Gadget Barra de Ferramentas com Redes Sociais e Outros Utilitários - Yan Klovinsk

Gadget Barra de Ferramentas com Redes Sociais e Outros Utilitários

gadget barra de ferramentas

É indiscutível o poder das Redes Sociais para qualquer blog ou site, em especial para a divulgação dos seus artigos, promoções, sorteios, notícias, etc. Isso é facilmente percebido pelas grandes empresas que estão migrando para a internet – redes sociais. É o caso das redes de 

televisão como a Globo, SBT, Record e Bandeirantes, por exemplo, onde a simples programação televisiva não é mais suficiente, há necessidade de se buscar cada vez mais informação e audiência. 

Além disso, muitos programas da TV são criados com base na captura de informações, imagens e notícias da internet. Com isso em mente, criei uma Barra de Ferramentas Fixa visível no rodapé do blog para incentivar e facilitar os meus visitantes a divulgarem quais artigos leram e quais e-books adquiriram e, assim, atrair e direcionar mais público para o Blog, pois compartilhar conteúdo nas redes sociais é questão de sobrevivência para qualquer blog. A ideia deu tão certo que pensei em disponibilizar o Gadget com a referida Barra de Ferramentas para outros Blogueiros desde que mantenham os créditos do Autor.


barra de ferramentas


Você deve estar se perguntando: Com tantos gadgets de redes sociais na internet o que essa Barra de Ferramentas tem de novidade?

a) Ela carrega muito rápido;

b) A Barra de Ferramentas é Fixa. Assim o visitante pode clicar em qualquer ícone enquanto lê o artigo sem ter que rolar a página;

c) O primeiro ícone serve para divulgar seu blog e você pode direcioná-lo (linkar) para um determinado artigo;

d) Do segundo ao sétimo ícone você poderá endereçá-los para as redes sociais onde possui uma página: Facebook, Twitter, Google+, Linkedin, RSS, por exemplo;

e) O oitavo ícone serve para você divulgar um e-book Grátis ou produto em troca do visitante Assinar sua Newsletter;

f) Do nono ao décimo terceiro ícone temos os botões das redes sociais para divulgação imediata dos seus artigos;

g) O décimo quarto item é uma caixa de pesquisa para blogs no Blogger, redirecionando o visitante para outros artigos do seu blog;

h) O décimo quinto ícone – Ferramentas – é o mesmo que você usou para instalar a Barra de Ferramentas;

i) O último ícone serve para rolar a página do seu blog para o início num só click.

j) Todo o código será instalado em um único lugar.


Cuidados:    

- Não, o blog Yan Klovinsk não se transformou num Metablog;

- A caixa de pesquisa constante na Barra só funciona para blogs hospedados no Blogger;

- Use imagens com os tamanhos recomendados no código para não deformar a barra;

- Altere somente o que for pedido. NÃO remova os CRÉDITOS do Autor. Obrigado!

Depois dessas considerações iniciais – estou supondo que você é blogueiro principiante com um mínimo de conhecimento – passamos então para a instalação da Barra de Ferramentas passo a passo:

1º - Copie o Código da Barra de Ferramentas no link abaixo e salve-o no seu computador num bloco de Notas ou no Notepad++.

Link do Arquivo:  código-barra-de-ferramentas

2º - Antes de fazer qualquer alteração no código você vai precisar hospedar algumas imagens no seu blog:


8 – Ícones logo, redes sociais: Facebook, Twitter, Google+, etc. (26px - 26px).


Observação:  Escolha as imagens que desejar, mas obedeça a essas medidas e salve-as no seu blog. Guarde os endereços das imagens/ícones num bloco de notas que será utilizado logo a seguir.

3º  - Com o arquivo e as imagens salvos,  faremos a devidas alterações para que ele funcione corretamente no seu blog:

Substitua tudo que foi destacado em vermelho que está em “CAIXA ALTA” substituindo por links em minúsculo. Cuidado para não apagar nada além dos itens em vermelho, como aspas (“ “), barras ( / ) ou qualquer outro símbolo ou medida.

Em síntese há quatro alterações básicas:

- Alterar a cor “#000” (preto) do Background-color,
- A cor “#CCC” (cinza) da borda superior da barra de ferramentas,
- Os endereços dos links e,
- Os endereços da imagens.

4º -  Depois de realizadas todas as substituições é fácil adicionar a Barra de Ferramentas no seu Blog:

Abra o painel do Blogger, clique no menu “Layout” e depois em “ADICIONAR GADGET Html/Javascript”. Copie o código que você preparou e cole no Gadget (deixe o título em branco). Salve e visualize-o em funcionamento. Pronto!


Curiosidade:  Aqui no Blog foi testado e está funcionando, além disso testei em dois blogs de testes que uso e funcionou perfeitamente, Inclusive no meu celular Samsung Galaxi SIII. Espero que o mesmo funcione no seu.

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


Um comentário:

  1. Gostei, os ícones das redes sociais não apareciam, mas sou precipitada e não vi que era preciso colocá-los no código. Funcionou perfeitamente. Tirei vários gadgets da sidebar por já estarem na barrinha e o visual ficou mais limpo.

    ResponderExcluir