A Função da Música na Educação da Criança


a função da música

É inegável que a música cumpre muitas funções na vida das pessoas. Ela serve para alegrar, acalmar, relaxar, refletir, imaginar, dançar e nos permite viajar no tempo através da memória e está presente em todas as culturas, acompanhando a história da humanidade numa linguagem 

universal e diversificada que desconhece tempo e espaço.

A música é “uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações” – V. L. P. Bréscia.

Está cientificamente comprovado que o desenvolvimento de uma criança vai além dos aspectos físicos e cognitivos, pois a música também contribui para o amadurecimento afetivo – aspectos emocionais – e social.

Não é sem propósito que a disciplina de música volta a ser obrigatória na grade curricular do ensino fundamental e médio através da aprovação da Lei nº 11.769 de 2008, tornando possível uma formação mais humanística dos estudantes, na qual serão desenvolvidas habilidades motoras, de concentração e a capacidade de trabalhar em grupo, de ouvir e de respeitar o outro.

Segundo V. H. Gainza, “A música e o som, enquanto energia estimula o movimento interno e externo no homem, impulsionando-o a ação e promovem nele uma multiplicidade de condutas de diferentes qualidades e grau”.

Assim, vale ressaltar que a música é fator determinante na construção da personalidade do indivíduo, uma forma de expressão social e cultural pouco valorizada em nossa sociedade.

Para aqueles que moram em Taguatinga – DF apresento-lhes a escola de música que há mais de 25 anos vem incentivando talentos no Distrito Federal sob a direção de Profª Lélia Guimarães da Silva Cunha, trata-se da:

MELODIA – Centro de Estudos Musicais
QSA 22 – CASA 11
Taguatinga – DF
(61) 3563.2980


escola de musica

Oferecendo os Cursos:

- Violão Clássico e Popular
- Violino
- Bateria
- Canto
- Piano
- Contrabaixo Elétrico
- Acordeon
- Guitarra
- Teclado
- Iniciação Musical – a partir dos quatro (4) anos de idade

Faça uma visita ou Ligue (61) 3563.2980 para mais informações.

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!

Junte-se aos Nossos Leitores e Receba nossas atualizações!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

4 comentários:

  1. A musicalização nas escolas é fundamental para um bom desenvolvimento como diz o texto. A música transpõe barreiras, porém, é necessário prestar atenção se as aulas estão sendo ministradas por uma equipe adequada e da forma exigida na lei. So estão autorizados a lecionar na educação básica os professores com nível superior. Viva a música!.

    Aldenir Silva

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A Musica é mais que essencial para a educação das crianças,com a musica elas podem ver o mundo de forma mais espontânea,a musica esta sempre presente na vida de todos,sempre que esta triste ou feliz,apaixonado ou decepcionado,ou seja não tem como uma criança crescer sem uma educação musical.
    Carlos Alexandre Rodrigues Da Silva

    ResponderExcluir
  4. É importante utilizar vários tipos de músicas para incentivar o aprendizado das crianças.Através da música e dos movimentos as crianças aprendem diversas coisas sobre seu corpo e sobre seus hábitos saudáveis de higiene e saúde, e é sempre bom pois nas músicas aprendem novas palavras e se divertem. Nome: Bianca cardoso Gonçalves.

    ResponderExcluir