Reengenharia de Processos na Gestão de Serviços - Yan Klovinsk

Reengenharia de Processos na Gestão de Serviços

mão sobre engrenagens desenhadas no vidro

As empresas, sejam elas Públicas ou Privadas ainda resistem na adaptação a novos e mais eficazes métodos de trabalho – a Reengenharia. Não porque está voltada para a implantação de mudanças radicais na empresa, mas porque não está suficientemente disseminado 

o seu verdadeiro significado e sua utilização.

Então, como ponto de partida define-se Reengenharia segundo o dicionário Houaiss: “reestruturação de uma empresa, por força das novas condições de mercado, da concorrência, do mercado internacional etc., para aumento de sua competitividade. Inclui reciclagem do pessoal interno, terceirização, demissões, utilização de um número menor de empregados, porém mais capacitados, etc.”

Surge a pergunta, como aplicar a reengenharia de processos a uma empresa pública do setor de serviços em algum de seus processos administrativos? Ou seja, migrar da abordagem gerencial burocrática – pautada por um regulamento fixo, determinada rotina e hierarquia com linhas de autoridade e responsabilidade bem demarcadas e muitas vezes com estrutura ineficiente, inoperante, morosa na solução de questões e indiferente às necessidades das pessoas para o modelo gerencial.

Duas forças antagônicas atuam simultaneamente sobre a reengenharia. De um lado a reengenharia de processos agiliza os processos organizacionais, em especial, o pronto atendimento as solicitações dos clientes, que no caso é o foco de qualquer empresa. Entretanto, a principal dificuldade em se implantar tal modelo na gestão de processos é a resistência a mudança por parte dos colaboradores, principalmente no topo da empresa, o alto escalão. O novo sempre foi e continua sendo gerador de ansiedade e medo.

Felizmente, essa resistência a mudança não é absoluta. Por que os ganhos com a implantação da Reengenharia são muitos. Permitindo conhecer as deficiências nos processos face as novas solicitações de um mercado altamente competitivo e as exigências dos clientes.

As empresas estão se obrigando a oferecer qualidade, com um serviço rápido e flexível e por um custo relativamente baixo. Isso é ainda mais evidente quando falamos em serviços de qualidade na gestão pública, pois os serviços possuem características como a Intangibilidade, Simultaneidade e Participação que requerem constantes avaliações por parte dos administradores como também dos clientes/usuários desses serviços.

A busca incessante pela qualidade nos serviços públicos obriga o corpo técnico do órgão a avaliar e refazer constantemente seus processos para saber se estão proporcionando um “ganho” de tempo na execução dos serviços prestados aos clientes e como estes avaliam o serviço recebido.

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


155 comentários:

  1. Por mais que gere medo e ansiedade nos seus colaboradores , com as mudanças da reengenharia as empresas devem implantar o modelo na gestão de processos , porque com a implantação da reengenharia os ganhos serão muitos.E ajuda a gestão a focalizar pontos deficientes nos processos.
    Devido as exigências dos clientes e de um mercado altamente competitivo , as empresas estão sendo obrigadas a oferecer qualidade e agilidade em seus serviços com um baixo custo.
    ANA LÚCIA LIMA

    ResponderExcluir
  2. Olá Felippe Dantas. Obrigado pelo comentário! Isso mesmo a Reengenharia trata de mudar conceitos, mudar paradigmas.
    Forte abraço e Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana Lúcia Lima. Obrigado pelo comentário! O medo é o principal desafio a vencer das pessoas ou empresas que querem evoluir. As mudanças são sempre vistas com maus olhos, porque temos que sair da nossa zona de conforto e desafiar o desconhecido, é um salto no escuro que muitos não estão dispostos a enfrentar.
    Forte abraço e Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. A introdução de um novo método de gestão,nesse caso temos a reengenharia,nem sempre é aceita de modo fácil, ainda mais quando isso pode vir a gerar uma reestruturação do quadro de funcionários, trazendo risco aos que não se adequarem ao novo modelo.
    Porém, deve sim, haver essa mudança, pois o mercado esta cada vez mais exigente nos quisitos otimização de tempo aliado à eficácia, e baixo custo é claro, e para obtermos isso esse ganho de tempo porém sem perder a qualidade,é preciso de especialização ,e para obtermos baixo custo,também sem perder qualidade é preciso reduzir o quadro de funcionários e buscar qualificação e sofisticação.

    JULISCLEY SOARES PEREIRA

    ResponderExcluir
  5. Se adequar a mudanças é pouco aceitável por parte de algumas Empresas e de pessoas pois o novo traz certa insegurança. Mas essa Reengenharia (reestruturação) será benéfica tanto aos empregados que tem compromisso com a empresa. quanto ao comando da empresa. Esta lucrará com menos gastos e mais qualificação aos empregados. podendo ter maior ganho financeiro e sua clientela satisfeita com a competitividade e melhor oferta de serviços.Atualmente se tem muitos funcionários. mas poucos qualifiacados e compromissados com a empresa. Rosana Caloi

    ResponderExcluir
  6. Olá Juliscley Soares Pereira. Obrigado pelo comentário! Baixar os custos de produção, não significa, necessariamente, reduzir o quadro de funcionários, a simples qualificação destes permite o aumento na cadeia produtiva, seja de produtos e serviços que reduz o custo, porque os funcionários acabam por fazer mais com menos.
    Forte abraço e Sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Olá Rosana Caloi. Obrigado pelo comentário. Parabéns! Você disse tudo o que se espera de uma reengenharia.
    Forte abraço e Sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Estão surgindo empresas com qualificação dando oportunidades aos funcionário,poucos são
    os que levam a serio o que faz, faltando com seu compromisso na empresa esses deveriam tá sempre qualificado para que o cliente possa sai satisfeito, para que possa estar visando o aomentando de lucros.

    ResponderExcluir
  9. estamos com uma competitividade bastante alta no mercado.muitas empresas surgindo
    mais poucos são os funcionário qualificados,faltando com seu compromisso na a empresa.
    devemos trabalhar levando a serio o que fazemos par podemos ter retorno no futuro,e tá com nossos direitos em dias. sem faltar com nosso compromisso.
    maria deusiane alves.

    ResponderExcluir
  10. Gostei do tema abordado. Relata que uma empresa deve agir em sua administração, de maneira competitiva com sabedoria e estratégia. E procurar a melhora seus serviços a cada dia. Para não obter prejuízos. Se todas as empresas procurar ter uma organização com base na reengenharia. Terá bons resultados, sem contar que os clientes ficaram muito mais satisfeitos. E gerando muitos lucros para a empresa. Ass: Leandra Pereira

    ResponderExcluir
  11. A reengenharia, muitas vezes causa espanto pois, vem como sinônimo de demissão. Muitas empresas para se adequarem ao mercado externo, costumam equivocadamente se livrar dos funcionários que não conseguem se adequar a esse novo processo, ou não querem, É um erro pois,demitir ao invés de qualifica-lo torna o processo inviável, da a esse funcionário um desafio a qual o motive a dar um retorno para empresa, faz com que o ambiénte seja lucrativo para ambas a partes.
    KEILA LIMA.

    ResponderExcluir


  12. Pelo entendido tanto as empresas publicas quanto as privadas tem o mesmo receio e medo do "novo" ou seja, ideias e planos novos, achando que isto possa prejudicar a empresa em si em algum aspecto e forma.
    Então elas acabam que se sentido forçadas e obrigadas a se adaptarem ao futuro e ter uma reciclagem de seus funcionários tendo assim uma "reestruturação" para que desta forma obtenha o aumento de sua competitividade e produtividade utilizando menores números de funcionários , porem com o dobro de capacidade do que os anteriores. So que na duvida que como aplicar toda esta questão tanto pelo medo de não funcionar, como também a de não saber como realizar todos os passos precisos,analisa-se a dificuldade em agilizar e organizar tais ideias e planejamentos com base de tais reestruturação de uma empresa onde o foco principal são os clientes e o lucro.
    Mas o novo sempre acaba trazendo ansiedade, medo e duvidas além das dificuldades para haver um acordo e mudanças entre os colaboradores.
    Uma das vantagens de haver as devidas mudanças são os próprios ganhos onde todos os que se adaptarem as novas normas e reestruturação vão sair ganhando e não sofrendo tanto com a concorrência e seus competidores além das inúmeras exigências que o mercado exige.
    A cada dia as empresas se sente obrigados a terem e oferecerem melhores serviços para superar seus concorrentes e ganhar mas clientes e consequentemente lucrar em cima de todo este esforço mas,para isto oferece variáveis tipos de serviços como baixos preços, brindes e serviços rápidos que por um lado e agradável aos clientes porem cansativo. Mas por ter bons resultados isto esta a ser seguido e trazendo bom retorno.
    E apesar de mostra que haveria muitas demissões no mercado de trabalho percebe também que com o nova reestruturação haveria novas "portas" para seus funcionários que por mas fossem demitidos em um emprego , esses iriam passar por uma reciclagem e consequentemente surgiriam uma nova oportunidade de se ingressar em uma nova empresa.

    ResponderExcluir
  13. Olá Maria Deusiane Alves. Obrigado pelo comentário. Aproveite e leia outros artigos sobre gestão de recursos humanos.
    Forte abraço e Sucesso!

    ResponderExcluir
  14. Olá Leandra Pereira. Obrigado pelo comentário. Isso mesmo! A reengenharia pode produzir mais lucros com custos menores. Aproveite e leia outros artigos sobre gestão de recursos humanos.
    Forte abraço e Sucesso!

    ResponderExcluir
  15. Olá Keila Lima. Obrigado pelo comentário. É verdade! Um dos problemas da reengenharia é que muitos empresários preferem demitir seus colaboradores por acreditarem que é melhor admitir um funcionário qualificado do que treinar o que está na função. Eles não querem perder tempo. Aproveite e leia outros artigos sobre gestão de recursos humanos.
    Forte abraço e Sucesso!

    ResponderExcluir
  16. Olá Fabiana Nery da Silva. Obrigado pelo comentário. Muito bom por sinal, acabou por ampliar o alcance do artigo. Parabéns! Aproveite e leia outros artigos sobre gestão de recursos humanos e deixe um comentário também.
    Forte abraço e Sucesso!

    ResponderExcluir
  17. Implementar o método de reengenharia em empresas sejam elas públicas ou privadas, é um processo radical, que se for inserido de forma equivocada, sem nenhum planejamento, traz prejuízos tanto a empresa quanto ao cliente, porém se aplicada de forma correta proporciona benefícios como a redução de custos, melhoramento da performasse de processos, maior satisfação dos recursos humanos etc.
    FERNANDA FERREIRA

    ResponderExcluir
  18. Olá Fernada Ferreira. Obrigado pelo comentário. Perfeito a reengenharia tem de ser implantada com planejamento e de forma gradual.
    Forte abraço e Sucesso!

    ResponderExcluir
  19. Pelo o que eu entendi reengenharia é somente um processo operacional dentro de uma empresa, no qual se busca a melhoria das atividades desenvolvidas, a qualidade dos serviços prestados e a redução de custos. Assim aplicando inovações tecnológicas na gestão, principalmente no serviço público tornando-o mais rápido e de qualidade, desse modo tem que ter uma preparação para redefinir esse processo e o planejamento dos recursos necessários para que haja a implantação desse processo operacional, avaliar e verificar o impacto dessas alterações. Já as empresas privadas talvez a reengenharia não fosse um processo bem visto para os empregados/colaboradores, pois tendo em vista que muitas vezes no final desse processo a empresa chega a conclusão que é necessário a redução de custos, como por exemplo: a redução do número de colaboradores, ou seja demissão. ( Olívia de Oliveira)

    ResponderExcluir
  20. ganhar mais cliente e consequentemente lucrar em de todo esse esfoço cada vez mais exigente para melhorar aimda cada vez mais.

    ResponderExcluir
  21. A reengenharia é um grande pulo para inovação,melhorando o a rendabilidade, dos seu colaboradores e dando mais qualidade no seu atendimento. e satisfação para os clientes.

    Jerffson coelho
    curso. recursos humano sala 21 noturno

    ResponderExcluir
  22. Ana Lucia Alves O que as empresas buscam é cortar custos,e na empresa que eu trabalho vem acontecendo isso,a diferença é que nao deram o nome de Reengenharia,estao mandando muitos funcionarios embora,com isso contratam outros qualificam eles e a empresa continua ativa,sempre com qualidade,isso é certo nao deixar o cliente insatisfeito em todos os sentidos,se todas empresas grandes ou pequenas fizessem esse procedimento as coisas melhorariam.

    ResponderExcluir
  23. A reengenharia trata-se de modificações no mercado,as mudanças são imprescindíveis para uma organização com o objetivo de consolidar ao longo dos anos uma nova forma de processos dentro de uma certa empresa,com melhorias drásticas.
    E preciso planejar,implantar e monitorar essas mudanças dentro dessa organização.

    ResponderExcluir
  24. A reengenharia é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado de trabalho e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas nos processos.
    Esse processo tem como objetivo o aumento da eficiência, com qualidade, tudo isso com baixo custo e curto prazo.
    E uma busca constante de aprendizado, fazendo com que os processos sejam refeitos constantemente para analisarem se estão tendo ganhado de tempo ao oferecerem um serviço ao cliente e como eles estão avaliando o atendimento recebido.
    O planejamento a tomada de decisão, a entrada e saída dos processos e a flexibilidade na forma de trabalho da organização.
    Daí resulta a grande dificuldade para a organização com processos de reestruturação interna que passam por redução do número de colaboradores nas organizações.

    Ronaldo Farias

    ResponderExcluir
  25. Apesar dos tempos que vivemos, muitas empresas têm medo de mudanças, existem muita resistência por parte dos funcionários. Mas por um outro lado essa resistência a mudança não é totalmente absoluta, ela traz ganhos eficazes nos métodos de trabalho, o que é muito bom, pois traz novas tecnologias o que aumenta sua competitividade no mercado.
    Portanto, as empresas têm que manter sempre atualizadas em relação a reengenharia, para oferecer ao seu cliente uma qualidade de serviço excelente.

    ResponderExcluir
  26. A mudança sempre foi vista como algo que gera medo e insegurança. Em uma organização ela é necessária, porém tem que ser bem pensada por seus dirigentes, mantendo o foco principal, mas com novos objetivos. Com a era tecnológica surgiram as mudanças e as empresas tiveram que se adaptar ao novo tempo e as novas regras. Junto com as mudanças vieram também novas conquistas. Os funcionários também tiveram que se adequar a tais mudanças, e com elas novas exigências. Especialização técnica dos funcionários, desenvolvimento de novos produtos, cultura organizacional, entre outros. A empresa deve manter seus objetivos e metas, e reinventar nos procedimentos da organização.

    Yasmin Magalhães Brandão

    ResponderExcluir
  27. Romilson Gomes12/05/2014, 21:57

    A Reengenharia traz resultados, inovação, um melhor atendimento ao cliente, e acaba satisfazendo não somente o lado comercial que ganha o lucro, mas também quem compra. A empresa que se adequar a esse sistema terá alguns problemas internos, como a reciclagem de colaboradores, demissões. Mas com essa nova fase a empresa terá um melhor rendimento. A responsabilidade vai aumentar, porque a organização quer trazer qualidade nos serviços prestados. Para ser colocado em prática e necessário uma gestão competente e diversas avaliações.

    Romilson Gomes

    ResponderExcluir
  28. A todos os comentaristas obrigado por participarem do debate. Fiquem a vontade para comentarem em outros artigos e considerem a possibilidade de seguir o blog assinando nossa newsletter para receberem artigos e novidades no seu e-mail. AO ASSINAR A NEWSLETTER VOCÊ RECEBERÁ NO SEU E-MAIL 02 E-BOOKS GRÁTIS:
    1º - Superdicas para passar em concursos públicos e
    2º - Violão sem pestana.
    Forte abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  29. Na minha opinião, o mercado de trabalho está muito exigente no que diz respeito, principalmente ao colaboradores, pois a concorrência é grande e se não tiver essa reestruturação nas empresas com cursos para qualificação, novas mudanças e estrátégias, essas ficarão para trás, pois a competitividade está muito grande e somente os melhores que continuam, por isso a reengenharia é importante sim e no início com certeza não é nada fácil, mais com o tempo todos vão se adequando e quem ganha com isso são todos os empregadores e seus empregados. Odair Nunes

    ResponderExcluir
  30. A rápida evolução tecnológica veio colocar à disposição para melhorar a performance das empresas. No entanto, apesar dos elevados investimentos em tecnologias de informação, os resultados ficaram muito além das expectativas . As empresas funcionam com base em conceitos, estruturas, mecanismos de controlo que são anteriores à revolução tecnológica dos computadores. Elas foram pensadas, tendo em vista, a eficiência , o controlo e principalmente a inovação, rapidez e serviço de qualidade.

    ResponderExcluir
  31. Para as empresas atuais o mais sensato e correto com toda certeza é qualificar e investir na estruturação e eficácia da organização, para obter um resultado com eficiência no mercado concorrente.
    Para tanto não se pode esquecer que uma organização bem sucedida e visada pela sociedade requer investimento em seu colaboradores e qualidade em seu produto oferecido. Uma excelente estrutura organizacional e um ótimo planejamento é alavanca para o sucesso e para expandir a organização sem perder a qualidade. A mudança dentro de uma organização sempre tem que ser vista para o melhor. Melhor para o cliente como para o colaborador sem perder a excelência e eficácia em sua qualidade.

    ResponderExcluir
  32. Bom, como o própio nome já diz
    (reengenharia),refazer,mudar,se do outro jeito não esta funcionando,então o negocio é mudar .Mas como tudo que é novidade sempre vem acompanhado de temores a medida que uma ferramenta vai sendo introduzida,as vantagens ou desvantagens vem a tona. Para isso se deve ficar atento, e ter controle da ansiedade e principalmente o medo. Logico que sempre focando no alvo principal de uma empresa que é o cliente. As vantagens vem para mostrar o quanto se deve diversificar,mudar ou se adaptar as novidades e desafios do mercado (concorencia).Na minha ideia de desafio sempre foi fazer muito com pouco, “sempre ouvi meus chefes dizerem temos que trabalhar com as ferramentas que temos”,que quase sempre são poucas E já faz um tempo que ouço que temos que mudar,fazer a diferença ,fazer a empresa crescer com produtos e serviços que atendam o cliente exigente por eles também exigem mais e aí os gestores de empresas tem que focar no mercado,concorrência e nos consumidores .Posso até citar a forma de medir a satisfação do cliente e até mesmo dos funcionários da empresa em que trabalho pois a mesma faz pesquisa de satisfação de todos os pontos dentro da empresa ,promovendo “clientes ocultos” visitando a loja ,para verificar se tudo esta com forme o esperado,assim os funcionários são motivados com premiações de desempenho,isso é apenas um exemplo de como a empresa se preocupa com o andamento das vendas,abordagem de clientes ,englobando tudo que se tem a oferecer ao mercado consumidor.
    ATT. KLEBER AGUIAR - GESTÃO RH

    ResponderExcluir
  33. A implatação de reengenharia, nas empresas seja ela pública ou privada, sempre vem com o medo de arriscar no novo e isso torna maiores as dificuldades, mas é fundamental na produtividade e competitividade pois o foco principal são os clientes e o lucro.

    ResponderExcluir
  34. As empresas tanto públicas quanto privada precisam dessa reengenharia para se manterem firme e forte no mercado, quem não se atualiza acaba ficando um pouco para trás devido ao avanço da tecnologia e dos métodos de trabalho. Tudo que é novo a princípio realmente causa medo, mas as mudanças estão cada vez mais necessárias.

