda falta de educação todos nós temos direito e deveres e se cada um cumprisse o seu o mundo estaria bem melhor.
    Ass; Cilda Pereira da Silva
    cilda.silva87@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. O avanço tecnologico foi muito importante para a evoluçao das pesssoas,porem tem influenciado muito no comportamento das pessoas, as vezes se tornando um vicio, onde muitas das pessoas se tornam escravas da era da tecnologia...
    Herineide macedo de souza

    ResponderExcluir
  29. Vejo a tecnologia como um mal necessário. com o passa do tempo ela se tornou uma necessidade pessoal e da sociedade, precisamos evoluir , e a usamos como ferramenta.
    vejo a tecnologia em forma de celulares smartphone, observo como usamos para se comunica, parece que esta grudado na mão.
    gosto da minhas tecnologias talvez viveria sem . pessoas antes de mim viverao.
    enfim acho interessante falamos desse assunto para que pessoa que nao vivem sem , pense ,se nao estao deixando de lado, o olho no olho o contato fisico aguela boa conversa os bons conselhos.
    leandro Ferreira dos santos

    ResponderExcluir
  30. O mundo hoje é tecnológico. O texto relata a realidade, desfrutar socialmente com a existência desses meios modernos está cada vez mais difícil, pois não depende apenas de nós. As pessoas se deixam levar pelo entusiasmo e esquecem o mínimo de respeito ao próximo. Não se pode ignorar a necessidade atual da tecnologia, mas pode ser feito uma maneira de conscientizar a população, como a implementação de um projeto educacional nas escolas, do uso correto desses meios. Não da pra ficar parado esperando as coisas acontecerem, é preciso atitude.

    Adriana F. T. Palha

    ResponderExcluir
  31. Tecnologia como tudo na vida, há a questão de "tudo aquilo que se excede acaba ficando maléfico". Assim como na religião o ser humano é dominado pela obra de sua própria cabeça, assim ele é pela própria obra de sua mão. Imagino eu, quando chegarmos ao ápice tecnológico, sim tornará óbvio que excederá a nossa humanidade.
    LAYANE DE SOUZA PEREIRA

    ResponderExcluir
  32. Em se tratando de tecnologia, 90% do que é feito no dia a dia necessitamos da mesma, porém está sendo usado de uma forma exorbitante, deixando para trás, tarefas que poderiam ser feitas em grupos, minando assim o convívio social, esquecendo-se de pequenos gestos, como o abraço, que tornam o ser humano mais próximo um do outro.

    ResponderExcluir
  33. Em se tratando de tecnologia, 90% do que é feito no dia a dia necessitamos da mesma, porém está sendo usado de uma forma exorbitante, deixando para trás, tarefas que poderiam ser feitas em grupos, minando assim o convívio social, esquecendo-se de pequenos gestos, como o abraço, que tornam o ser humano mais próximo um do outro.
    Gislane de Jesus O. S. Santos

    ResponderExcluir
  34. Hoje em dia a tecnologia esta em todo lugar e quem não se adapta a essa nova realidade acaba ficando para trás. A tecnologia proporcionou varias melhorias em nossas vidas, mas também nos fez se tornamos antissociais. A humanidade mudou completamente, nos tornou completamente antissociais e isso está sendo passados para a nova geração, nossos filhos.

    O primeiro lugar aonde podemos dizer que teve uma diferença foi na família. As famílias estão se distanciando, temos que colocar cada coisa no seu devido lugar, ou seja, antes a família se reunia para conversar e hoje está totalmente diferente, ainda que estejam todos reunidos, mas cada um com o seu aparelho de cabeça baixa conversando.

    Temos também a nova geração, podemos dizer: “a molecada”. Atualmente, crianças de dois anos já sabem mexer em Smartphones, Tablets, computadores. Na verdade, criança nessa faixa etária já tem o seu próprio aparelho eletrônico, esses são os presentes mais escolhidos por eles atualmente. É muito difícil de vermos crianças fazendo brincadeiras de rua, como por exemplo: jogar bolinha de gude na rua, brincar de pisque-esconde, brincar de pique e pega, e por ai vai.

    Como as facilidades de e-mails, ficaram até melhor para entrarmos em contato com nossas famílias e amigos que moram longe, mas também veio para distanciar quem esta perto. A tecnologia também veio para aproximar quem esta longe e distancia quem esta perto.

    CARMELITA B. DE S. SANTOS.

    ResponderExcluir
  35. Vejo frequentemente pessoas de cabeças baixas, com amigos, parentes casais de namorados ou até mesmo marido e mulher que a mesa de restaurante, ou um barzinho não se falam. estão preocupados em checar sua mensagens no celular , as últimas postagem das redes sociais. é uma grande ironia: as pessoas ali, ao vivo, não se relacionam mas estão cheias de "Amigos" na internet. Para onde foi a qualidade dos vínculos interpessoais? O virtual vale mais que o Presencial?
    Infelizmente isso é cada vez mais comum. devemos aceitar o avanço tecnológico, pois , quanto a isso não há mais volta.
    Os avanços tecnológicos chegou definitivamente para nos auxiliar para abrir o mundo e nos conectar com coisas que nem imaginávamos ser possível, mas não permita que ela nos desconecte do que temos de mais valioso: Nós mesmos e nossas relações verdadeiras

    RAQUEL RIBEIRO DE BRITO

    ResponderExcluir
  36. Concordo plenamente com todas as citações do autor.O problema não está nas tecnologias,mas no modo como as pessoas estão utilizando-as.
    As tecnologias quando usadas corretamente,são indiscutivelmente importantes.Através delas o homem se tornou um "deus",curando vidas,voando alto e dominando coisas brutas.Porém,quando utilizadas de maneiras excessivas,tem suas reações adversas,causando dependência,insensibilidade em seus usuários.
    Acredito que as tecnologias estão sendo mais utilizadas de maneiras erradas do que quando realmente precisas.Acredito também,que não há um meio definido para reverter esse quadro.

    ResponderExcluir
  37. A tecnologia se usada corretamente pelas pessoas pode ser de grande ajuda a elas.Mas se for usada sem controle se torna maléfica afastando pessoas que estejam reunidas no mesmo ambiente e fazendo que elas não prestem mais atenção uma nas outras, e perdem inteiração dos assuntos do dia a dia afastando a cada dia mais devido ao avanço tecnológico .
    Crianças ficam focadas em brincar no seu aparelho eletrônico e esquece que pode brincar na rua como seus pais quando eram crianças , e muitos deles eram felizes em brincar com o pouco que tinha .
    ANGELA MARIA DA SILVA

    ResponderExcluir
  38. A eficiência com que a tecnológia nos dias de hoje chega em nossas mãos e conhecimento de forma inovadora vem facilitando a vida de todos.Um computador que há tempos atrás,ocupava boa parte de uma sala,hoje cabe na palma da mão, nos acompanha em algumas jornadas no dia-a- dia.
    Lembrar que épocas anteriores tinhamos um déficit de comunicação onde dependiamos de fixas e cartões de orelhões públicos, eramos reféns de taxas absurdas de ligações interubanas até mesmo para falar com parentes distantes; se torna incoveniente dizer que com tais avanços da tecnológia melhorou apenas alguns aspectos; em outra parte citar que a "vaca foi pro brejo" pelo fato das pessoas estarem se comunicandos entre grupos de pessoas,amigos e parentes por meio de redes sociais e aplicativos não torna a pessoa anti- social.
    A comunicação é uma necessidade de todos não se pode qualificar as pessoas como se soubesse da particularidade de cada um, na forma egoísta de ver e interpretar um todo.Os maus abtos e costumes em público que dispertam os incomodados estes não há quem salve,cabe os mesmos analisar as consequências da propria postura.A circunstâncias e o ambiente tem influência sobre todos,sendo cada um responsável pelos próprios atos.

    Arisvaldo de Souza Morais

    ResponderExcluir
  39. È importante falamos sobre este tema que é a tecnologia inovadora.porque nos dias de hoje as pessoas estão ligadas vite quatro horas em todo tempo,e se esquece de valorizar.Por exemplo:está com a família,sentar em uma mesa fazer as refeiçoes junto,conversar,sorrir,brincar,assistir um filme interessante com pessoas que te ama.A tecnologia inova acada dia reflita.A vida passa,os valores ficar,viva a vida com alegria.Ana maria n.dos santos

    ResponderExcluir
  40. È importante falamos sobre este tema que é a tecnologia inovadora.porque nos dias de hoje as pessoas estão ligadas vite quatro horas em todo tempo,e se esquece de valorizar.Por exemplo:está com a família,sentar em uma mesa fazer as refeiçoes junto,conversar,sorrir,brincar,assistir um filme interessante com pessoas que te ama.A tecnologia inova acada dia reflita.A vida passa,os valores ficar,viva a vida com alegria.Ana maria n.dos santos

    ResponderExcluir
  41. Acredito que a tecnologia tenha nos dado bastante comodidade, trazendo para mais perto aqueles que se encontram distantes, sejam eles amigos ou parentes, claro que não no modo literal, nos fazendo gastar poucos minutos para efetuar uma tarefa que talvez levaria o dia inteiro... Mas claro temos que ter sabedoria para nos policiarmos da forma mais correta possível, pois desde pequenos ouvimos aqueles clichês de que tudo em excesso faz mal, e estamos convictos disso... Que liguemos nossos desconfiometros para que saibamos utilizar tais meios no momento correto e que não incomode as pessoas que estão próximas a nós.
    Gabriel Lucas Araújo Glória

    ResponderExcluir
  42. considerando o texto, o avanço tecnológico nos proporciona uma boa aproximação, mas o uso excessivo do mesmo acaba nos distanciando, devemos observa que a distração causada pelo uso da tecnologia é algo preocupante.
    (recentemente uma lei distrital proibiu o uso de algumas tecnologias por ocasionar muitos acidentes de trabalho.)
    sabendo usar com prudência e educação toda tecnologia é bem-vinda, e esse bom uso vem do bom senso de cada um.
    Carla Karoline de Sousa Colins.

    ResponderExcluir
  43. O desenvolvimento tecnológico tem causado um verdadeiro impacto na sociedade e na forma de interação entre as pessoas, no entanto por outro lado tem facilitado o meio de comunicação, trazendo melhorias significantes e eficientes. Os hábitos indigestos da sociedade são notórios, utilizando na maioria das vezes a tecnologia de forma incorreta. Crianças, jovens, adultos, ficam conectados a todo momento às tecnologias e esquecem até mesmo do que acontecem ao seu redor.Outro impacto negativo na sociedade é o incomodo constante trago por meio de hábitos relacionados à educação ou cultura, como pessoas que escutam música com volume alto, atrapalhando o sossego de todos, um hábito que infelizmente é muito difícil de ser mudado, uma questão que não envolve apenas educação de família ou da escola, mas bom senso e valor moral.
    LUDMILLA MARQUES DE SOUSA

    ResponderExcluir
  44. O autor relata vários acontecimentos que presenciamos todos os dias ,no qual devido ao grande avanço tecnológico certos hábitos antigos não existem mais .Quando uma turma de amigos estão reunidos sempre tem um ou outro no celular que mal entende o que você esta falando, outros já tirando foto para postar ,o que alguns anos nós não tínhamos com tanta frequência. Portanto tendo bom senso é possível conciliar a tecnologia com trabalho ,família, amigos entre outros .O que devemos deixar claro é que a tecnologia é necessária nos ajuda diariamente, como agora para poder escrever estou utilizando de tecnologia e não precisei sair de casa.
    ALESSANDRA RODRIGUES QUEIROZ

    ResponderExcluir
  45. Muito verdadeiro, porque não há mais a comunicação ou uma boa conversa entre as pessoas, pois só querem está no mundo virtual, a tecnologia é uma praticidade mas existem lugares certos para serem utilizadas de uma maneira que todos saiam satisfeitos.
    DAYANNE MARIA LIMA DA ROCHA

    ResponderExcluir
  46. Concordo com o autor quando diz que a sociedade atual têm se tornado individualista no sentido de não interagir com o outro, tornaram-se antissociais e egoístas a ponto de não enxergar quem divide o mesmo espaço. Hoje pouco se vê rodas de conversa, crianças brincando ou um bom papo no almoço de domingo com a família. Com a evolução tecnológica as pessoas deixaram hábitos saudáveis e antigos de relacionamento, para estarem com seus smartphones e computador de mão para se comunicarem com outros que nem sempre estão longe.

    A tecnologia é uma ferramenta inovadora criada para ajudar e não para afastar o indivíduo do grupo social que pertence. Se bem utilizada, os benefícios serão grandiosos, ao contrário de décadas passadas que a população além do acesso escasso aos meios de comunicação pagavam tarifas altíssimas.

    Bárbara Ellen Gomes Diniz

    ResponderExcluir
  47. É injusto julgar a evolução da humanidade dessa maneira. Passamos por transformações no nosso dia a dia, e assim cabe a nós nos adaptarmos a tais mudanças, como por exemplo o uso constante de smartphones e tablets para fins diversificados. Essas mudanças devem ser vistas como progresso e não um tipo de regresso da humanidade, pois a mudança faz parte do homem desde o seu início, e utilizar dessas mudanças para progredir é uma característica natural do ser humano.

    -Jorge Rodrigues dos Santos.

    ResponderExcluir
  48. Bom dia. concordo com as palavras do autor, pois a sociedade cada dia está se afastando da realidade e esquecendo o quanto é bom uma boa conversar cara a cara.Antes as pessoas culpavam somente os jovens de serem antissociais porém nos dias atuais desde idosos a crianças estão antenadas e passam mais tempo com o computador,celular do que interagindo com pessoas, que é uma pena por que dividir historias e ver as reações expostas faz toda diferença,você acredita bem mais no que as pessoas dizem pelo fato de saber conhecer a feição de alguém quando esta mentindo ou falando a verdade.
    Joyce Rodrigues de Melo.

    ResponderExcluir
  49. A era digital é fantástica com tanto que se tenha um bom uso da ferramenta,hoje em dia todos tem o fácil acesso a tudo que se tem de rede social, existem pessoas que faz do seu face um divã ou um seu instagram um cardápio, será que o mundo virtual tornaram as pessoas furteis?! Tenho vários amigos em outros estados, e não, eu não preciso ligar para eles para saberem como estão,pois o seu faceboock me conta.Será mesmo que eu não preciso saber como de verdade eles estão? Será que aquela divulgação sobre sua vida pessoal não é fictícia?. Vejo que no mundo de hoje estamos cada vez mais conectados, acontece algo hoje e hoje mesmo o mundo inteiro compartilha,postar,curtir e pede like. Parabéns pelo seu trabalho, li outros textos seu e gostei de algumas informações que texto passa ao leitor.Gostaria de encerrar com algumas palavras do Albert Einstein “...Eu temo o dia em que a tecnologia ultrapasse nossa interação humana, e o mundo terá uma geração de idiotas...” Julyana Soares Da Silva

    ResponderExcluir
  50. Diante de tantas tecnologias ao nosso redor , no dia - a - dia , muitas coisas vão mudando aos poucos , algumas positivamente e outras negativamente, mas porem todas com sua utilidade , o que acontece é que o ser humano não sabem usá-la de uma boa forma saudável .
    Antes tinha mas comunicação pessoalmente com as pessoas, os amigos se encontrava para conversar , dar boas risadas , contar histórias, hoje em dia isso é muito difícil por conta das tecnologias , correria diária , ou seja , muitos meios de comunicação a nossa volta, Isso é ruim ? Não, é muito bom , mas a parte ruim é que distancia os que tão perto e aproxima daqueles que estam distante , acabando cada vez mas com o afeto , toque , carinho , o calor humano !!
    Maezia de Souza Santos!

    ResponderExcluir
  51. A tecnologia veio para melhorar o nosso dia a dia, nós é quem estamos usando de forma indevida, ela veio para agilizar os nossos compromissos e estão causando todos esses incômodos que foram relacionados no texto, sem contar com a violência pois a maioria das pessoas entregam suas intimidades e identidades através de sites de relacionamentos e acabam caindo em uma emboscada, devemos ficar atentos e orientar nossas crianças porque a tecnologia tem seus bens e seus males.(ELIANE RODRIGUES DA SILVA)

    ResponderExcluir
  52. A tecnologia acaba que dificulta que as pessoas vivam um pouco da vida na prática.Matamos a saudade dos amigos por mensagens,pra saber o que acontece de bom ou ruim na vida de qualquer pessoa basta dar uma olhada no face book.Ao mesmo tempo que facilita nos afasta,a sensação de sentir o calor humano já foi esquecida,tudo é dito por mensagens e carinhas.Bom mesmo é o abraço,é o olhar no olho e dizer o quanto a pessoa é importante pra você,é mostrar o quanto a presença dele(a) te agrada. Mensagens só quando for o unica forma de poder se comunicar naquele momento.
    ( JOSENEIDE PEREIRA DA SILVA

    ResponderExcluir
  53. Com o tempo a tecnologia só evolui e assim se torna cada vez mais presente em nosso dia -dia,pois está mais acessível,porem tem seu ponto negativo o uso desnecessário acaba afastando as pessoas do convívio familiar e tornando assim as pessoas ante-sociais,deixam de viver a realidade para viver o virtual.
    Ivana Silva De Souza

    ResponderExcluir
  54. O que causa essa dependência da tecnologia é a falta de sabedoria dos pais. Crianças que mal sabem falar já tem contato com Smartphone e outros aparelhos, isso faz com que se crie um vício. Quando eu era pequeno meus pais não me deram celular e na época eu fiquei inconformado, mais hoje com mais experiência eu sei o motivo daquilo. O uso de aparelhos tecnológicos para crianças com menos de 12 anos é totalmente desnecessário, isso só faz com que a criança perca sua infância, muitas vezes em vez de estar na rua ou em algum lugar se divertindo e brincando, vai estar em casa mexendo no celular e outras coisas tecnológicas, isso faz com que a criança perca boa parte de sua infância, e não vai ter as experiências tão agradáveis que pessoas mais velhas tiveram quando crianças. A tecnologia é muito boa sim, mais só quando é utilizada de maneira sábia e coerente se não pode se tornar em algo muito prejudicial.

    Josué da Silva Gino

    ResponderExcluir
  55. A tecnologia ela é boa pra nos aproximar de quem está longe mas também nos afasta de quem está perto, as pessoas acabam se privando de outras coisas importantes.Mas facilita muito a vida da gente em tudo.
    LEIDYANE ALVES SOUSA

    ResponderExcluir
  56. A tecnologia se tornou uma grande aliada das pessoas, percebemos que ela tem nos dado mais acesso a uma grande quantidade de coisas que não teríamos caso não à tivéssemos, ao mesmo tempo que ela nos tem trago mais facilidade de acesso a algumas coisas, ela nos torna pessoas de certa forma mais frias e distantes, tem nos afastado das pessoas que estão próximas e nos aproximando das que distante estão. Para redução de malefícios causados pela falta de sociabilização de um indivíduo cabe a cada um impor devidos limites e segui-los para manter um relacionamento saudável com todos sem precisar se desfazer do uso de tecnologias que nos proporcionam distração.
    Flávia de Souza Lima.

    ResponderExcluir
  57. Esse texto acima mostra a pura realidade em que estamos vivendo hoje em dia.A tecnologia é de grande importância em nossas vidas,as pessoas é que estão se tornando cada vez mais anti-sociais e com com a falta de educação enorme com o próximo.Vejo que o diálogo entre as pessoas não é mais o mesmo,em casa principalmente não existe conversa.A escola tenta melhorar jovens e adolescentes,com muitas conversas e trabalhos educativos,mas para isso é necessário a consciência de cada um.O Smartphone as vezes são utilizados de forma incorreta como ouvir musicas sem o fone de ouvido,assim incomodando a todos que estão ao seu redor.Resumindo esse tema abrange vários pontos negativos para a sociedade.
    ass:Nara Lucia S.Barros

    ResponderExcluir
  58. As tecnologias inovam as técnicas de trabalho e a vida das pessoas socialmente, pois se observarmos as máquinas das fábricas e os veículos de comunicação do passado perceberemos mudanças significativas. Apesar de ser uma boa notícia por um lado é ruim de outro porque estas máquinas além de aumentar a produtividade pode aumentar o número de pessoas desempregadas. E as redes sociais que revolucionou os meios de comunicação, se não for usadas com moderação podem criar uma sociedade dependente destas para se relacionar. "Gabriel Batista dos Santos"

    ResponderExcluir
  59. A tecnologia é o mal que vem para o bem,pois vem constantemente evoluído,nos tornados escravos dela.Mas quem não gosta de esta informado,se relacionado nas redes sociais com os amigos,mantendo se sempre atualizado.A males que vem para o bem,mas nem todos sabem utilizar,algumas pessoas exageram. FERNANDA MAGALHÃES DE SOUSA

    ResponderExcluir
  60. A tecnologia é de grande relevância para a sociedade moderna, mas também tem sido prejudicial, em alguns casos, como cita o autor em seus exemplos no texto acima. Os smartphones e tablets, os quais foram o principal exemplo do autor, têm ajudado muito as pessoas no dia a dia, pela sua praticidade e acessibilidade, mas a grande parte da sociedade faz uso de forma viciosa dos mesmo, tornando-se dependentes, antissociais e os prejudicando em sua vida acadêmica e profissional. Esse uso errado do smartphone pode acarretar em problemas piscicológicos, como depressão por exemplo. A tecnologia tem ajudado muito a sociedade, mas é preciso o uso consciente e moderado do mesmo.
    Sérgio Murilo Fernandes Azevedo

    ResponderExcluir
  61. Texto satisfatório! Aborda um assunto verídico atual, relata o avanço tecnológico que abrange pontos positivos e negativos.Com esse avanço podemos afirmar que temos muitas vantagens nisso,onde nos traz conforto e diversificação na comunicação entre um individuo e outro. Também é favotável em empresas , facilitando seu avanço empresarial.
    Ass: Michele Maiara Silva Santos

    ResponderExcluir
  62. Neste texto a tecnologia é abordada no passado e presente, com o passar do tempo as habilidades humanas foram se especializando em aprimorar nossa comunicação com o intuito de facilitar mais nossas vidas tanto no ambiente pessoal, social e na área de trabalho.Há tamb seu lado negativo que afeta em certa quantidade a nossa sociedade onde deixamos de lado velhos atos de uma boa comunicação.
    Ass: Elvis Azevedo lima

    ResponderExcluir
  63. Os avanços tecnológicos nos dias atuais têm proporcionado facilidades imensuráveis, seja para se comunicar com um parente ou amigo distante, resolver assuntos bancários, organizar e agendar compromissos, etc. Toda essa acessibilidade tecnológica tem resumido em minutos, problemas que se resolveriam em vários dias úteis. É fato que a tecnologia foi criada, e vem sendo aprimorada para facilitar e desburocratizar padrões antiquados que são constantemente questionados pelos próprios consumidores. Em contrapartida o inventor vem sendo aprisionado por sua própria invenção, se antissocializando, alguns chegam ao ponto de “canonizar” seus pertences tecnológicos. Por fim, a solução para esse paradoxo é algo que falta na grande maioria de seus usuários, o bom senso e o autocontrole.

    WEMERSON JORGE DAS VIRGENS

    ResponderExcluir
  64. Queli da Silva Monteiro05/04/2015, 22:25

    O texto acima deixa claro, que nem sempre o avanço da tecnologia é favorável para o convívio das pessoas, possibilitando cada vez mais a distância entre elas, tornando-as "anti sociais, pois o fato de estarem presentes nas redes sociais não quer dizer que elas tenham um bom convívio social,vive-se muito de aparências, mentiras e ilusões não favorecendo um bom relacionamento interpessoal do indivíduo na sociedade.A pesar dos avanços conquistados,se não tivermos um autocontrole as conseqüências podem ser desastrosas para o ser humano.
    Queli da Silva Monteiro

    ResponderExcluir
  65. A humanidade viai continuar evoluindo ea tecnologia vai ficar mais avancada, o problema e como o ser humano usa a seu favor, vai muito da questao da etica e educacao. Tudo em esageiro faz mal e com tecnologianao e diferente, nao devemos deichar de interagirmos um com os outros pessoalmente olhando nos olhos e apertando as maos. Ass:. Alexandre caixeta da costa

    ResponderExcluir
  66. Concordo plenamente, os seres humanos estão viciados nos novos avanços da tecnologia, e vivem grudados nas telinhas dos computadores, smartphones, tablets com internet, e esquecem que temos uma vida social e um mundo inteiro para explorar fora delas.
    A tecnologia é uma revolução extraordinária e nos facilita muito nas tarefas do dia-dia, mas isso também esta afetando o convívio das famílias e fora dela, as pessoas estão se comportando de maneiras cada vez mais mal educadas, arrogantes, egoístas.

    FABRICIA CRISTIANE COSTA DE SOUSA

    ResponderExcluir
  67. É inacreditável como a sociedade de hoje, não enxerga que a tecnologia está manipulando eles. De forma, que quando se reúnem entre amigos sempre estão com o celular na mão, e deixam de curtir aquele momento, porque estão ligados as tecnologias.
    A tecnologia ajuda, mas acaba distanciando as pessoas que deveriam ter uma vida social.

    DANIELE TEIXEIRA DA SILVA SANTOS.

    ResponderExcluir
  68. É verdade estamos vivenciando o avanço tecnológico, e com isso muitas outras coisas que esse avanço nos trás como a falta de diálogo com as pessoas próximas, a diversão ao ar livre com isso muitos jovens estão viciados aos Smartphone deixando para trás brincadeiras sadias, preferem as conversas e jogos pela internet e em relação a música alta convivo com um anti social aqui em frete da minha casa , pois ele gosta de se exibir, abrindo o porta malas do carro e colocando o som muito alto o carro dele se transforma em um trio elétrico.

    ELIANE LOPES DA SILVA LELES

    ResponderExcluir
  69. Concordo com esse texto ele mostra a realidade em q estamos vivendo hoje em dia, acho errado crianças com Smartphone porque a criança acaba deixando de ser criança e os adultos acabam deixando a aparecia de serem anti-sociais. Os Smartphone são muitos bons para varias utilidades mas não para deixar de fazer ou aprender oque tem no seu dia dia. Na escola os jovens tem um bom ensino pena que não aproveitam pela maioria das vezes está usando um fone de ouvido para tirar a atenção da aula. (Renata Larissa da Silva Mendes).

    ResponderExcluir
  70. Acredito que a tecnologia é grande relevância,porque simplifica a vida social e profissional do ser humano,mas é preciso nos atentarmos com uso exagerado para não trazer sérios problemas.Temos como exemplos:Pessoas as quais falam ao telefone celular enquanto dirige, podendo ocasionar acidente. Afasta-se dos familiares e amigos por está sempre conectado ao seu mundo virtual.

    WILSON OLIVEIRA ARRUDA

    ResponderExcluir
  71. Parabéns....

    ResponderExcluir
  72. O tema e muito bom.
    A tecnologia proporciona sim a melhoria em nossas vidas tendo a capacidade de adaptação de avanço em cada passa dos anos. Fica uma dica ...
    Vamos usa a tecnologia de uma maneira saudáve galera.

    VALESKA DE ALMEIDA CANDIDO

    ResponderExcluir
  73. Realmente é um tema que devemos refletir bastante, pois a sociedade está, como podemos dizer, "dependente" dessa tecnologia que vem se desenvolvendo cada dia mais. Hoje em dia as pessoas não tem mais comunicação visual é somente a tecnológica, mesmo morando debaixo do mesmo teto e isso se torna ruim, nos tornado antissociais. Temos que aprender que a tecnologia mesmo sendo muito eficaz, devemos ter um total controle de como usar e onde usar, mas nem sempre é assim. Ela é necessária para o nosso conhecimento, desenvolvimento e aprendizado, mas se usada corretamente.

    GABRIELE DOS SANTOS PEREIRA

    ResponderExcluir
  74. A vida das pessoas tem melhorado com a chegada dos Smartphone e Tablet . Com o avanço da tecnologia muitos aspectos negativos tem influenciado no comportamento, exemplo: falar ao telefone enquanto se dirigi, não tiram o celular da mão. Isso esta tornando um vício.
    REGIANE PEREIRA GUIMARÃES CARVALHO

    ResponderExcluir
  75. Realmente o avanço tecnológico tem prejudicado o convívio social, o diálogo entre as pessoas. Mas isso depende de cada um. Muitos conseguem usar de forma boa, necessaria. Porém, existem os que se deixam levar pelas tecnologias e esquecem do mundo lá fora. O que dizer daqueles que chegam em sua casa para visitá lo e pedem logo a senha do Wi-Fi? Parece estranho, mas acontece... Débora Nazaré de Novaes

    ResponderExcluir
  76. A tecnologia é sempre bem vinda na sociedade, pois na correria do dia a dia acaba sendo essencial, mas por se encontrar presente até demais, as pessoas estão se afastando do convívio social e se distanciando umas das outras, deixando de lado o "estar junto". Bartira Cássia Nogueira Araujo.

    ResponderExcluir
  77. hoje já ajudam muito os efeitos da tecnologias,e uma delas é para pequenas e grandes empresas ha alguns anos atrás não vermos por exemplo wi-fi, é uma grande economia de tempo e trás um grande investimentos para todos,sabendo utilizar. ELTON CARNEIRO BESSA

    ResponderExcluir
  78. Lendo esse tema, vejo realmente tudo o que está acontecendo nos dias de hoje. A tecnologia tem ajudado muito a sociedade, isso pode se falar na área da saúde, educação, segurança e outras coisas mais. Mais por outro lado, tem tirado das famílias aquela conversa no final do dia, aquela mesa no almoço no domingo aonde todos sentiam a vontade de estar juntos. Esse valor tem se perdido devido a isso.
    Eliseu Barbosa de Oliveira.

    ResponderExcluir
  79. Realmente se nós falarmos que a tecnologia não ajudou a sociedade, estaremos mentindo. Hoje vemos o quanto a tecnologia nos ajuda em tudo no nosso dia a dia. Eu por exemplo consigo hoje falar com amigos que estão distantes, e que um dia pensei que nunca mais teríamos contato. Mais apesar de tudo isso as pessoas estão ficando muito desligadas da vida, até no transito já presencie cada cena que a pessoa deixou a direção do veiculo para olhar um simples aparelho celular.
    Leticia Silva de Oliveira.

    ResponderExcluir
  80. Realmente, será que temos evoluído mesmo, ou temos voltado a idade da pedra? Essa tecnologia toda foi criada, sim, para nos ajudar, porém pela falta de coerência em se saber usá-la é que tem nos afastado uns dos outros. Tudo é bom quando usado com equilíbrio e uma boa dose de educação; Muitas pessoas hoje em dia já nem sabem mais como se escrever certas palavras por se abreviar tudo nas conversas virtuais, as pessoas realmente estão se tornando anti-sociais; E quanto ao som elevado de carros com aparelhagens internas, isso é uma grande falta de respeito ao próximo; Então, onde vamos parar com toda essa tecnologia?
    Ada Araci Dias Palhares

    ResponderExcluir
  81. Nos dias atuais se vê cada vez mais famílias distantes, pessoas que se juntam a mesa para comer e nem ao menos trocam olhares ou palavras,com atenções voltadas aos aparelhos eletrônicos,as famílias estão atribuindo o papel de educar e passar os principios básicos de educação as escolas,e sendo que não é o papel do Estado.Os indivíduos não estão sabendo lhe dar com esse avanço tecnologico,usando as vezes de forma indevida,prejudicando quem está a sua volta.
    Michelle da Conceição Oliveira

    ResponderExcluir
  82. O avanço tecnológico tem seus benefícios, mais vem interferindo na interação social dos indivíduos dentro e fora da família, e isso vem refletindo de forma expressiva no comportamento da sociedade em geral, o que pode ser visto como um retrocesso aos tempos em que as pessoas não conviviam respeitando um ao outro como ser humano.
    Observamos pessoas interligados a todo momento através do celular e ao mesmo tempo desligada da vida ao seu redor, pode ser tratado como uma forma de dependência.
    JANDIRA MACHADO DA SILVA

    ResponderExcluir
  83. na minha opinião o avanço tecnológico tem ajudado na questão do aprendizado e tem dificultado na questão de relacionamento ,por ter se tornado bem mais fácil se comunicar por meio de aparelhos telefônicos,as pessoas tem cada vez menos se encontrado pessoalmente ,assim se tornando bem mais difícil o convívio social .

    ResponderExcluir
  84. O grande desafio nos dias de hoje é o uso consciente da tecnologia, que vem se tornando cada vez mais acessível à todos. Ela veio para ajudar as pessoas que moram distantes uma das outras a manterem contado, mas isso se for bem administrado. Não acho viável o uso de tecnologia nas escolas fazendo a substituição de livros por tablets pois ele tem uma infinidade de recursos que podem tirar a atenção do aluno que não souber fazer bom uso desse equipamento. Por fim, a tecnologia vem beneficiando à todos, mas as pessoas também tem que se conscientizar das consequências que o uso irresponsável dela nos trará.

    Tiago de Oliveira Maia

    ResponderExcluir
  85. O avanço da tecnologia de fato tem afastado cada vez o convívio da sociedade em geral, Quando na verdade o intuito seria totalmente o contrário, afinal a tecnologia veio para nada menos que facilitar o dia a dia de todos, porém poucos são os que o utilizam como uma ferramenta essencial, tornando se assim ante sociais.

    Bruna De Freitas Da Silva

    ResponderExcluir
  86. Concordo com o autor, pois com o avanço das tecnologias, as pessoas não se comunicam como antigamente, principalmente os jovens e crianças, que passa a maior parte do tempo grudados nas redes sociais, e cada dia se distanciam de seus familiares, mais como também tem nos ajudado muito, por exemplo, não precisamos sair de casa para pagar uma conta, entre outros benefícios. depende de nós, conscientizar nossos filhos de que, tudo na vida tem limitações. MARIA ALCELICE DOS SANTOS ARAUJO

    ResponderExcluir
  87. No mundo de hoje,se passamos a observar a nossa volta,vamos perceber que tudo que fazemos,utilizamos a tecnologia.hoje a tecnologia faz parte da nossa vida,e nos faz enxergar o mundo de uma maneira diferente.imagine nossa vida sem a tecnologia.sem computador,sem o ventilador,sem o celular,sem a televisão,e varias outra coisas.Nos com certeza ia conversa muito mais com as pessoas pessoalmente.

