O Brasil segue a democracia à risca? - Yan Klovinsk

O Brasil segue a democracia à risca?

Em defesa da Democracia.

Conceituar o que é democracia, antes de falar sobre a atual situação do Brasil, é de suma importância para compreendermos o real significado da palavra. Democracia é um sistema político, considerado como o governo do povo, em que as pessoas possuem 

livre-arbítrio para opinar e participar ativamente dos assuntos que envolvem política, economia, poder entre outros.

Existem diversos Estados mundiais que são democratas plenos, imperfeitos e muitos países ainda seguem à risca os regimes autoritários. O Brasil, do ano de 1964 a 1985, foi governado pelo Regime Militar, época em que o cidadão era impedido de exercer a cidadania, sem liberdade de expressão, era proibido sair às ruas e reivindicar os seus direitos. Não havia diálogo entre o Governo de regime militar (Ditadura) e oposição. Mas a partir de 1985, com o Movimento intitulado “Diretas Já”, a população participou da construção de um importante capítulo da história do Brasil.

Hoje, trinta anos após, o povo volta a se manifestar, organizando marchas contra e a favor do atual governo brasileiro. Milhares de pessoas lotam as ruas e avenidas de cidades brasileiras com a intenção de mudar ou manter o atual cenário do País. É notório a diversidade social e cultural que encontramos nessas manifestações. Se observarmos a quantidade de cartazes e faixas expostos e o conteúdo destes são visíveis as insatisfações, dificuldades e aprazimentos.

Famílias pintam seus rostos, levantam faixas e cartazes e se enchem de orgulho, quando ouvem o Hino Nacional. Na política brasileira, há inúmeras comparações e discussões quando se trata do modelo político de Esquerda e Direita. Quais são os reais motivos para os protestos? Na última eleição presidencial, podemos dizer que o Brasil se dividiu nas urnas, Dilma Rousseff (PT) venceu com 51,64% dos votos válidos contra 48,36% obtidos pelo senador Aécio Neves (PSDB). A disputa foi acirrada e o resultado causou muita revolta na oposição.

Contrariando o eleitorado brasileiro, a palavra corrupção está escancarada na política brasileira. O recente caso Petrobras foi mais um motivo de grande descontentamento e vergonha para a nação brasileira. Nas faixas não faltam as palavras de ordem: saúde, educação e segurança. Trios elétricos acompanham os militantes pelas ruas, como forma de encorajamento e os principais organizadores dos eventos esbanjam determinação na realização dos protestos.

Os eleitores de Dilma Rousseff não concordam com os atos contra a Presidente e também vão às ruas rebaterem, pois muitos reconhecem que houve mudanças na vida de muitas pessoas, as quais foram tiradas do nível de extrema pobreza e tiveram oportunidades de ascensão e acesso a bens e serviços durante o atual governo.

Mesmo com toda essa democracia, insultos e provocações surgem nas redes sociais e até violência física há entre aqueles que são pró e contra o atual modelo de gestão. Baderneiros vão às ruas para vandalizar e criar conflitos contra opiniões dessemelhantes.

Enfim, novos atos pró e contra o atual governo já estão marcados e temos que lutar de forma positiva para que possamos agregar valores à luta. É preciso sair às ruas conscientes do quê e para que estamos lutando. E o mais importante, é necessário respeitar a opinião alheia.

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


8 comentários:

  1. A democracia é um sistema político que dá liberdade há um determinado povo a colocarem suas supostas opiniões dentro de uma sociedade política, já que nos anos em que o regime Militar governava, todos aqueles que tinham opiniões eram impedidos de participar de qualquer movimento que fossem dentro da ideia política. Mas a partir de 1985 as coisas começaram a mudar e dali todos podiam colocar suas ideias expressivas e contraditórias. E o povo ainda não satisfeito com a ideia da nova presidência, opinaram mais uma vez de forma geral dando acesso à uma manifestação com seus pensamentos semelhantes e diferentes de forma aceitável, mas ainda existe um determinado preconceito em questão da liberdade de opinião com a política. De forma geral a liberdade do povo em colocarem suas opiniões ou preferências na ordem política não é tão valorizada, aceitada e respeitada pelos políticos ou daqueles que são de oposições diferentes. A corrupção é principal prato em que se vê no regime político brasileiro e que contra isso nenhuma liberdade de expressão consegue fazer mudar para melhorias no Brasil, assim acredito, que o objetivo principal ainda não foi realizado, são eles: educação, segurança e saúde.
    Nome: Pedro Nascimento Constantino

    ResponderExcluir
  2. Ser democrata é ter o livre arbítrio de suas vontades e expor opiniões sobre o seu direito de votar, ser cidadão com direito de ir e vir. Cada um tem seu papel de contribuir pelo desenvolvimento do Brasil e manifestar suas opiniões mesmo não sendo aceita pelo governo, essa situação muda quando podemos ter voz e falar juntamente com milhares de brasileiros através das manifestações (não perdendo a razão e direto) porque quando às pessoas vão à rua se manifestar, o povo ganha maior visibilidade com opiniões sobre a política que temos hoje em dia, atual situação vivida, para que possamos lutar pela melhoria.
    Nome:Ana Karoliny Miranda da Cunha

    ResponderExcluir
  3. Democracia e ter suas vontade e opiniões onde podemos expor nosso direito. Mas vivemos num país onde essa é direito de ir e vim de se expor de se manifestar não fazem mais diferença. vivemos em um pais onde a política nos roubam até nossos direito onde ficamos sujeitos a vergonha de honrar a bandeira.

    Sâmia Aparecida Moreira dos Santos

    ResponderExcluir
  4. A democracia é o pior dos regimes políticos, mas não há nenhum sistema melhor que ela.

    ResponderExcluir
  5. Democracia,uma vez que a população possui uma participação mais ativa,e temos a liberdade de fazer uma escolha sem nenhum Tipi de perseguição.Pois vivemos em um país que a democracia só funcionaria se todos os brasileiros fossem honestos.Aí sim por uma questão de ética ninguém infringiria as leis.

    ResponderExcluir
  6. De acordo com o Artigo de José Roberto Matias "O Brasil segue a democracia à risca", é observado varios fatos da nossa historia, tal como o regime militar que tomou posse do poder e vimos uma ditadura no Brasil onde não havia comunicação entre a oposição e governo e ate mesmo a população, é mencionado que após o movimento de "Diretas já" ocorre uma revolução
    no formato de governo do nosso país até se transformar no que é visto hoje. No artigo é demonstrado que o Brasil hoje de fato ocorre uma democracia, pois hoje a população pode votar, pode se manifestar, fazer greve, ou seja tem um forte envolvimento na politica é um poder de decisão pra escolher seus representantes no poder.
    Danielle Cristina Andrade Silva

    ResponderExcluir
  7. Com muita curiosidade dei um Google no significado de democracia e me deparo com “sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas.” E em parte acredito sim que acontece, pois temos um exemplo claro , a época da ditadura militar onde não existia manifestação, seja ela nas ruas, em programas televisionados ou qualquer tipo de opinião, não existia essa liberdade de expressão que temos hoje, e isso foi um grande avanço para a população, se não sentimos satisfeito com decisões políticas, podemos e devemos correr atrás de nossos direitos, porem quando citamos política no Brasil nos deparamos com a corrupção que infelizmente esta fazendo parte do nosso pais, e isso é revoltante pois nos perguntamos onde esta a democracia que é tão bela na constituição mas na pratica dentro do governo, os “grandes” que determinam as regras.

    Amanda Pires Lima

    ResponderExcluir
  8. A democracia como direito da sociedade deve ser exercida de forma plena. Qualquer tumulto que venha atrapalhar e incentivar a violência deve ser erradicado. Infelizmente a corrupção tomou conta da nossa pátria amada. Políticos usufruem de seus cargos para realizarem egos pessoais. A sociedade inconformada com tanta mentira resolve sair às ruas clamando justiça em prol de uma saúde, segurança e educação digna do ser humano. Nos dias de hoje, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal com aprovação do Presidente da República legislam em causa própria, deixando de lado os direitos básicos constitucionais e assim, ignorando a Democracia existente em um país que necessita urgente de um sistema político eficaz.

    Nome: Bruna Lopes Costa

    ResponderExcluir