    ResponderExcluir
  35. A implantção de reengenharia, nas empresas seja ela pública ou rivada, sempre vem com medo de arriscar no novo e isso torna maiores as dificuldades, mas é fundamental na produtividade e competitividade pois o foco principal são os clientes e o lucro.
    Junia maciel. curso: Recursos Humanos sala 21

    ResponderExcluir
  36. Realmente yan, como todos nós sabemos o mercado é muito competitivo e os clientes estão mais exigentes, por isso a empresa públicas ou privadas tem que está sempre procurando o melhor, está se reestruturando. Apesar que como foi dito o novo assusta mas com uma boa qualificação e empresa ganha e os clientes também. Ana Patrícia Alves de Lima

    ResponderExcluir
  37. Pois bem, é íncrivel como a palavra mudança gera um medo sem explicação na maior parte dos funcionários da empresa, mesmo que essa mudança seja para o bem de todos. A Reengenharia, é, e sempre será necessária para o mundo dos negócios, pois estamos em um mundo globalizado, onde tudo gira muito rápido. Temos notícias em tempo real, tecnologias que são melhoradas a todo instante,novos profissionais capacitados surgem como uma avalanche. Não podemos deixar que nossos medos e insegurança nos privem de conhecer o novo, que nos prive de ganhar tempo e de oferecer melhores serviços com qualidade.

    Clenilda Galeno

    ResponderExcluir
  38. Com relação a empresa verifiquei que a mesma, tem que se estruturar para se ampliar na tecnologia realizando nova metas, para que possar se especializar na sua gestão, com o objetivo de dar um bom retorno ao seu ciente. Além de desenvolver com seus colaborados na compensação na melhoria da competitividade do mercado de trabalho, visando também a capacitação dos seus gestores, para poder obter realmente a metas que deseja. sem mais, para o momento. cristina ferreira

    ResponderExcluir
  39. Ana Lucia Alves
    O que as empresas buscam é cortar custos,e na empresa que eu trabalho esta acontecendo isso,a diferença é que não deram o nome de Reengenharia,estão mandando muitos funcionários embora,com isso contratam,outros qualificam eles e a empresa continua ativa,sempre com qualidade,isso é certo não deixar o cliente insatisfeito em todos os sentidos,se todas empresas grandes ou pequenas fizessem esse procedimento,as coisas mudariam pra melhor.

    ResponderExcluir
  40. Embora ainda haja um grande medo e resistência das empresas na minha opinião sempre e bom inovar, e a reengenharia e responsável por isso, vejo essa implantação algo de inovador, algo que irar trazer melhorias em vários setores e a satisfação dos clientes e funcionários. E sempre bom reinventar a empresa e reestrutura-la administrativamente.

    POLYANA SALES BEZERRA

    ResponderExcluir
  41. Os Objetivos da reengenharia e direcionado a operação para reduzir custos, e a ajudar na estruturação da empresa. Isso impulsionam a empresa a criação de uma mentalidade inovadora dentro da empresa ou da organização. Com isso iria diminuir a mão de obra das pessoas, o que falta hoje e funcionário devidamente qualificado.

    ResponderExcluir
  42. No meu entendimento e ponto de vista a reengenharia e uma forma que a empresa independente de Empresa Pública ou Empresa Privada de efetuar analise permanente de implementação e aprimoramento do sistema de pessoa, gerente, coordenadores e outros. A parti da reengenharia efetuada pela Empresas Públicas ou Privada, elas podem alcançar suas metas e valores e obter uma melhora de qualidade dos seus serviços e produtos. Maria Goreth do N Alves.

    ResponderExcluir
  43. O tema abordado é uma excelente visão de melhorias dentro de uma empresa. É sempre bom iniciar algo novo, mesmo causando medo,expectativa, ansiedade,etc.). Para a empresa melhorar suas metas, conquista e mais clientes é necessário se adaptar com reengenharia, para ter mais qualidade e uma ótima gestão.

    ResponderExcluir
  44. Concordo com o tema abordado, as empresas tem que se ampliam com novas ideias para ter melhor qualidade na gestão e funcionamento da empresa, para isso e necessário implanta a reengenharia.Fazendo reciclagens para ter melhores colaboradores, é futuros ganhos.

    Natália Alves

    ResponderExcluir
  45. Thyago da silva13/05/2014, 20:09

    Bom,na minha opinião, uma empresa quando ela caça meios de mudanças é porque ela quer crescer,quer ter uma boa estrutura que possa satisfazer tanto seus funcionários como principalmente seus clientes.Ela procura sempre ser mais agiu nos seus serviços prestados aos clientes,por meio de tecnologias e entre outras coisas.
    Thyago da silva

    ResponderExcluir
  46. A reengenharia veio para inovar as empresas, mas as vezes o medo de mudanças inibe a melhora e o crescimento da mesma,aplicando a reengenharia poderemos ver melhoras tais como na estrutura ineficiente no atendimento dado as questões da empresa e etc, como a melhoria disso tudo a mesma poderá ser bem melhor e evoluir , crescer.

    ResponderExcluir
  47. A mudança em um contexto geral sempre traz receio. Mas com as novas tecnologia e a facilidade ao acesso de informações, as pessoas tem modificado sua forma de pensar, têm se tornado mais críticas e exigentes o que obriga de certa forma as empresas sejam elas publicas ou privadas a se adaptarem, oferecendo melhores produtos ou serviços. No entanto, essa adaptação muitas vezes sugere uma reconstrução da empresa que por sua vez necessita de um bom gestor que seja capaz de identificar essa necessidade de mudança assim como para executa-la.

    ResponderExcluir
  48. Rosana Pereira da Silva

    Reengenharia tem como objetivo claro de aumentar a produtividade, com foco de alcançar metas,através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação dos clientes.

    ResponderExcluir
  49. Trata-se de identificar os processos, ou procedimentos que compõem a operação da empresa, permitindo diminuir os problemas de ineficiência, alto custo e insatisfação dos clientes, e com isso torná-la mais competitiva.
    Lorrany Vieira

    ResponderExcluir
  50. A reengenharia de processos é algo que precisa urgentemente acontecer no setor público. Existem muitos processos burocráticos, servididores não qualificados desempenhando papéis que exige um alto grau de conhecimento técnico, serviços precisam ser melhor direcionados para que a população seja melhor atendida. Na minha opinião o fim das burocracias, está definitivamente associada na gestão de serviço eficiente.
    Apoliana Teixeira de Paiva

    ResponderExcluir
  51. Os discursos dominantes no campo da administração são fundamentados em crenças, tomadas por verdade por serem legitimadas por pessoas e instituições notórias. Na década de 1990, as universidades e líderes de empresa rezavam a cartilha da "reengenharia" de Michael Hammer e James Champy na busca pela reformulação dos modelos de negócio nas empresas. Cases de sucesso nos Estados Unidos coferiam legitimidade ao método. Porém não funcionou com todo mundo. Muitas empresas, inclusive no Brasil, quebraram ao aplicar esse procedimento. (Trecho retirado do livro O Executivo e o martelo pag. 30 e 31 Ídolos do Teatro)

    O brasileiro João Bosco Lodi, consultor e autor de diversos livros na área de
    Administração e Recursos Humanos, centra sua crítica no fato da reengenharia ter uma visão
    míope, concentrada apenas nos processos internos e não na totalidade do negócio e seus
    resultados. Esta seria uma forma por demais defensiva de agir, como se o mercado só
    apresentasse ameaças e não oportunidades.

    Outro brasileiro que tem se destacado como crítico da reengenharia é Geraldo
    Caravantes, autor do livro Reengenharia ou Readministração (1995) e de uma série de artigos
    sobre a readministração publicados na Revista Decidir entre abril e setembro de 1995. Para
    ele, ao contrário do que apregoam Hammer e Champy. o que a reengenharia apresenta como
    novidade nada mais seria do que os conhecimentos básicos das Ciências Administrativas que
    vêm sendo construídos nos últimos cem anos, sem incorporar, todavia, uma importante
    parcela destas ciências, que são os conhecimentos provenientes das ciências comportamentais aplicadas. ( link: http://victorparadela.com/Artigos/2.pdf )

    Avaliação do impacto da reengenharia nas grandes empresas do Brasil:

    A Reengenharia mexe com as organizações. Assim, deve-se entender o que compõe uma
    organização para compreender melhor o que a Reengenharia pode mudar. Uma organização
    possui primeiramente uma cultura que é uma configuração de hipóteses assumidas (valores)
    que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu para lidar com problemas e que são
    válidas a ponto de serem repassadas às outras gerações. A Reengenharia encontra na cultura
    sua oportunidade de transformar a organização e ao mesmo tempo o maior obstáculo para realizar qualquer mudança.

    http://www.scielo.br/pdf/gp/v6n1/a04v6n1.pdf

    O artigo aqui do blog me despertou o interesse em pesquisar sobre reengenharia, porém não acredito que a reengenharia seja aplicável em todas as organizações, principalmente no órgãos públicos. Por entender que a reengenharia além de mexer com processos também interfere na cultura do órgão público, deve-se pensar em Ética (ela é mais do que um valor), Foco no resultado apregoado pela reengenharia ( a utilidade como único valor) , Mudança nos processos são necessárias, mas a a última que devem ser feitas são mudanças com foco no resultado, pois o foco exclui uma série de questões, deixa de lado a visão periférica e, desta maneira, outras questões importantes. Concordo que deve haver Inovação como processo criativo, no serviço público deve reduzir a burocracia, para isso sistemas modernos de informação são boas ferramentas. Na reengenharia fica claro que o negócio dos negócios são os negócios, uma visão totalmente focada no lucro acima de qualquer coisa. No serviço público deve haver responsabilidade social. Pelo que entendi sobre reengenharia ela é mais do que processos, reengenharia é uma ideologia e empresas que tentarem implantar e não seguirem a risca correm o risco de ter resultados catastróficos. Helder Martins


    ResponderExcluir
  52. A reengenharia retira a empresa da zona de comodismo e define novas estratégias para o alcanço das metas e objetivos. Interessante notar que, o novo muitas vezes transmite a ideia de insegurança, porém quando se depara com os excelentes resultados obtidos dessa mudança, a satisfação da empresa e dos clientes logo contraria o medo anterior. Foi de muita valia aprender sobre o método da reengenharia em uma empresa, afinal de contas só oferece bons resultados.
    Gabriela Costa.

    ResponderExcluir
  53. A mudança de uma empresa, gera uma certa insegurança, principalmente para os funcionários, pois uma empresa tem que está sempre buscando seus meios de melhorias, idéias e implantar novos recursos para um bom desempenho e um bom rendimento da empresa. Lucinalva Almeida Silva.

    ResponderExcluir
  54. Na minha opinião, o método de trabalho da reengenharia é bom, porque através dele, as empresas poderão desenvolver melhor o atendimento aos clientes e terem funcionários dedicados aos serviços, mesmo que no início possa ser um pouco difícil se adaptar, mas com o tempo tudo vai se desencadeando gradativamente até que se incorpore em todos na empresa. Anderson dos Santos

    ResponderExcluir
  55. Ainda há na sociedade, nas pequenas e médias empresas, principalmente aquelas que estão fora dos grandes centros urbanos, alguma resistência na adaptação a novos e mais eficazes métodos de trabalho.
    O maior problema que as empresas, enfrentam são de forma estratégico e não operacional. Por isso mesmo, é absolutamente essencial que uma empresa tenha as suas opções estratégicas bem definidas antes de qualquer estudo ou ensaio de reengenharia,pois esta só vale a pena se for para melhorar uma posição da empresa.

    Jessica Vieira

    ResponderExcluir
  56. Achei o tema interessante, pelo fato de proporcionar rapidez e melhor atendimento ao público, pois funcionários mais capacitados e prestação de serviço com eficiência fazem toda a diferença, principalmente nos órgãos públicos que geralmente deixam a desejar.
    Eliete Ferreira, estudante de Gestão em Recursos Humanos

    ResponderExcluir
  57. É certo que algumas empresas muitas vezes tenham medo de mudanças, de inovar e de implantar novos métodos de trabalho(reengenharia), pois não é fácil encarar coisas novas, desafios na vida , no trabalho ,nas empresas... Seria ótimo aplicar a reengenharia de processos na gestão de serviços nas empresas públicas está precisando rápido e urgente para que assim elas provem que não se preocupam só com o lucro , mas também com os usuários / clientes. um abraço Valdivina Mateus

    ResponderExcluir
  58. A reengenharia tanto para a empresa privada e publica serve para organizar o modo de executar o serviço com mais agilidade e eficiência, com isso terá redução de custo, de tempo e qualidade de serviços, porém qualquer mudança assusta e também não é bem aceita, mas com a restruturação adequada terá exito.
    MICHELE CLARO

    ResponderExcluir
  59. A reengenharia é conhecida pela administração como uma ferramenta da gestão de qualidade, ou seja, é uma técnica da administração organizacional que será aplicada no processos de produção das empresas (publicas ou privadas), com a finalidade de obter em seu produto ou serviço menor custo e melhor qualidade. Essa técnica é muito preocupante pois é natural uma resistência sempre que algo novo deve ser colocado em prática, pois na reengenharia não basta fazer reparos rápidos e sim uma nova engenharia do processo produtivo da empresa.

    ResponderExcluir
  60. A reengenharia é algo muito aproveitoso para as empresas, realmente esse tipo de mudança causa medo, porque nem todos estão prontos para inovações.Essa reestruturação tira a empresa do comodismo, incentivando mais clientes e lucros e sempre buscando o melhor desenvolvimento para a empresa e seus funcionários. Thais Cristina

    ResponderExcluir
  61. Como vimos no artigo a definição de reengenharia é a reestruturação de uma empresa por força das condições de trabalho e também pelo aumento da competitividade do mercado, ela força mudanças na empresa como o enxugamento do quadro de pessoal, e buscando a melhor forma de fazer determinada tarefa eliminando etapas desnecessárias. As empresas públicas e mesmo privadas resistem por medo das mudanças, porem essa resistência não é geral, já existem empresas públicas adotando a gestão de processos como o caso da Anatel e SES DF que está implantando o modelo.

    ResponderExcluir
  62. Como vimos no artigo a definição de reengenharia é a reestruturação de uma empresa por força das condições de trabalho e também pelo aumento da competitividade do mercado, ela força mudanças na empresa como o enxugamento do quadro de pessoal, e buscando a melhor forma de fazer determinada tarefa eliminando etapas desnecessárias. As empresas públicas e mesmo privadas resistem por medo das mudanças, porem essa resistência não é geral, já existem empresas públicas adotando a gestão de processos como o caso da Anatel e SES DF que está implantando o modelo.

    ResponderExcluir
  63. Mudança por sim só gera medo nos funcionários pois querendo ou não já são acostumados com tipo de organização quando se fala em mudança já surgi a incerteza .Mas as necessidades das empresas privada e pública com a competitividade das empresas onde elas tem que se aprimorar nas qualidades deste os procedimentos internos e externos com serviços flexível e por custo e por um custo relativamente baixo.Ana Paula Alves

    ResponderExcluir
  64. Reinventar a empresa, transformar o negócio, definir novos objetivos, traçar novas estratégias para conseguir uma vantagem competitiva sustentável. Para conseguir, dentro da empresa, respostas rápidas às exigências do mercado, é necessário reestruturá-la administrativamente. Apesar de a empresa se tornar mais competitiva, por via da Reengenharia, o objetivo é crescer com base na cooperação, criatividade e inovação, e não na competição. O medo do novo e algo inevitável mais necessário para conseguir aumentar a produtividade da empresa sendo pública ou privada.

    ResponderExcluir
  65. Olá a Todos os comentaristas. Agradeço a participação de todos. Destaco o comentário de HELDER MARTINS que foi pesquisar sobre o tema e encontrou posicionamentos diferentes desse artigo. É desse modo que se constrói o conhecimento e aprendizado. E qual seria o posicionamento correto? Como nem tudo pode ser visto como 100% correto, erra menos quem adota o meio termo entre posições divergentes.
    Forte abraço e Sucesso!

    ResponderExcluir
  66. DENIS CAMPOS14/05/2014, 14:20

    A reengenharia ela veio pra modernizar o sistema e reestruturar a empresa, por força do mercado que esta cada vez mais exigente, e quer um serviço prestado de melhor qualidade.
    DENIS CAMPOS.

    ResponderExcluir
  67. Andrea Regina14/05/2014, 16:22

    Excelente proposta para as empresas que precisam ter mais qualidade nos serviços, menos gastos e lucratividade crescente. Entendo que esta organização agiliza os processos organizacionais muito rápido e eficaz dentro da empresa.

    ResponderExcluir
  68. Aceitar mudanças e um pouco complicado , pois gera ansiedade e medo.
    Mas com a implantação da reengenharia , ajudaria as empresas a manter um certo grau de perfeição , principalmente para com os seus clientes , que e o que toda empresa visa.
    Taisa Santos
    Recursos Humanos

    ResponderExcluir
  69. As mudanças geradas pelo processo de reengenharia criam resistências por parte dos colaboradores que já estão acostumados a trabalhar de uma determinada forma. Isto gera uma grande dificuldade para a organização, que precisa driblar esta resistência e fazer com que seus colaboradores entendam os reais benefícios deste novo sistema. Ana Paula de Lima

    ResponderExcluir
  70. A reengenharia de processos implica a satisfação do cliente, a eficiência operacional e a melhoria contínua. É vista muitas vezes como uma desculpa dos gestores para dispensarem pessoas e reduzir custos. Wanessa Sandrini

    ResponderExcluir
  71. Quando alguém propõe um Processo de Reengenharia, como um processo inovador dentro de uma instituição e/ou empresa, causa grande impacto e espanto entre os funcionários, além do receio de serem demitidos em virtude das mudanças que a Reengenharia oferece. Aos poucos, com a implantação do processo inovador, os funcionários podem ficar mais flexíveis à maneira que os gestores e líderes (segundo a hierarquia da empresa) passam as informações e metas a se cumprir para o melhor aproveitamento e eficiência da Reengenharia. Dessa forma, a empresa pode ganhar muito em vários sentidos, inclusive funcionários mais motivados a exercerem sua função com inovações e projetos que rentabilizam mais benefícios para a empresa como um todo. Pedro Henrique Chaves

    ResponderExcluir
  72. Michelle cristine
    Realmente o processo de inovação é muito complicado, porém imprescindível nos tempos modernos, com o mercado exigente e a concorrência acirrada, as empresas principalmente privadas, tem buscado investir pesado em novas tecnologias, e capacitarem jovens inovadores que tragam boas idéias para o progresso das empresas, e para que elas no mínimo possam competir em igualdade no mercado.

    ResponderExcluir
  73. Medo entre os funcionários com certeza irá acontecer, mas mudanças são essenciais em nossas vidas. Maria dos Santos Brandão.

    ResponderExcluir
  74. Bom mudanças nos traz medo, inseguranças, pois preferimos ficar no comodismo do que sofrer mudanças, mas por outro lado é bom, porque aprendemos novas coisas, conhecemos novas pessoas, e crescemos profissionalmente. Muriel Lima Pereira Rocha

    ResponderExcluir
  75. Não conhecia esse termo até então, a reengenharia é um ótima proposta para ser abordada dentro das empresas, pois o foco hoje e justamente , serviço rápido de boa qualidade e com um custo baixo.
    Novas mudanças , nem sempre são aceitas , mas se houve a necessidade de mudar , é porque alguma coisa estava errada, ou não funcionando como deveria, por isso a reengenharia é uma excelente opção , para que boas mudanças aconteçam.
    Larissa Jesus

    ResponderExcluir
  76. Acredito que o primeiro passo, seja realmente fazer com que os funcionários entendam o que é a reengenharia, quais seus benefícios para eles e para empresa, pois mesmo existindo o medo de mudanças, vivemos numa era inovadora que a todo momento estamos em fase de evolução, seja na vida profissional ou pessoal, a reengenharia também chega para capacitar ainda mais os profissionais. Cleidiana Lina

    ResponderExcluir
  77. MARISA MORAES SILVA 1º SEMESTRE
    Boa noite!!!

    Bom muitas empresas que olham pelo lado do custo e qualidade dos serviços prestados.Onde tem que trabalha com seus seus colaboradores,sobre implantação de serviços para melhor atender seus clientes e colaboradores,satisfazendo ambas as partes.

    ResponderExcluir
  78. Cláudia Carvalho14/05/2014, 19:45

    A reengenharia tem sido utilizada,apesar de alguns ainda resistirem,pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando suas atividades,tarefas e processos.Atualmente, as Empresas Públicas têm procurado cada vez mais consolidar com as mudanças organizacionais,trazendo modelos de processos que já são aplicados nas empresas privadas,para alcança o interesse público. E a implantação da reengenharia de processo nas empresas públicas é um desafio grande,pois trazer mudanças em alguns setores em que ainda tentam prevalece a burocracia pode atrapalhar o modelo gerencial.

    ResponderExcluir
  79. É normal as empresas ter um certo receio de mudar, pois nunca esperam o que pode ser ocasionado, se serão mudanças boas ou ruins. Porem a reengenharia é tanto quanto radical, mas eficaz para manter a organização e um bom atendimento dentro da empresa.
    Deve ser passado para os funcionários de maneira que lhes transmita tranquilidade, e certeza de que mudar fara bem para o desenvolvimento profissional de cada um e pelo bem geral da empresa.
    Kaliany Trigueiro RH

    ResponderExcluir
  80. Uma mudança e sempre vista com insegurança e receio pois não sabem o retorno que irão ter. A reengenharia e um processo radical porém muito eficaz para o crescimento empresarial e em relação aos funcionários, mas é um processo que precisa de planejamento pois uma empresa que passa a aderir a reengenharia sem estrutura a tendência é ter baixo custo.

    ResponderExcluir
  81. Reengenharia e muito radical porém eficaz no crescimento das empresas pois tudo que é novo causa receio por não saber os resultados que trarão são poucas as empresas que utilizam a reengenharia pois é um desafio muito grande. Porém seja um processo a ser planejado.
    RODNEY FREITAS

    ResponderExcluir
  82. A implementação de novos métodos requer tempo, investimento e capacitação. Muitas empresas - os gestores em particular - ainda resistem à mudanças pelo medo do desconhecido.
    A falta de conhecimento e a incerteza que o investimento feito trará retornos, faz com que se tenha bloqueio em novas implementações.
    Contudo, através de pesquisas é possível alcançar as metas estabelecidas e atingir novos horizontes.
    Conforme demonstrado, a Reengenharia agrega inúmeras benfeitorias à empresa, como a diminuição de custos e a capacitação adequada para os funcionários, fazendo com que demissões sejam evitadas, por exemplo.
    Em relação às mudanças no setor público, torna-se mais complicado, devido a costumes e normas impostas, porém não é impossível, uma vez que pode ser adaptado à realidade e normas instituidas previamente no setor público.
    Alexandre Alves

    ResponderExcluir
  83. Esse novo processo , deixará sim a empresa com insegurança , pois tudo que novo é assustador . mais o mercado tá muito exigente , que uma empresa que ofereça serviços de qualidades . e se for necessário demite alguns funcionários e capacita outro mais esse processo de reengenharia precisa acontecer se tiver algo errado na empresa ou até mesmo capacitar ainda mais seus funcionários . Margarida Bezerra. Boa noite!!!

    ResponderExcluir
  84. No meu ponto de vista a cada dia estamos vendo as mudanças que estão acontecendo mundo a fora e de estrema importância que uma inovação como reengenharia chega com tudo para poder acrescentar novas ideias e mudanças, embora muitas pessoas não conheça e fiquem com medo de novos desafios ai pela frente ,muitos funcionários hoje em dia estão acomodados com a mesmice do que se faz ao longo do tempo dentro da empresa ,e ai que vem as mudanças os gestores contratam outros funcionários para poder ficar na função daquele funcionário e detalhe o funcionário antigo sem muitas vezes saber, ensina seu trabalho para aquele que vai ficar no seu lugar ,pois as empresas querem pessoas qualificadas e que estejam prontas para o mercado de trabalho mundo a fora levando consigo a imagem de pensar e agir como se fosse donos .
    Daniela Rodrigues

    ResponderExcluir
  85. O combate pela resistência é um paradigma que deve ser vencido através do estudo fundamentado e estratégico da situação, ou seja, deve prevalecer o poder do convencimento racional enraizado pelo conhecimento intelectual aliado a perspectiva de melhoria. Entretanto o primeiro aspecto a ser considerado torna evidente a necessidade em acompanhar o mercado na mesma proporção considerando a evolução da velocidade x tempo. As novas tendências englobadas no conceito moderno que emergem através da reengenharia, interpõem um ponto de interrogação nas empresas em diversos segmentos e provoca uma reação da qual pode até ocorrer uma migração em seus quadros, revendo atitudes e normas sem contrariar o seu foco principal. Portanto, na busca incansável do aprimoramento, torna-se imprescindível e oportuno tal reestruturação em ambos os níveis e escalões, sempre alicerçada de planejamento prévio, considerando todos os riscos possíveis.

    ResponderExcluir
  86. Com a reengenharia de processos algumas empresas e seus funcionários podem reagir de modo negativo as mudanças ou técnicas aplicadas, sendo as instituições públicas ou privadas, essa reestruturação vai trazer não só benefício à aquela empresa (lucratividade),mas funcionários satisfeitos (salário) e uma excelente prestação dos serviços oferecidos. Apesar de tudo,algumas empresas persistem em continuar seguindo o seu próprio regulamento fixo abrindo mão de técnicas inovadoras. Luciana Olívia Araújo

    ResponderExcluir
  87. A mudança faz parte de qualquer ambiente, principalmente se tratando de uma empresa. Na minha opinião o que causa um certo debate é falta de conhecimento sobre o assunto, como nosso autor ressalta, a reengenharia é uma forma de mudança necessária para a organização e agilidade nos serviços prestados aos clientes. Mais será que todos estarão abertos a estas mudanças, mesmo sabendo que são essenciais nos dias de hoje!


    Maria Nádia A Alves

    ResponderExcluir
  88. No fundo, trata-se de identificar os processos ou procedimentos que compõem a operação global da empresa, e com isso torná-la mais competitiva. Os instrumentos novos e poderosos, que facilitam a reconfiguração fundamental do trabalho, são nada mais nada menos, do que a Reengenharia de Processos! Apesar de a empresa se tornar mais competitiva,  por via da Reengenharia, o objetivo é crescer com base na cooperação, criatividade e inovação, e não na competição.

    Gesielly Nascimento

    ResponderExcluir
  89. A reengenharia nas empresas, sejam elas públicas ou privadas é um processo complicado, pois tudo que é novo assusta. Porém, é algo necessário. Digo isto porque é preciso se adaptar ao mercado, e as demandas solicitadas. Bom, se uma empresa de eletrodomésticos, por exemplo, é conhecida no mercado e tem clientes fidelizados, mais não acompanha as inovações de produtos, logo seus lucros vão diminuir, pois os clientes vão procurar o que é mais vantajoso, e nós como consumidores queremos produtos novos pelo fato de serem mais eficazes. Mais, pra que isso não ocorra, os dirigentes da empresa devem sempre se inteirar com relação ao mercado consumidor, fazer pesquisas de campos, e conhecer bem os produtos novos e suas vantagens. Isso acontece geralmente com as empresas privadas. As empresas públicas, muitas vezes tendem a ter mais facilidade para lidar com esse tipo de situação, até mesmo pelo fato das funções serem melhores distribuídas, como por exemplo tem a própria marketing da empresa, que é responsável por grandes fatores de desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  90. gisleny da silva araujo14/05/2014, 22:26

    nos dia de hoje é muito comum a reengenharia dentro das organizações, mudanças ao longos dos anos são sempre necessárias para se adequar ao mercado e aos clientes que estão cada dia mais exigentes, nesse sentido as empresas buscam profissionais qualificadas que espirito inovador e na busca incessante por lucros e resultados imediatos acabam demitindo os funcionários mais antigos, que tem salários mais altos e contratam outro profissional pelo metade o salário do ex funcionário. simples assim!

    ResponderExcluir
  91. A reengenharia é muito importante nas empresas, pois precisamos de mudanças, para acompanhar a concorrência no dia a dia, que tem se preocupado sim em qualificar e aperfeiçoar os seus funcionários, fazendo essas mudanças, todos ganham, o funcionário que pode até ser aproveitado com uma nova função e com uma melhor remuneração e o empregador fica satisfeito também, pois quando a empresa valoriza seus funcionários, com certeza se produz melhor e com isso todos são beneficiados. Jhonatan Augusto.

    ResponderExcluir
  92. Muitos ainda temem o novo, o desconhecido, pois ele gera incertezas e desconfortes. Entretanto no mercado de hoje, se faz muito necessário essa busca por algo novo e inovador. Grandes empresas publicas e privadas, vem buscado inserir em sua gestão o método de Reengenharia, algo ainda desconhecido de muitos mas o que sabemos e que e algo inovador que chegou para mudar conceitos e quebrar paradigmas e assim melhor qualificar seus funcionários e crescer em conjunto em suas empresas. Fabiana Costa de Araújo.

    ResponderExcluir
  93. Uma organização gerando uma redefinição de total processos por esse motivo a sua utilização e implantação prescissa primeiro te atender as nescessidades para melhorias,como preparo, palnenejamento, implantação, avaliação entre outras, a reengenharia criam resistências para trabalhar de uma determinada forma, no meu ponto de vista a as mudanças e as inovações pode melhorar a qualidade de qualquer serviço. Sthefane alves

    ResponderExcluir
  94. Gostei muito desse texto,pois não tinha conhecimento desse processo dentro das organizações.O que se entende por reengenharia,de fato é um processo de aprimoramentos dentro das organizações para sempre está atualizadas no mercado.Pois a cada momento o mercado está mais competitivo e inovador,temos como exemplo os sistemas tecnológicos.Então para a empresa alcançar seus objetivos e metas tem que está sempre reciclando estruturas, funcionários,serviços,buscando sempre aumentar a satisfação de seus clientes,pois com isso deve gerar positividade para a empresa.Vanessa Cosmo.

    ResponderExcluir
  95. Reengenharia de processo na gestão de serviços dentro do conhecimento deve-se encontrar as pessoas para o lugar certo dentro da empresa, com uma inteligência diferenciada o qual iniciará com a permissa que vida é feita de oportunidade.São aspectos externos que podem potenciar a vantagem da competitividade da empresa.

    Francisca Juciene

    ResponderExcluir
  96. O texto está não deixa dúvida aliás está bem claro .Pois a introdução do modo de gestão a ''reengenharia'' ,pode ou não ser aceita em empresas de grande,médio e pequeno porte pois gera demissões,terceirizações e mais como citado acima.Migrar da abordagem gerencial burocrática -pode ser ainda mais difícil pela rotina e nova hierarquia implantadas na empresa .
    Mesmo com todos os prós e contras da Reengenharia as empresas continuam adotando esse processo inovador em suas frotas ,o que deixa o serviço mais rápido e flexível,oferece qualidade e menores custos
    Bruna Camelo -sala 21 RH

    ResponderExcluir
  97. As empresas sejam públicas ou privadas sempre deram mais valor as ideias dos "mais antigos" (Diretores, Vice-diretores, funcionários do auto escalão e funcionários com mais tempo de serviço), todos com ideias ultrapassadas, acostumados a trabalhar de uma determinada forma. As mudanças geradas pelo processo de reengenharia por um lado cria resistência dos "mais antigos", por outro lado cria um ambiente mas comodo com funciona´rios mais determinados, com novas ideias, de forma a manter a empresa competitiva no mercado.

    RONILDO BARBOSA

    ResponderExcluir
  98. Todas as empresas devem dar enfase nas ideias centrais de todos os colaboradores da empresa , porem a reengenharia trás um novo modelo de se olhar para a empresa que muita das vezes o próprio funcionário e colaborador não se adéqua e acaba desestimulando essas pessoas, pois nem todas as ideias são aceitas de primeira vez por todos, mas isso se dá com o tempo e isso é super importante para que a empresa se mantenha firme no mercado de trabalho.
    TALITA NAYARA - RH

    ResponderExcluir
  99. Toda empresa que se preze, tem que acompanha as mudanças de mercado, a revolução da tecnologia. Muitas empresas tem falência prematuras por não ter a indiciativas de tais mudanças. E preciso também medir esforços e gastos para formação de seus funcionários.

    ResponderExcluir
  100. Hoje é praticamente uma certeza a necessidade de atualização para se manter firme dentro do mercado de atuação, principalmente quando tratamos do setor público, que exala "precariedade" em seus serviços e sistemas. Uma Reengenharia se faz necessária em toda a esfera pública. O mundo não para, atualizações, novas idéias ou tendências, novas formas de gestão, novas capacitações e ainda assim, sistemas e administrações "antiquadas". Sou altamente a favor da Reegenharia, em todas as esferas possíveis, não falo isso somente pela visão crítica sobre as coisas, mas também como uma pessoa experiente e vivenciada dentro do mercado empresarial.

    Rosália Rodrigues de Lacerda
    Uniplan / DF

    ResponderExcluir
  101. A reengenharia para algumas empresas pode causas espantos pois para isso as mesmas deveram saírem de sua zona de conforto para um novo e desconhecido, mais acredito que isso e necessário para que uma empresa acompanhe a atualidades os desejo dos clientes e acima de tudo tenha cada mais vez mais lucros, ainda a muita resistência por partes das empresas, pode ser por razoes financeira o simplesmente por medo do que pode acontecer, mais acredito que elas entenderam que este novo e necessário para o bem da empresa.
    Yanara Francisca da Conceição

    ResponderExcluir
  102. Concordo com suas citações, Yan Klovinsk. É extremamente importante que a empresa tenha uma reestruturação constantemente. Ter muitos funcionários não significa que a empresa terá um bom rendimento. Hoje o mercado de trabalho procura muito por qualidade e está deixando a quantidade de lado, além do mais, não pode deixar de lado a agilidade e o conhecimento com o produto ou serviço oferecido.
    Kauissa Evelyn

    ResponderExcluir
  103. Realmente nem todo mundo está preparado para mudar e assumir uma nova postura na vida profissional, mas as melhorias são inevitáveis para uma empresa continuar crescendo na economia, temos que nos unir para que essas mudanças traga benefícios para todos, pois a melhor maneira de se chegar a um objetivo e inovar. Andréia Alves

    ResponderExcluir
  104. O mundo esta sempre em mudanças. Ainda mais com a tecnologia de hoje, onde o cliente ta mais exigente por bom serviço e qualidade satisfação entre outros ,sempre mudar e melhor pra empresa e não tão bom por funcionário. (Marcelo sousa)

    ResponderExcluir
  105. As empresas que não aceitam mudar, na minha opinião, é por temer que seus clientes vejam suas deficiências e também por achar mais fácil continuar com "pouco trabalho", já que reestruturar uma organização requer tempo, sabedoria e profissionais capacitados. As demais, que de dispoem a fazer essa reestruturação se preocupam com o que pensa o cliente sobre os serviços prestados e querem realmente dar a eles qualidade sem perder a eficiência durante o processo. (Rayssa do Nascimento)

    ResponderExcluir
  106. Mudança sempre gera resistência por parte das pessoas, que já estão acostumadas a trabalhar de uma determinada forma.Gerando uma grande dificuldade para as empresas seja no setor público ou privado, que precisa driblar esta resistência e fazer com que seus funcionários e clientes entendam os reais benefícios deste novo sistema.

    Alessandra de Farias

    ResponderExcluir
  107. Joyce Ribeiro15/05/2014, 21:57

    Toda empresa deve esta aberta as mudancas , renovações, o mercado exige muito isso, exige sempre crescimento, atualizações. Claro que nem sempre temos que mudar tudo, nem sempre estamos abertos as mudanças mais temos que inovar,amplicar ,crescer na medida do possível, mesmo ate não gostando muito pois querendo ou não nos faz bem,faz muito bem ha uma empresa. Se as empresas não acompanham os crescimentos do mercado ela não flui,não vai muito adiante, por isso devem sim estar abertas as mudanças, inovações, porque se não perde-se muito. O cliente hoje em dia cobra muito isso da empresa, ele exige muito, quer atualizações o tempo todo e quando vai há um lugar onde não se acompanha o seu crescimento , não quer voltar mais.Se não se muda,inova,atualiza nao se tem muitos rendimentos. (Joyce Ribeiro)

    ResponderExcluir
  108. Com o passar do tempo, vão surgindo novas oportunidades e prestações de serviços. Tanto para as empresas publicas quanto privadas. Devem acompanhar melhorando no que for preciso para melhor atender e garantir a satisfação de seus clientes, e lucro da empresa.
    a empresa tem que saber qual e o meio mais lucrativo e satisfatorio. seja por terceirização de serviços ou qualquer outro meio, desde que venha trazer beneficios.
    Yorrana Carla

    ResponderExcluir
  109. O processo de reengenharia é importante para que a adequação ao mercado, que sofre mudanças constantes, seja melhor aceita pela organização e as maiores resistências a essas mudanças vem das empresas publicas, cujo a cúpula na maioria das vezes, preservam uma cultura organizacional fraca.

    ALDENIR PEREIRA

    ResponderExcluir
  110. VALDENIR BORGES

    Muito interessante e relevante este assunto, por coincidência recentemente passamos por algo parecido em nossa empresa, todos tiveram que se adaptarem a reestruturação da empresa e os que não se adequaram foram demitidos. Porém os que ficaram conseguiram se adequar e tivemos um maior ganho na produção e na qualidade de nossos serviços.

    ResponderExcluir
  111. Embora as organizações tenham dificuldade em aplicar a reengenharia em suas empresas, quando aplicada é um ato que trará benefícios à empresa e consequentemente reduzindo gastos das mesmas. É sempre bom e muitas vezes necessário mudanças, inovações e principalmente se atualizar. Uma empresa que não é bem administrada no seu interno, dificilmente conseguirá passar um bom produto ou serviço ao seu cliente.
    Andreia Reginna Márcia

    ResponderExcluir
  112. Olá Joice Tavares. Obrigado por este comentário e pelos outros também. Caso desejar sugira algum tema para um novo artigo, ele será bem-vindo. No mais espero que volte outras vezes aqui.
    Forte Abraço e Sucesso!

    ResponderExcluir
  113. A reengenharia é um método interessantíssimo para aqueles empresários que não tem medo de arriscar ou investir. A proposta de resultados expressivos na empresa a um custo baixo, é um sonho de consumo para qualquer empregador, porém, as empresas só querem se favorecer esquecendo dos colaboradores que são mal remunerados e não tem condições adequadas de trabalho. A qualificação de um profissional novo no mercado de trabalho que não possuem vícios ou manias, no meu modo de ver, é de fundamental importância porque é mais fácil sua adaptação para a reengenharia. Maria Madalena Martins.

    ResponderExcluir
  114. rejane lourenço ;a busca pela qualidade nos serviço publico ou privado tem sido grande, os donos de empresa tem feito de tudo para ganha mais clientes ,os colaboradores tem recebido treinamento,os desafio para donos de empresa tem sido grande e ganha cliente quem saber inova e fazem a diferença.

    ResponderExcluir
  115. ''acredito eu que todas as empresas e instituições deveria passar pelo processo de Reengenharia de processos na gestão de serviços através desta iniciativa e descoberto os erros e falhas e mal gerenciamento em uma empresa ou instituição podendo assim mudar a forma de se tratar com o publico alvo.

    ResponderExcluir
  116. ''Reengenharia de processos na gestão de serviços e um processo muito importante no dia a dia das empresa tanto publicas como particular através de uma analise pode-se modificar eventuais erros e falhas nas administrações pelos seus gestores assim melhorando o desenvolvimento da instituição ou empresa.

    ResponderExcluir
  117. Mário Vinícius

    "De acordo com o texto abordado, tanto empresa pública ou privada, é um caso a pensar, por que no mundo de hoje com a tecnologia e a globalização que estão altamente ligadas no mercado de trabalho e na parte financeira. E fato que as empresas procuram buscar o melhor com o lucro arrecadado e a total satisfação com o seu cliente. Portanto eu recomendo analisar o que está acontecendo com o mundo ao seu redor, e o que os empreendedores andam avaliando na hora da compra. Fazendo isso eu garanto que terá um rendimento melhor e o crescimento do seu negocio irá progredir.

    ResponderExcluir
  118. Com a rengenharia as empresas poderão aumentar a produtividade através das reduções dos custos e aumentar o grau de sastifação do cliente. Para que isso aconteça deverá repensar seus procedimentos, serviços prestados e desenvolver novos produtos.Sem contar na reestruturação interna da empresa, que deverá reduzir o número de colaboradores, reciclar o pessoal, tornar a equipe mais capacitada e assim oferecer serviços de melhor qualidade.
    Lucieny Pacheco.

    ResponderExcluir
  119. Mudanças sempre é um assunto complicado de se lidar,pois se não for bem administrada pode ser prejudicial tanto para a empresa,tanto para os colaboradores,pois tem que saber quem vai tirar e quem vai colocar na empresa,se você tirar alguém que não rende muito no trabalho e colocar uma pessoa que produza mais ai sim é vantajoso,a mudança na empresa tem que ser conversada com os colaboradores.A reengenharia é algo muito bom e importante para todos pois a empresa está procurando melhorias internas e isso reflete nos colaboradores e nos clientes,a reciclagem de pessoas pode ser boa mas ela tem que ser bem administrada para não comprometer a empresa e não levar prejuízo a ela e nem sobrecarregar os funcionários diminuindo o quadro de colaboradores.

    ResponderExcluir
  120. Juliana gonçalves10/09/2014, 21:57

    E um pouco complicado para os empresarios se acostumar a trabalhar com a reengenharia ja q estão acostumados a trabalhar de uma outra forma,concerteza os empresarios vao sofrer uma grande diferença na nova maneira de trabalhar,mais creio eu que tragara muitas vantagens para empresas q tomarem esse decisão.

    ResponderExcluir
  121. A reengenharia age na área de organizar uma empresa, na intenção da melhoria de atendimento aos clientes, reduzindo os custos, aumentando os gastos e atingir os objetivos estabelecidos.
    E assim as empresas oferecendo serviços mais rápidos nós usuários agradecemos pela praticidade .

    ResponderExcluir
  122. Raylma Barbosa11/09/2014, 19:08

    Hoje em dia esta muito complicado ter novas mudanças por mais que elas sejam necessárias para ter um bom rendimento em uma empresa pois isso pode gerar custos, mais seria muito bom se as empresas se adaptassem com a reengenharia, pois tudo que as empresas necessita hoje em dia ela oferece, dando um bom atendimento aos clientes que é o principal foco das empresas.

    ResponderExcluir
  123. A reengenharia de processos seria uma ótima escolha para padronizar as empresas, organizando os setores e principalmente a área de atendimento, reformulando tarefas e estruturando o sistema organizacional. Esse processo é uma forma de planejar e organizar tanto a parte interna que são o departamento pessoal, o departamento de recursos humanos entre outros; como na parte externa que são os funcionários em si. Foca no aumentos da eficiência dos funcionários e na redução de custo,de tempo e na melhoria da qualidade dos serviços prestados, os clientes sairiam satisfeitos e outras empresas vendo que a mudança está gerando resultados e os clientes estão saindo satisfeitos, todas também adotariam a nova forma de trabalhar. "Copiar o que dá certo não é vergonha" .

    Taiene Carolina da Silva

    ResponderExcluir
  124. No meu ponto de vista as empresas que optam pela reengenharia são empresas geridas por pessoas inteligentíssimas, colaboradores que se dispõem a e essa reestruturação também, pois os benefícios causados por ela são enormes tais como: valorização das empresas, valorização do profissional, ganho de mercado, aumento de salário, clientes e tantos outros benefícios poderia citar geralmente essas empresas estão no topo do mercado, já aquelas que optam por não sair do seu comodismo usam o “radicalismo” como desculpa evitando assim passar por um processo de Reengenharia podemos notar isso de forma bem evidente do setor público, a chamada instabilidade faz com que as pessoas estacionem, os gestores tão pouco tem o interesse em mudar algo que já vem sendo exercido a séculos (esquecendo que o mundo está em constante mudança) e quem deseja mudar isso acaba esbarrando na burocracia e desiste pelo meio do caminho talvez esteja aí o porquê nosso País não progride de forma mais rápida.
    Sou totalmente a favor da reestruturação não somente em nosso campo profissional como empresários ou colaboradores mas em nossa vida como um todo reestruturar é crescer.

    ResponderExcluir
  125. Reengenharia
    Em serviços de qualidades em que as exigências dos clientes são observadas, a reengenharia percebe as deficiências e adaptam os métodos de trabalho a serem eficazes, para fortalecer o mercado da concorrência, aumentado suas competitividades.
    Os ganhos da implantação são muitos e os custos relativamente baixos.
    A reengenharia é a reestruturação de uma Empresa por força das novas condições de concorrência de um mercado. Onde os Ineficiente esclarecem e passa ser eficientes. Os
    Inoperantes estabilizam estruturam-se a operantes .E os morosos fortalecem e tornam-se dinâmicos...

    ResponderExcluir
  126. ELAYNE VERAS13/09/2014, 09:39

    É sabido que o processo de administração do serviço público precisa mudar. Talvez até radicalmente em face de demora na resolução e prestação de serviço à sociedade. Mas no que tange o mercado privado é concordável que necessita de pessoal capacitado, até mesmo para manuseio da nova tecnologia. Porém, a forma que buscam para solucionar a velocidade no atendimento a demandas para com os clientes, mundialmente falando, não se mostra tão eficaz visto que vivemos em uma sociedade de trocas. Troca de uma prestação de serviço por um prato de comida na mesa, por pagamento de impostos, por geração de renda para o país.
    Imaginem se as empresas começarem a demitir seus colaboradores por falta de capacitação. Qual condição esta classe de ex-trabalhadores terá para voltar novamente ao mercado de trabalho, de proporcionar sustento à suas famílias, de gerar renda ao seu país? Será a solução mais cabível voltar à era da miséria, gerando mais gastos ao governo para suprir o sustento muitas famílias?
    Na visão econômica de mercado com certeza este é o caminho mais certo a seguir. No entanto, sabendo que as empresas precisam de uma sociedade para perpetuar sua existência é a escolha mais tola já vista. Como gerar capital quando se propõe a exclusão de consumidores em potencial (classe média baixa) que são os trabalhadores que na maioria das vezes as empresas sugam até a ultima gota de suor impedindo a auto-capacitação destes? É preciso ter visão de empreendedor, mas principalmente saber para quem vai empreender.
    Atenciosamente
    Elayne Veras

    ResponderExcluir
  127. Uma "reengenharia" no Setor Público seria muito apreciada, já que a prestação de serviço pelo mesmo é de péssima qualidade, acredito que não há interesse dos organismos públicos em reorganizar o setor, pois não existe concorrência entre os mesmos e seus colaboradores desfrutam de certa "estabilidade". Já o Setor Privado, está mais aberto a prática da reengenharia, buscado por melhorias em seus atendimentos, investindo em contratações mais eficientes e avanços tecnológicos , visando a satisfação de seu cliente e com isso, vêm obtendo resultados positivos. Reestruturar, reinventar, reorganizar uma empresa, pode ser muito trabalhoso, mas em tempos de grandes concorrências é o melhor caminho para o sucesso.

    Emanuele Albuquerque

    ResponderExcluir
  128. A Reengenharia é necessária para o crescimento da empresa seja ela Pública ou Privada, é claro que a inovação assusta um pouco, o medo de o prejuízo ser maior que o lucro existe. Para que as mudanças tragam resultados positivos, esta não pode ocorrer de uma hora para outra, é preciso um planejamento, e a colaboração de todos os funcionários, pois representam à maior parte da empresa, a capacitação também é um ponto muito importante. Quando a Reengenharia é adotada de forma correta, diminui gastos, satisfaz as necessidades do público alvo, e conseqüentemente traz lucros para a empresa.

    Kássia Milton

    ResponderExcluir
  129. A Reengenharia é realmente uma prática que necessita de muita cautela e de um planejamento prévio sobre o impacto positivo e negativo que irá causar nos processos, nas pessoas e nos resultados dentro da organização. As empresas públicas são as que mais necessitam da implantação deste sistema administrativo, principalmente no que tange ao retorno das solicitações que chegam diariamente aos vários órgãos espalhados pelo Brasil. Isso não significa dizer, que não existam outras formas de melhorar a qualidade dos serviços e produtos que chegam até o cliente/cidadão: Avaliação de desempenho, Recrutamento, Seleção, Treinamento, Desenvolvimento e Ciclo PDCA são outras maneiras que podem e devem ser aplicadas, no momento certo e sempre que a instituição necessitar. É quase “compreensível” que alguns órgãos e empresas não renovem seus métodos de trabalho, ou como diz o texto, fiquem presos “à burocracia”. No entanto, pagamos um alto preço pela prestação dos serviços públicos e, infelizmente, na maioria das vezes, outro quando temos um atendimento de qualidade duvidosa.

    Deívidson Rogério Mavignier

    ResponderExcluir
  130. LUINÁRIA CESARIA13/09/2014, 18:57

    Não obstante tudo o que é novo sempre é motivos de dúvidas e receios, a reengenharia veio como solução tanto para os setores de RH das empresas, como também para as "mentes" capitalistas, isso porque tal fenômeno traz melhorias para as relações empregados e empregadores
    LUINÁRIA CESARIA

    ResponderExcluir
  131. Muitos empresários preferem usar o mètado da reengenharia pois não querem ter gasto com cursos preparatórios para os funcionários.Não sabe eles que vão perde muito mais dinheiro e se prejudicando contratando outros colaboradores pois os que estavam na empresa já conhece toda estrutura organizacional, os novos colaboradores vão ter que se adaptar sendo assim á empresa não terá certeza que vão suprir todas a necessidade, um tiro no escuro.

    Keyson Carlos

    ResponderExcluir
  132. A Reengenharia de Processos na Gestão de Serviços, no meu ponto de vista envolve principalmente tecnologia de ponta. Que no Brasil ainda é precária. Eu acredito que todos os empresários querem melhorias para suas empresas mas não é tão fácil, seja pela ignorância dos mesmos ou pela dificuldade de acesso a novas tecnologias. Em empresas públicas o problema é o comodismo mesmo. Eliane Bispo

    ResponderExcluir
  133. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  134. Todas as empresas deveriam adotar o processo de Reengenharia em suas empresas.
    Devido ao mercado estar muito competitivo,o investimento na empresa e em seus funcionários, se torna indispensável.Com isso aumentaria a sua produção e lucratividade

    ResponderExcluir
  135. Karen Gonçalves
    As empresas resistem pelo novo, por anseio das modificações atrapalhar o crescimento das empresas . A reengenharia estimula métodos, que diminuir o números de empregados, empregando somente jovens inteligentes, acrescentando o número de clientes, tornando as empresas mais lucrativas.

    ResponderExcluir
  136. Concordo com o ponto de vista do blogueiro Yan Lovinsk porque a reengenharia é utilizada para encarar as batalhas, impostas pela população e pelo mercado. É necessário que as pessoas e as máquinas sejam mais eficientes para produzir uma maior quantidade gerando ganhos para a empresa e reduzindo os custos sem afetar a qualidade dos produtos e serviços

    ResponderExcluir
  137. No meu ponto de vista a reengenharia e de vital importância tanto para a empresa privada quanto para a publica,estamos vivendo em um periodo em que continuar trabalhando sempre da mesma forma nos tira do mercado de trabalho que exige hoje uma empresa atualizada,com profissionais qualificados e com uma roupagem nova para que possa ser conquistado um lugar de destaque como empresa referencial .
    Gutemberg pereira

    ResponderExcluir
  138. No meu ponto de vista a empresa privada e publica deve sim adota a reengenharia.Pois e gritante a melhoria de de profissionais qualificados e competentes em exercer uma função inovadora.A empresa que não adere a esse conceito ela fecha as portas para ela mesma, pois se priva de ser uma empresa com destaques, visões positivas e por fim perde o merito em qualificação de mercado.
    QUEILA PIMENTEL

    ResponderExcluir
  139. TEM EMPRESAS QUE NÃO GOSTAM DE INOVAR NOS SEUS FUNCIONARIOS .POIS COM ESSA ATITUDE A EMPRESA CADA VEZ MAIS SE REMETE A FICA ESTACIONADA NO MUNDO COMPETITIVO, DEVEMOS SIM USAR ESSE METODO PARA A EMPRESA PRIVADA E PUBLICA.POIS OS COLABORADORES DEVEM ESTAR SEMPRE SE PREPARANDO E SE ADAPITANDO PARA UM MUNDO CHEIO DE MUDANÇAS.SOU A FAVOR DA REENGENHARIA!
    FLAVIA DE SOUZA

    ResponderExcluir
  140. Acredito que toda empresa deveria passar por uma Reengenharia de processos na gestão de serviços, aja vista que no mercado competitivo de hoje as empresas que não se reestruturarem correm um sério risco de defasagem. Além de não manter um índice satisfatório de seus clientes e funcionários a empresa poderá até ser extinta.
    Esse processo é longo necessitando do empenho de todo o corpo empresarial, pode ser que no inicio seja difícil assimilar as mudanças, mas com o passar do tempo todos perceberam que o trabalho flui com rapidez, trazendo melhores resultados.

    ResponderExcluir
  141. Mariana Barbosa da Silva14/09/2014, 22:24

    Mariana Barbosa da Silva
    Reengenharia e uma proposta muito boa, pois vem trazendo métodos inovadores para concorrer com o mercado de trabalho. Procurar atribuir organização no sistema administrativo, que se mantém competitivo com a concorrência para poder alcançar melhores metas e fazer novos negócios.

    ResponderExcluir
  142. Adorei o texto muito criativo e rico em informações. Bom acho que toda empresa deve fazer a Reengenharia pois bela encontram bons resultados e bastante lucros. Boas mudanças fazem muito bem tanto para a empresa é seus funcionários como para seus clientes. Elas trabalham de diferentes formas desde que lhe tragam resultados positivos sempre. Precisamos de mudanças já!

    ResponderExcluir
  143. Adorei o texto muito criativo e rico em informações. Bom acho que toda empresa deve fazer a Reengenharia pois bela encontram bons resultados e bastante lucros. Boas mudanças fazem muito bem tanto para a empresa é seus funcionários como para seus clientes. Elas trabalham de diferentes formas desde que lhe tragam resultados positivos sempre. Precisamos de mudanças já! Ellen Juliane gestão Rh

    ResponderExcluir
  144. Apesar da grande resistência por parte das empresas e de seus colaboradores, a reengenharia deve sim ser implantada,pois, novas descobertas devem sim ser testadas, afim, de gerar menos custos e consequentemente mais lucratividade as empresas, não só as privadas como também as de ordem pública.
    LUCIANO DOS SANTOS GONÇALVES

    ResponderExcluir
  145. De acordo com o meu ponto de vista,a reegenharia nas empresas hoje,com os novos sevicos apresentados para o mercado,e um pouco complicado principalmente os empreendedores que estão acostumados com seus serviços que os seus clientes tem maior compra,por isso se for fazer uma reciclagem interna da empresa como: demissões,e contratar funcionários com um domínio maior,isso será bem lucrativo.Porém,é sempre bom está atento que o público de fora estar com uma procura maior e melhor de acordo com suas necessidades.

    MARICELMA SANTANA

    ResponderExcluir
  146. A reengenharia se mostra eficaz em conhecer as falhas dentro da empresa, demonstrando que, profissionais mais capacitados inseridos em uma gestão de processos mais eficiente são necessários em um ambiente tão competitivo, mesmo com as dificuldades relacionadas a resistência dentro da própria organização.
    Adriana Borges

    ResponderExcluir
  147. Acredito que nas empresas públicas a reengenharia pode ser um processo muito mais lento e moroso assim como muitos dos processos já adotados neste meio. O Brasil tem condições e já era para ter passado por muitas reformas e mudanças nos processos caros e burocráticos no qual cada um de nós não só pagamos como somos responsáveis. Quando se fala em mudança em um ambiente privado logo vem o medo da demissão dos que estão inseguros com sua função, mas quando o ambiente é publico o cenário é diferente por conta da estabilidade que um emprego público oferece. Se o que é público ou seja meu e seu fosse tão levado a sério como algo privado quando existe interesse direto pois algum dono vai ter prejuízo estaríamos em uma posição muito mais confortável em relação a coletividade.

    Boas práticas são lições aprendidas postas em prática por isso sou muito a favor da reengenharia mesmo que mudanças possam custar o emprego de alguém que não se adeque ao real cenário da empresa.

    Jessica Ferreira

    ResponderExcluir
  148. Uma reengenharia em qualquer empresa sempre levará a empresa a obter um novo ponto de vista de crescimento em seus investimentos e uma melhoria no comportamento dos funcionários, claro se essa reengenharia da empresa beneficiar os funcionários também, caso contrario haverá uma provável rejeição de algumas pessoas.

    Oleanna S. Gonçalves

    ResponderExcluir
  149. As mudanças geradas pelo processo de reengenharia criam resistências por parte dos colaboradores que já estão acostumados a trabalhar de uma determinada forma.
    Isto gera uma grande dificuldade para uma organização, que precisa driblar esta resistência e fazer com que seus colaboradores entendam os reais benefícios deste novo sistema.
    Por: Heli Rodrigues

    ResponderExcluir
  150. Juliana Gonçalves28/11/2014, 19:48

    Reegenharia de processos de gestão de servisos foi uma maneira q as empresas encontrou de capacitar cada vez mais seus funcionarios para o mercado de trabalho,afinal a concorrencia esta crescendo cada vez mais,mais na minha opinião estao tomando uma atitude muito radical em demitir seus funcionarios para capacitar outros...

    ResponderExcluir
  151. Acredito por mais que o novo seja ainda um gerador de ansiedade e medo,hoje em dia temos que arriscar.Não é atoa que a Reengenharia é,o ato de repensar e reprojetar de forma radical os processos de uma empresa. CAMYLLA LÚCIA DE MORAIS

    ResponderExcluir
  152. Para uma empresa esta em um bom nivel ela tem que se manter informada idealizar projetos que possam beneficiar a empresa apresentarem proposta que possa beneficiar financeiramente a empresa, os colaboradores teram que esta aptos a assumir uma responsabilidade, nao importa a funcao, cada dever e improtante, com a reengenharia pode contribuir na empresa causando uma resistencia eficaz e qualificando mais pessoas a assumir a função.


    Walter Gonçalves Barbosa

    ResponderExcluir
  153. Muitas empresas ainda tem medo de se abrir à esse processo de restruturação, na minha opinião é fantástico teremos profissionais qualificados na sua função clientes bem atendidos e satisfeito com o atendimento da empresa. Damiana Pereira dos Santos

    ResponderExcluir
  154. É um processo que na minha opinião é excelente onde teremos profissionais qualificados em sua função é todos ganham com isso a empresa o funcionário é os clientes que terão um atendimento de qualidade.
    Damiana Pereira dos Santos

    ResponderExcluir
  155. Nos tempos atuais de crise a reengenharia ganha força pois o empreendedor não esta conseguindo manter um numero alto de empregados, e para não perder produção ou vendas e necessário se adaptar pois o mercado exige isso.

    Dayanne França Fernandes

    ResponderExcluir