    Edílson Neves Magalhães

    ResponderExcluir
  88. A minha visão em relação ao avanço tecnológico é que nas circunstâncias atuais o mundo ao passar dos anos evolui extraordináriamente e a tecnologia é uma melhoria que surge na sociedade como uma satisfação nos trabalhos diários facilitando a comunicação das pessoas. Porém o fator negativo da tecnologia e que ela prejudica o convívio social das pessoas gerando insatisfações, outro fator é o crime organizado que tem a facilidade de planejar crimes e ficar em contato, e não podemos esquecer do grande número de acidentes que ocorre de pessoas ao volante fazendo o uso do smartphone. O governo deve trabalhar com campanhas educativas para incentivar as pessoas a fazer um bom uso da tecnologia. Richard Ferreira Abreu

    ResponderExcluir
  89. Tenho quase certeza que no futuro haverá um caos que sera influenciado por essas,tecnologias infelizmente.O desrespeito já existe e não são poucos,o perigoso com certeza e dirigir lendo postagens e publicações um vicio quase inevitável colocando em risco a própria vida e a dos outros. Educação digital tem que ser uma matéria para poder educar os jovens, como as clinica de apoios que já existem para os compulsórios, viciados ou mal educados.A tecnologia nos ajuda em varias formas como essa,saudade de familiares ou amigos que estão longe,sei que muitas tecnologia ainda virão espero estar preparada psicologicamente.Agora o pior de tudo e carro trio elétrico um inferno os caras não tem noção do mal que estão fazendo para eles e para nos. E gente desse tipo sempre tem mal gosto musical um horror. Priscilla Keity de Freitas pereira

    ResponderExcluir
  90. Nos últimos anos, a tecnologia tem sido um grande avanço e tem proporcionado significativas melhorias na vida de muitas pessoas. Porém, em se tratando do convívio social entre as famílias, amigos, colegas de trabalho, etc, tem provocado distância entre os mesmos. Ela atrai cegamente as pessoas aos seus meios (smartphones, tablets, etc). Muitas vezes, uma boa conversa, uma pergunta super importante: "como foi o seu dia?", um "EU TI AMO", não acontecem mais no dia a dia de pais e filhos; por exemplo.
    WYLIANE PEREIRA DE FARIA

    ResponderExcluir
  91. A tecnologia é m grande avanço sim e veio para nos evoluirmos,objetivar os trabalhos,como pessoas e também um grande avanço tecnológico sem dúvida,agora cabe às pessoas discernirem e saber dosar o uso em benefício próprio,sabendo separar as coisas,foi minha opinião.Alessandra Santos Souza.

    ResponderExcluir
  92. De maneira muito rapida a tecnologia esta crescendo no mundo moderno, mas o texto me passou os pontos não tão bons de como a tecnologia é usada, mas de uma maneira geral ela cresce bastante, a tecnologia leva a vida das pessoas muito adiante, ate seria possivel uma pessoa moderna usar a tecnologia passada mas seria um pouco dificil ela conseguir acompanhar os usuarios da tecnologia moderna. WANDER VIEIRA CAMARA

    ResponderExcluir
  93. Atualmente o avanço da tecnologia tem mudado o comportamento das pessoas. Sem percebermos estamos nos tornando solitários, mesmo que rodeados de pessoas. Algo prejudicial as nossas vidas que tem afetado os relacionamentos. Já não conversamos e nem damos atenção aqueles próximos a nós, preferimos ficar horas em nossos smartphones, tablets e computadores, conversando com pessoas de diversos lugares do mundo, onde longas distancias são alcançadas, pessoas essas que muitas vezes nem sequer chegaremos as conhece-las.
    A tecnologia é tão importante para a população como os alimentos que consumimos, mas é necessário nos policiar á respeito da forma que ela está sendo utilizada, para que no futuro não nos traga graves consequências como a falta de convívio em sociedade. Edilene Tavares Ramos

    ResponderExcluir
  94. Os avanços tecnológicos a cada dia vem crescendo e se aperfeiçoando, hoje podemos utilizar através do Smartphone uma gama de aplicativos que permitem o acesso a informação imediata, compartilhar ideias e se comunicar com outras pessoas através do WhatsApp ou até mesmo fornecer informações para um determinado grupo. Todos esses avanços tecnológicos, por um lado facilitam sim a vida cotidiana, que afinal e tão corrida, por outro lado prejudica, uma vez que a sociedade está totalmente dependente do uso dessa tecnologia, deixando de lado aquela velha conversa com os colegas, as reuniões e até mesmo o convívio em sociedade por estar totalmente condicionado ao uso da tecnologia as pessoas vem se tornando a cada dia individualistas.
    Maria de Fátima da Costa Alves

    ResponderExcluir
  95. Estamos em uma época tão acelerada, que tudo hoje é feito pela internet, não temos mais a vida social de sentar em um ambiente para conversarmos, sem a existência de metade das pessoas estarem com os celulares em mãos. As pessoas estão mais preocupadas com a vida virtual do que com as pessoas que estão próximas a ela.

    Neuza Regina Moraes Moreno

    ResponderExcluir
  96. A tecnologia do século XXI já está muito avançada,muito diferente de alguns anos atrás,por um lado isso é muito bom para alguns tipos de necessidades,como por exemplo,a descoberta de algumas doenças,para isso é necessário recursos tecnológicos muito avançados.Mesmo com toda essa gama de informação que os celulares,computadores e tablets nos proporcionam ainda necessitamos de algo humano ,precisamos de nossas amizades e de nossa família,precisamos do afeto e da atenção,o que a tecnologia de hoje não pode fazer ainda, mesmo com todo o seu avanço .
    ÍTALO SALES DE MOURA

    ResponderExcluir
  97. Embora a tecnologia apresente pontos positivos, vai apresentar também muitos pontos negativos, como por exemplo as atitudes de nossas crianças, que hoje em dia sabem mexer em um celular e computador melhor que nós, mas sabemos que esta situação tem um agravante, pois as crianças de hoje vem se afastando cada vez mais do meio social e se aprisionando no mundo virtual, consequência esta que também vai afetar a saúde de nossas crianças, já que a falta de atividade física e um dos motivos pelo qual muitas crianças encontram - se fora do peso, pois as brincadeiras das crianças no passado envolviam muito exercício físico, pois quem nunca brincou de pique - esconde, pega- pega, etc. Não só as crianças estão vivendo esta situação mas também os adultos, seja no trabalho, no trânsito, o uso do celular sempre está presente, trazendo acidentes, algumas vezes gravíssimos.
    Cíntia Fernandes de Andrade

    ResponderExcluir
  98. Muitos benefícios e muitas facilidades, para o dia a dia, acontecem com o surgimento das inovações tecnologicas mas, por outro lado, causa desconforto e irritação quando você vê adolescentes e outros que poderia ocupar o tempo com algo útil, passando horas na frente de telinhas com afazeres inutéis, deixando o convívio da família de lado deixando de participar de festinhas, ficando sem se alimentar, deixando as brincadeiras divertidas com outras pessoas, como se faziam antes, perdendo noites ficando acordado... E, quando se fala, está sendo ultrapassada ou está enchendo o saco. Tento contornar a situação no diálogo através espelhos que se vê no dia a dia , fazendo entender o mal que isso pode causar e está causando. Continue com esse artigos , pois eles chamam a atenção e ajudam bastante. Haverá uma forma de mudar esse comportamento antissocial para o social.
    Joelma Cruz Rebouças Ramalho

    ResponderExcluir
  99. A tecnologia tem os dois lados, bom e ruim, ela nós aproxima de quem ta longe, mas pode nós afastar também. Eu sou uma jovem de 21 anos que tem a necessidade de tocar, olhar no olho, abraçar gosto dessa convivência, já conheço pessoas que não sabe conversar pessoalmente, infelizmente chegou a esse nível.
    Também a tecnologia trouxe um leva de pessoas que usam esse recurso para tudo que é ruim, outras ja fizeram uma transformação construtiva para pessoas quem nao se conhecem.
    Vamos nós conscientizar e tentar uma vida melhor entre si.
    ESTHER LIBORIO

    ResponderExcluir
  100. A tecnologia veio com intuito de facilitar nosso cotidiano, ajudando a ampliar ferramentas de trabalho e pesquisas, entretenimento,bem como conhecer novas culturas e pessoas.Em contra partida,a tecnologia é uma forma indireta de fechar a mente das pessoas no aspecto negativo,acaba que o mesmo não tenha interesse em saber o que acontece de fato ao nosso redor,afastando cada vez mais do meio social.Agora só nos resta que tenham consciência por parte de cada um dos usuários,para um bom uso da tecnologia. Por: Layara Carvalho Ribeiro

    ResponderExcluir
  101. A tecnológia se avança cada dia que passa, a tendência de ficar pior só aumenta, pois as pessoas não tem mais comunicação entre si, não sabem mais dialogar um com outro, muitos não conseguem sequer se por um limite. A maior parte destes aparelhos de celulares, é mais pura ilusão na vida de um jovem, eles se deixam se levar por conta de aplicativos que um celular oferece, e esquecem de seus fazeres, e de sua própria vida fora de um mundo virtual. E tem sim outras maneiras de se comunicar sem precisar prejudicar a si mesmo, ou quem está ao seu lado.
    Franciane de Sousa Carvalho

    ResponderExcluir
  102. eis q surge a nova era,que vive de forma virtual e esquece da forma pessoal,a maioria das pessoas vive em um mundo virtual onde praticamente vive sozinha mas com muitas pessoas e acaba esquecendo do mundo a sua volta,esse e o novo mundo,o mundo da tecnologia onde todos tem acesso livre só basta saber como usar e esquecer do mundo pessoal e de contato físico.
    Carlos Alexandre Rodrigues Da Silva

    ResponderExcluir
  103. À tecnologia se torna "mal utilizada" a partir do momento em que a pessoa que está usando ou invadindo o espaço de quem não está utilizando ,quando a tecnologia faz a invasão desse espaço pessoal de cada um, ela se torna algo incomodo. A pessoa se torna inconveniente porque nem todo mundo quer ouvir sua conversa no celular (celular esse que evoluiu com ajuda da tecnologia), ou ouvir a mesma música que você quando toca na sua "playlist", você tem que saber usar a tecnologia sem que invada a privacidade de ninguém. Com a evolução da tecnologia, veio a dependência das pessoas crescendo cada dia mais por conta dos smartphones e tablets que hoje existem, crianças deixando de lado brincadeiras de rua com amigos, jovens se tornando menos sociáveis e até mesmo pessoas com idade mais avançadas fazem o uso da tecnologia hoje em dia, porque com sua evolução ela também trouxe a "facilidade de tudo com apenas um click". Mas também podemos ressaltar que não existe somente pontos positivos, os pontos negativos são invasão de privacidade, o cyberbullying, a pedofilia e a fácil exposição de informações(fotos e vídeos).
    Nome: Ana Karoliny Miranda da Cunha

    ResponderExcluir
  104. A tecnologia é muito importante para todos,e seu impacto e grande,pois ao mesmo tempo que pode aproximar as pessoas, ela também as afastam pois não ha interatividade das pessoas como antes,assim se tornando mal aproveitada.
    Nome: Vitor Fonseca Farrapeira

    ResponderExcluir