Pequenas Tarefas Diárias no Blog e Grandes Conquistas


tarefas diarias

Quem tem um blog sabe que a dedicação constante, disciplina e persistência são requisitos fundamentais para se alcançar o sucesso – conseguir atingir o que se deseja. Pode ser, por exemplo, receber muitas visitas diárias; muitos comentários construtivos; ser respeitado e 

admirado como Blogueiro; artigos compartilhados nas redes sociais; ganhar dinheiro suficiente para viver exclusivamente do seu blog ou a simples satisfação pessoal de ter um blog. Independente do seu objetivo, você deverá trabalhar muito e seguir algumas instruções com disciplina que passaremos a expor. Ressalta-se que isso leva tempo, não ocorre da noite para o dia.

Você quer ficar bem posicionado no Google, então, tem de cuidar das configurações do seu blog e todas as questões de SEO para ficar bem posicionado nas pesquisas. Se não sabe como fazer isso, vai ter que aprender ou contratar o serviço de alguém que sabe. Mas se o desejo é de melhorar o blog para que fique cada vez mais conhecido, encontrará muito material disponível na internet.

Questões de SEO facilitam as pesquisas dos Robôs do Google, Bing, Yahoo, etc., para localizar e indexar seu blog que divide espaço com mais de 170 milhões de sites e blogs na net. Percebe que para você aparecer bem na net vai ter que se dedicar muito? Assim, comprima tudo que puder: Html/Xml, Java Scripts, CSS, imagens e o conteúdo dos gadgets/widgets. Utilize alguns programas online para verificar os erros no código do seu blog, eles apontam sugestões de melhorias, entre eles destaco: GTmetrix, Pingdom, PageSpeed e o Woorank que resolvem boa parte dos problemas.

Desenvolva seu blog para celular. Hoje no Brasil temos mais celulares do que habitantes. Ao que tudo parece os Smartphones vieram para ficar. São verdadeiros computadores de bolso ao alcance das mãos, além de que as pessoas têm cada vez menos tempo livres. Desse modo um blog que fornece essa opção aos seus usuários cria mais uma forma simples e rápida para os leitores acompanharem suas atualizações.

O conteúdo publicado no blog será sempre o fator mais importante a ser considerado pelo blogueiro e em especial pelo internauta. Isso não é coisa fácil de se fazer! Porque o assunto ou tema a ser tratado tem de ser, em princípio, inédito, interessante, persuasivo, crítico, etc. São conceitos abstratos, muito do que se lê na net são republicações de republicações, sem nada de novo a acrescentar.

Assim, minha sugestão é que escreva aquilo que goste e também sobre o que não gosta, desde que aponte os pontos positivos e negativos do tema abordado para que no final gere algum aprendizado a quem ler o artigo. E que seja em linguagem simples, sem rebuscamentos linguísticos. Vale lembrar, segundo dados oficiais, trinta por cento dos brasileiros são analfabetos funcionais, dos setenta por cento restantes (aqueles que leem e escrevem), metade não tem o hábito da leitura, porque “cansa as ideias” (ficou provado que a leitura no computador cansa mais que ler um livro) e a outra metade não tem paciência. Nesse quesito se seu blog for sobre desenhos, você está a caminho do céu. Percebeu que esse parágrafo foi uma crítica persuasiva?

“Uma andorinha só não faz verão”, e isso se aplica ao seu blog também. Seu blog precisará de muita ajuda para ficar conhecido e, quem pode fornecer-lhe esse help são as redes sociais. Não é tarefa das mais fáceis cuidar do blog – produção de Artigos, SEO... Layout e manter algumas redes sociais ativas. Isso significa dizer que você terá de criar uma página/perfil no Facebook, Twitter, Google Plus, You Tube, entre outros, vinculadas a seu blog, criando uma via de mão dupla, trazendo os visitantes dessas páginas para seu blog e o caminho inverso também com as famosas opções dos botões de seguir no Twitter, Google+ e curtir do Facebook.

Levando os parágrafos anteriores em consideração você percebe que ler um blog não é o mesmo que ler a bíblia sagrada – livro mais vendido do mundo. Assim, devemos escrever pouco e dizer o suficiente e em bom português para não cansar o leitor. Opa! Esse artigo parece fugir à regra. É verdade, confesso! Entretanto o que busco são leitores assíduos, não estou promovendo uma campanha de “incentivo à leitura”, algo que o governo está fazendo com louvor, mas com 40 anos de atraso. Um leitor assíduo lerá esse artigo com os “pés nas costas” como se estivesse lendo um Gibi.

Escreva pouco, mas não conte o que jantou com os amigos, nem fale sobre o que fez ou deixou de fazer no final de semana. Nenhum visitante do seu blog estará interessado nisso, salvo seus parentes e amigos pessoais. Tente falar – escrever – sobre assuntos que acredita vão interessar a maioria das pessoas. Evite histórias pessoais, salvo se ela for muito engraçada.

Quando seu artigo receber um comentário de um visitante, seja uma crítica, um elogio ou uma sugestão, agradeça e comente sobre o comentário também. Você precisa trocar ideias com seu público, caso contrário, qual seria a razão da existência de um blog?

Além das redes sociais você deve vincular os visitantes ao seu blog, incentivando-os a deixar um comentário nos seus artigos e a assinar sua Newsletter mediante oferecimento de um e-book, por exemplo, para criar um vínculo duradouro. Isso é de suma importância, pois cada visitante que não se vincula ao seu blog é um visitante que apenas passou pelo seu blog. Entretanto, a simples passagem dele serviu para conhecer o seu blog e você. Como ninguém tem tempo de vida suficiente para visitar as mais de 170 milhões de páginas espalhadas pela net, e que nossas preferências pessoais implicam em pesquisar temas que nos interessam, seu blog corre o risco de receber outra visita desse internauta que antes só estava de passagem.

O aumento de trafego de visitantes vinculado ao seu blog é um indicativo de que chegou a hora de monetizar o blog – ganhar algum dinheiro – com algum produto ou serviço disponibilizado através de banners ou links publicitário, seu ou de terceiros. Mas cuidado! Alguns deles contém tanto código “Java script” e outras requisições que acabam diminuindo a performance no quesito velocidade de carregamento da página inicial do seu blog. Qualquer propaganda que não comprometa a velocidade de carregamento é sempre bem-vinda. Opte sempre por aquele que lhe forneça algum ganho sem matar o seu blog.

E por último, tenha em mente que problemas sempre vão surgir, preguiça, falta de criatividade, problemas técnicos no blog ou no servidor e muitos outros que comprometem seu desempenho como blogueiro. Entretanto, a única coisa que não pode acontecer é você se deixar abater por esses contratempos momentâneos e abandonar o blog.

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

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