O que você precisa saber para ter um blog de sucesso?


blog de sucesso

Depois de um ano e meio construindo o blog Yan Klovinsk posso seguramente dizer que não existe uma receita única de sucesso que se concretize, mas milhares de oportunidades, nas quais algumas delas podem se tornar realidade, com uma dose de dedicação, persistência 

e com o passar dos anos. Não estou jogando um “balde de água fria” sobre os futuros aspirantes na arte de blogar, só estou opinando sobre fatos.

Não podemos seguir a risca uma determinada receita de sucesso que funcionou para determinada pessoa ou empresa na internet, porque as variáveis (as condições) iniciais não serão as mesmas para outros. Quando nasceu a Coca-Cola, o Google, o McDonalds, a Microsoft, a Ford, a Nestlé e milhares de outras empresas de grande, médio e pequeno porte, elas simplesmente eram ideias-inovação. Mas ninguém além dos fundadores sabia disso. Somente com o tempo é que se tornaram o sucesso que hoje são.

Podemos entender como uma pessoa/empresa conseguiu atingir o sucesso quando trilhamos regressivamente sua trajetória – do presente até sua origem. Infelizmente, isso não serve de modelo para o sucesso dos outros, por uma razão simples, imitar não é inovar e as mesmas condições não estarão presentes.

Ser inovador pressupõe criatividade, mas o contrário não é verdadeiro. Desse modo, você só poderá ser bem-sucedido fazendo aquilo que mais gosta e, caso seja blogar, trilhe esse caminho seguindo sua cabeça, sua intuição e não receitas prontas espalhadas aos milhares na internet.

Ressaltamos que existem tantos critérios e significados para a palavra sucesso quanto o número de pessoas na terra, pois cada um no seu modo particular de ver o mundo adota o seu critério subjetivo de sucesso. Objetivamente ter sucesso para a maioria é ser rico e famoso, para outros é ser rico fazendo o que mais gosta, ou ainda, ganhar uma montanha de dinheiro sem fazer nada.

Entretanto, isso não pode ser vislumbrado apenas pela objetividade, o comportamento humano é ditado predominantemente pela emoção e pouco de lógica. Assim, sucesso pode significar a cura de alguma doença, fazer o ensino superior, ser pai ou mãe, comprar a casa própria, o carro e por aí vai. Todavia, estamos falando aqui “strito senso” em ter um blog de sucesso.

Você deve estar se perguntando: é mais uma receita? O paradoxo em refutar outras receitas de sucesso é o de criar uma nova. Pense nisso como uma contrarreceita ou sua receita. Afinal, você não vai chegar aonde deseja fazendo o que todo mundo faz, porque em termos de blog/sites a maioria está aplicando as sugestões divulgadas na rede e, mesmo assim, está em alto-mar, a deriva numa canoa sem remos.

Em sua opinião o que é ter um blog de sucesso? Vamos tentar aqui resumir a “ópera”. A maioria esmagadora pensa que um blog de sucesso é aquele com um grande número de visitantes, Page views, Pagerank alto, Alexa baixo (quanto menor o número mais popular é o blog) e acima de tudo que o mesmo seja rentabilizado.

Há blogs de todos os tipos, do lixo sideral que entulha a rede aos que produzem conteúdo de qualidade que dignificam a existência humana. Dentro desse espectro existem aqueles que possuem baixa visitação e rentabilidade alta, os de visitação e rentabilidade alta e, pasmem, há aqueles sem rentabilização. Entretanto, esses blogueiros (as) estão felizes em blogar e compartilhar. Para eles isso é sucesso, porque fazem o que mais gostam e gostam do que fazem. 

É sempre bem-vindo alguma rentabilização através do blog. Contudo, advirto aos futuros blogueiros que ganhar dinheiro fácil e rápido na internet é a coisa mais difícil do mundo. Os blogueiros profissionais já sabem disso e, se hoje estão ganhando algum dinheiro, isso é fruto de trabalho duro sentado em frente do monitor acumulando conhecimentos necessários para esse objetivo.

Cada um deles começou com uma ideia e, a criação de um blog proporcionou o meio necessário para realização dessa ideia.

Veja um exemplo que conheço bem. Gosto de escrever e acumulava páginas e mais páginas de vários manuscritos que se transformaram em oito livros. Enviei-os a várias editoras que mostraram interesse em publicá-los desde que eu bancasse 50% do custo de produção na tiragem inicial. Elas não apostaram nos livros (se fosse de autor estrangeiro publicariam sem pensar). Assim, transformei-os em e-Books e vim apostar na internet – o meio democrático por excelência. Criei e personalizei o blog na plataforma Blogger que se transformou em vitrine dos e-Books. Além de ser um espaço de troca, amizade, informação, etc.

Resumindo, consegui ir além do meu objetivo inicial: ser publicado por uma editora tradicional. Estou vendendo meus e-books e tenho seguidores no facebook, twitter, Google +..., isso é motivo de alegria por fazer novas amizades. Tudo através de um blog simples.

Dentro dessa perspectiva restrita e pessoal do seja o sucesso, fui obrigado a aprender muito sobre as funcionalidades de um blog. Destaco que foi penoso para um autêntico “nó cego” aprender a usar html, css, javascript, seo, tags, hacks, gadgets entre outras coisas mais. Muito do que aprendi veio de quatro blogs que recomendo no final do blog. Entretanto, esse aprendizado, ainda que rudimentar, é fonte de alegria também. Logo penso que isso seja uma forma de sucesso.

A cada blog visitado, você encontrará uma receita pronta: “faça isso ou aquilo!” Leia o artigo para se informar, mas não dê importância a ele. Nem mesmo a esse artigo que está lendo agora. Sempre duvide de tudo o que lê, seja aqui ou qualquer outro blog/site.

Ler é importante para, finalmente, analisar, avaliar e chegar a sua própria conclusão. Quando as empresas supracitadas começaram seus empreendimentos não existia uma fórmula pronta, apenas um sonho e uma determinação ferrenha em alcançá-lo.

Ninguém pode saber o que é melhor ou mais importante para você, acrescido do fato de que ninguém vai lutar no seu lugar para atingir o que deseja. Colocar o sonho em prática é negócio seu, então, “chupa essa manga!”.

Se não existem fórmulas prontas para ter sucesso com um blog, pelo menos há critérios mínimos que devem ser considerados por você na construção e editoração do seu blog, porque isso pode ajudá-lo a alcançar seu objetivo, desse modo é você quem determina o que é sucesso. Todavia como o artigo ficaria longo demais para explanar essas ideias, deixo esse assunto para tratarmos nos próximos artigos. Assim, aproveito para convidá-lo a voltar aqui outras vezes para ler a continuação desse artigo.

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!

Junte-se aos Nossos Leitores e Receba nossas atualizações!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário