Chegando ao Novo Ano e Obtendo Resultados Diferentes - Yan Klovinsk

Chegando ao Novo Ano e Obtendo Resultados Diferentes

farol

É comum em qualquer lugar do planeta que os preparativos de natal seja um período muito movimentado, com toda a correria das compras para a ceia, os presentes, os eletrodomésticos e tudo mais. É verdade também gastarmos muito além daquilo que recebemos como salário 

e 13º salário acumulados. Para não falar daqueles que já negociaram antecipadamente, com os bancos, seu 13º salário em troca de jurus módicos para depois se arrependerem do negócio lucrativo apenas para os bancos.

Queremos que o ano novo seja diferente e repleto de realizações, mas fazemos sempre as mesmas coisas e, por isso, obtemos os mesmos resultados e ficamos insatisfeitos e infelizes por isso.

Quem faz o mesmo que todo mundo faz não leva vantagem em nada. Como não sou dono da verdade, só apresento os fatos, vivo para que algum gênio me prove o contrário. Até o momento isso não aconteceu, então, vou vivendo!

É um paradoxo da vida moderna, vamos as compras no período em que os produtos e serviços são mais caros aos nossos bolsos. E consideramos isso normal. Desse modo ninguém poderá questionar sua normalidade. Você é normal e ponto. Como a maioria você inicia o ano carregado de contas para pagar, endividado até o pescoço. Depois você toma dinheiro emprestado no banco, paga suas dívidas com vários credores e fica com um único credor mais juros – o banco.

Tenho adotado algumas regras em minha vida que tem funcionado muito bem. Nesse período de dezembro só compro presentes de pequena monta que praticamente não altera meu salário. Deixo para comprar carro, eletrodomésticos e outros itens mais caros a partir do dia 15 de janeiro. Assim, aproveito os descontos que variam de 20% a 50% em média, para comprar os mesmos produtos e serviços. Eles estão lá na loja a sua espera porque os comerciantes compram mais do que vendem e precisam vender o estoque, pois têm duplicatas a vencer, eles podem fazê-lo, já lucraram o suficiente com as compras de natal.

É claro que se todos fizessem isso o mês de janeiro seria mais caro do que o de dezembro. Entretanto, esse texto não é para aqueles que seguem a multidão – os normais. Porque você não pode seguir a multidão e ter um resultado diferente dela.

Ah! Mas é natal! Exclama alguém da multidão. É verdade! Mas quem disse que natal e dar e receber presentes. Você sabe o significado do natal? Adianto que não tem nada a ver com troca de presentes e comércio. Fomos condicionados para isso e para enriquecer uma minoria. Esse é o sistema! Fomos tão condicionados a isso que se um pai de família não pode dar uma bicicleta para o filho passa o ano todo se sentindo culpado e incompetente. Para fugir desse dilema ele compra a referida bicicleta e paga em 24 parcelas.

Eu quero, vou e posso comprar presentes sem me endividar! Parabéns! Você pertence a uma minoria seleta, sob o ponto de vista econômico, é claro. Mas se pensar economicamente e valorizar seu salário irá comprar em janeiro.

Falando em obter resultados diferentes você precisa planejar tudo o que precisa fazer, no passo a passo, até o final do próximo ano.

Digo isso, porque o período que antecede o natal e depois dele é extremamente estressante e triste para mim. Não é por conta das festas e correrias das compras. O motivo é que uso esse período para reflexão, minhas conquistas materiais, pessoais, espirituais ao longo do ano que se finda, além, é claro, do quanto preciso melhorar como ser humano. Adianto! Reflexão dói na alma. Você avalia seus acertos e seus erros, coisas que não deveria ter feito e que não poderá mais muda-las, terá que conviver com elas para todo o sempre. Mas aprenderá com isso.

Dessa reflexão – balanço dos prós e contras – resulta em um planejamento para o ano vindouro. Um passo a passo a ser seguido durante os próximos doze meses. Como exemplo podemos citar:

- Como ser mais produtivo no meu trabalho e torna-lo prazeroso?
- Devo dar mais atenção a pessoa “x” pois tenho negligenciado sua amizade;
- Devo me dedicar mais a esposa (o), aos filhos, aos estudos, etc.;
- Quanto posso economizar por mês para não precisar do banco no fim do ano?
- Programar uma viagem de férias com a família;

E, assim vai. Você é quem determina o que fazer e como fazê-lo, e logo implementa seu plano de ação para obter o resultado esperado. Para obter um resultado diferente, não pode fazer as mesmas coisas que vem fazendo. É necessário um plano diferente para obter resultado diferente.

No mais, desejo a você que acompanha o blog Um Feliz Natal e Um Próspero Ano Novo repleto de realizações junto aos seus mais queridos.

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


2 comentários:

  1. Quando alguém propõe um Processo de Reengenharia, como um processo inovador dentro de uma instituição e/ou empresa, causa grande impacto e espanto entre os funcionários, além do receio de serem demitidos em virtude das mudanças que a Reengenharia oferece. Aos poucos, com a implantação do processo inovador, os funcionários podem ficar mais flexíveis à maneira que os gestores e líderes (segundo a hierarquia da empresa) passam as informações e metas a se cumprir para o melhor aproveitamento e eficiência da Reengenharia. Dessa forma, a empresa pode ganhar muito em vários sentidos, inclusive funcionários mais motivados a exercerem sua função com inovações e projetos que rentabilizam mais benefícios para a empresa como um todo. Pedro Henrique Chaves

    ResponderExcluir
  2. Devemos sim repensar nossos objetivos de vida a cada ano que se passa. Repensar também, como ser uma pessoa melhor. Sempre é bom fazermos uma autocrítica de nossas ações. O ideal é ter uma saúde financeira exemplar, pois sabemos que o dinheiro interfere muito no nosso psicológico e no bem estar da nossa família. Diria que a palavra certa é planejamento em tudo. Todo ano nos lamentamos do ano que passou devida a falta de tempo para sentarmos e planejar o que deve ser feito para ter um ano melhor com objetivos alcançados. A nossa autocrítica tem sempre que está presente em nosso dia a dia para podermos refletir a todo instante o que precisa melhorar. O ano passa e sabemos que é mais uma benção que Deus nos deu. Temos que parar de reclamar o tempo todo e ter mais atitude em fazer um Ano bem melhor do Ano que passou.

    Nome: Bruna Lopes Costa

    ResponderExcluir