Uma Crítica as Prolatadas Exigências do SEO no seu Blog - Yan Klovinsk

Uma Crítica as Prolatadas Exigências do SEO no seu Blog

Uma Crítica as Prolatadas Exigências do SEO no seu Blog

Se você esperava mais um artigo sobre técnicas de SEO, lamento, mas não é este o caso aqui, sendo esse seu interesse, recomendo que leia alguns dos milhões de artigos espalhados pela net, mas esse artigo interessa a qualquer blogueiro. O que se pretende aqui é 

apresentar algumas observações nada convencionais sobre as exigências paradoxais propagadas pelos “especialistas” e a melhoria do SEO – Search Engine Optimization – no seu blog para ficar bem posicionado na rede.

É unanimidade na internet que seu blog tem que carregar rápido sob pena de perder muitos leitores-visitantes. Comprimimos tudo o que podemos: Css, JavaScripts, Html/Xml e otimizamos as imagens ao máximo, comprometendo a qualidade das mesmas só para ganhar alguns milissegundos a menos. Isso é o que é sugerido pelos especialistas e grandes sites da net.

Porém quando inserimos banners publicitários para monetizar o blog, eles usam muito código Java Script e imagens pesadas que consomem muita banda, aumentando o tempo de carregamento da página. Desse modo, todo o seu trabalho, tempo e dedicação vai ralo abaixo.

As imagens desses banners são de boa qualidade. Bom para quem é o dono dos produtos ou serviços mostradas na imagem, bom para o blogueiro que pode ganhar algum dinheiro. Entretanto, esse mesmo banner precisa ser visto e clicado pelo visitante que chegou a página. Ocorre que se a página demorar mais de cinco segundos para abrir o visitante foge na imensidão do mundo virtual. Concordo com isso porque já fiz o mesmo, perdi até as contas! Esses anúncios na primeira página nem pensar, coloque uma condicional para só exibir esses banner nas páginas internas do blog.

Faça um rápido teste no seu blog, agora mesmo. Clique com o botão direito do mouse sobre um banner publicitário qualquer que tenha hospedado na sua Sidebar ou Post e salve no seu computador. Depois verifique o peso em (Kb) dessa imagem. Comprove o que estou afirmando.

Acredito que esse fenômeno na perda de performance, observado por poucos, pois não vi nenhum artigo na net falando a respeito deve ser considerado por todos os blogueiros amadores e profissionais.

Monetizar o blog é o desejo da maioria – o mundo é capitalista, lembra? Isso deveria ser uma via de mão dupla porque sem os blogs, as redes sociais e os mini blogs, como as grandes redes poderiam vincular propagandas para vender seus produtos e serviços? Assim, as grandes empresas que desejam vincular propagandas em blogs, deveriam se preocupar mais com a otimização de seus banners.

Alguém poderá questionar: “ninguém está obrigado a inserir esses banners no blog!” É verdade! Todavia, além de apresentar seus próprios produtos e serviços (artigos, promoção de produtos, e-books, etc.) a maioria esmagadora dos blogueiros deseja monetizar o blog com banners de terceiros, sem sacrificar o blog pela perda de visitantes. “Chupa essa manga!”

O mesmo ocorre com os ditames espalhados aos quatro ventos: “hospede seu código Javascript num só arquivo em servidor externo, faça o mesmo com seu código Css”. Porque se eles estiverem em arquivos externos, esses códigos serão “cacheados” (armazenados no computador do visitante) quando da sua primeira visita ao blog, tornando mais rápido o carregamento do blog numa segunda visita. Ocorre que por experiência e por medições constantes do meu blog em vários sites, tenho constatado que usar esse método torna o blog mais lento por causa das requisições. Desse modo, mantenho todo código Css e Javascript junto ao Html – all in one.

Faça você também o teste. Verifique qual dos dois métodos é o melhor. Qual deles carrega o blog mais rápido?
Instalar os gadgets de seguidores das principais redes sociais no seu blog com as imagens deles é legal. Mostra o quanto você valoriza a presença desses visitante-leitores. Funciona também como um cartão de visita e de boas-vindas aos futuros visitantes ao seu blog. Entretanto, esses gadgets e widgets são um suplício para qualquer blogueiro. Eles não consomem banda, sugam até a última gota de espaço-tempo possível. Quer ver o que eu digo funcionando? Vá até esse site Pingdom, digite o endereço do seu site/blog onde está escrito www.example.com... Clique em Text Now. Depois verifique o tempo de carregamento de cada código e imagens.
A solução que encontrei para contornar o problema dos gadgets das redes sociais foi montar um CSS Sprite com vários ícones e adicionar um simples “href” direcionando cada ícone a sua respectiva rede. Desse modo, quando for fazer alguma melhoria no seu blog, opte sempre pelo método mais simples – Menos significa Mais.
Validar o código html do seu blog no W3C seria outra sugestão essencial para ter um código limpo e sem erros conforme o padrão internacional. Digo seria porque é outro tormento. Consegui validar o Css do meu blog em separado e consegui o selo validador do W3C-Css, mas quando hospedei o referido junto ao html deu erro. Na minha hospedagem é inserido automaticamente dois códigos Css que não validam. A propósito, muitos códigos Css ou Javascript disponíveis na net não validam quando submetidos ao W3C.
Meu blog é relativamente rápido, levando-se em conta o peso da página, entretanto estou tentando diminuir mais alguns milissegundos. Essa preocupação faz sentido na exata medida de que qualquer ganho em velocidade aumentam as chances do visitante ficar mais tempo no blog. Temos que levar em conta que o tempo deles é curto e a paciência também.

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário