Biografia - Yan Klovinsk

Biografia

Biografia de Yan Klovinsk


Yan Klovinsk nasceu em 08/04/1962 em Tubarão – SC. É o primogênito de seis filhos de Bruno, militar do exército e de Juçá, professora estadual e, pai de Michael e Muriel. Alguém deveria escrever isso por mim, mas ninguém me conhece mais do que eu mesmo e, as 

palavras ditas por outra pessoa não seriam as minhas. Logo, escrevo esse resumo.

Desde tenra idade sofri como portador de hemofilia sem saber qual era o problema, pois o diagnóstico só chegou aos 13 anos de idade. Aqui no Brasil os médicos sabiam muito pouco sobre a doença. Foram centenas de hemartroses (hemorragia nas articulações) não tratadas ou tratadas de maneira errada nos primeiros 20 anos de vida, muita dor e noites em claro a cada episódio, em consequência disso tive sequelas. Porque depois do diagnóstico ainda tinha o problema de nunca ter a medicação (Fator VIII) suficiente para o tratamento (subdoses), o produto é importado.

A doença sempre foi e ainda é um obstáculo, mas ao invés de servir de pretexto para um vitimismo crônico – um poço de sentimentos negativos – serviu como motivador para seguir em frente e vencer na vida.

Assim, tive que me esforçar mais que a maioria das pessoas para compensar as faltas escolares até completar o ensino fundamental e o ensino médio como técnico em Patologia Clínica. E, não foi diferente na faculdade quando frequentei os cursos de Administração e posteriormente de Filosofia sem concluí-los por excesso de faltas. Tranquei a matrícula dos referidos cursos para me dedicar a questão mais urgente – emprego – pois era casado e pai de dois filhos. Nunca mais voltei a completar os cursos.

Estar empregado sempre foi uma “novela”, fui auxiliar de escritório, operador de telemarketing, artesão, fiz estágio na Caixa Econômica Federal, entre outros, mas como era de se esperar faltava muito ao trabalho por motivo de doença e, ficava cada vez mais difícil conseguir emprego. Qual empresário estaria disposto a contratar alguém que, fatalmente, iria faltar de modo intermitente ao trabalho?

Diante dos fatos, dediquei-me a carreira solo – ser o próprio patrão. Fui marceneiro e vendedor autônomo de produtos medicinais, esportivos e de roupas. Tive quatro microempresas que fecharam as portas mais rápido do que toda a burocracia para abri-las. Aí a gente descobre que o governo não te ajuda em nada, somente te suga o quanto pode. Além disso, como presidente da Associação dos Moradores onde residia fui convidado a ser candidato a candidato, disputando uma vaga para concorrer ao cargo de Vereador no meu município. Tinham 18 candidatos inscritos e só 15 vagas no partido. Eu fui um dos três que ficaram de fora da disputa.

Após outro vestibular voltei a faculdade e me graduei em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Depois me mudei para Florianópolis e, após três anos lá, separei-me. O divórcio ocorreu próximo de completar 21 anos de casado. Do ponto de vista profissional eu já me sentia de muletas, com a separação eu me senti como um cadeirante. Fui morar sozinho e dei início a uma nova etapa da vida.

Algum tempo depois fui a Brasília fazer uma consulta com ortopedista, com objetivo de viabilizar uma artroplastia total de joelho (Prótese no joelho) o que não deu em nada. Todavia, nem tudo estava perdido. Aproveitando a ocasião, entrei em contato com a Lélia, pessoa que conhecera na internet e queria conhecê-la pessoalmente. Para resumir, namoramos, noivamos e casamos. Nesse mesmo tempo comecei a trabalhar aqui em Brasília como psicólogo terceirizado na Secretaria de Saúde do DF, e em seguida consegui a cirurgia para o joelho. Descobri que o tratamento para hemofilia é bem melhor por aqui.

Nesse período estudava para concursos públicos, passei em 14 e fui nomeado para alguns deles. Escolhi o cargo de psicólogo na Secretaria de Saúde do DF, agora sou servidor público distrital. Estudei tanto para concursos que aprendi a gostar da área do direito, então, voltei para ao banco da faculdade e graduei-me como Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Estácio de Brasília e, simultaneamente, fiz uma especialização em gestão pública pela Universidade Católica Dom Bosco. Continuo estudando para outros cargos públicos mais vantajosos. Estudar e aprender sempre.

Desde cedo sempre gostei de ler e aprender mais, isso permitiu que desenvolvesse o hábito de escrever, então, juntei muitos manuscritos guardados em uma pasta e os transformei em livros que publiquei na Amazon, hoje são 10 livros. Criei esse blog em 2011 para divulgá-los e também para compartilhar pensamentos sobre a vida em forma de artigos.

Hoje com 56 anos de idade, olho para traz e, em muitos aspectos, não gosto do que vejo, porque até aqui foi uma luta sem trégua. Tinha delineado um futuro diferente para mim, todavia, muitos desses aspectos negativos me forjaram. Criaram uma personalidade mais forte, persistente ou teimoso, e sem medo da vida. Gosto do resultado, não do modo como o caminho foi trilhado.

A lição que aprendi é que a vida bate todos os dias na nossa cara, seja por um problema que não escolhemos ter, seja pelas pessoas que nos rodeiam, então, caímos. Mas quando aprendemos a ficar de pé após uma queda, o futuro é nosso. Porque ninguém gosta de bater em alguém que sempre quer ficar de pé. Assim, derruba-se o “inimigo” pelo simples fato de existir.

Agora, enquanto escrevo um pouco de mim, minha mente se carrega de planos para um futuro próximo e longínquo, há muito o que fazer, contribuir e a aprender. Um plano em mente e ação. É o que se precisa. Desistir, nunca.  

Se você chegou até aqui, convido-o para ler alguns artigos no blog, espero que goste. Aproveito a oportunidade para informá-lo que em breve publicarei outro livro – um romance. Assine nossa newsletter para ser avisado!

Até outra oportunidade,
Forte abraço e Sucesso.

Yan Klovinsk

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário