Primeiro Ranking Top Blogger 2012 dos Blogs em Língua Portuguesa - Yan Klovinsk

Primeiro Ranking Top Blogger 2012 dos Blogs em Língua Portuguesa

Primeiro Ranking Top Blogger

Há alguns dias saiu o resultado do Primeiro Ranking Top Blogger 2012. A competição foi organizada pelo metablogger Adelson Smania do gerenciando blog. Uma iniciativa que parabenizei em comentário no blog do autor da competição. Gostei da ideia que passo a fazer alguns 

comentários a seguir. Falo em competição não no sentido de se buscar o melhor blog da blogosfera, mas o de ter a possibilidade de saber o “como vai meu blog?” e o “Quanto precisa ser melhorado para se tornar eficiente?”. Buscando sempre que possível o melhor desempenho.

Quando li o artigo anunciando as inscrições para o top blogger pensei em não candidatar meu blog Yan Klovinsk para o evento. Sendo ele ainda bebê – um ano e sete meses – pensei que entre os concorrentes de peso não teria a menor chance de figurar na lista. Depois pensei que poderia figurar como último colocado entre os inscritos, então, decidi participar e, coloquei o blog a prova, uma espécie de avaliação de como estou indo até aqui?

Para minha surpresa fiquei na 54º posição dos 227 inscritos, isso me ofereceu um norte de como estou indo e o quanto preciso melhorar. Desse modo comecei a implantar algumas modificações no blog referentes à SEO, redes sociais, etc. O objetivo é melhorar minha posição até o final do ano, quando irei participar do 2º Top Blogger 2013. Na segunda edição do evento, acredito que o número de blogs participantes irá triplicar.

Não está em jogo a posição no ranking em relação aos concorrentes, mas tão somente o quanto essa posição significa em termos de desempenho, ou seja, se estou no caminho certo.

Fiquei contente, também, porque dois dos blogs que sigo e que muito aprendi com eles, ficaram entre o dez primeiros colocados: Gerenciando blog na 3ª posição e Um Pouco de Mim da Elaine Gaspareto na 10ª posição. Penso que estou no caminho certo e recomendo que os sigam.

Interessante observar que o Adelson (gerenciando blog) utilizou sete métricas (fatores) diferentes para avaliação dos blogs (Alexa Rank, Google PageRank, Page Authority, MozRank, Fãs no Facebook, Seguidores no Twitter, Círculos no Google+) e atribuiu notas a cada quesito. A meu ver uma ideia mais justa e equilibrada do que se basear em uma só métrica. O conjunto dessas métricas compõe o que chamei de um ranking brasileiro – o BrasRank. Até essa data ninguém tinha utilizado essa nomenclatura, mas vai que um engenheiro de software crie um programa com essas métricas. Assim, o programa já tem um nome e os devidos créditos por antecipação.

Sugeri ao metablogger que incluísse outra métrica para o próximo top blogger: a “Velocidade dos blogs”. E um programa bom para isso é o GTmetrix.com, além da velocidade do carregamento da página inicial atribui duas notas, Page Speed e YSlow.

Os critérios de votação do Top Blogger foram objetivos, com base em números. A avaliação subjetiva (muito complexa) ficaria por conta do critério “conteúdo”. Determinar o quanto um blog é útil, importante, necessário e aceito na blogosfera é uma tarefa das mais penosas para qualquer avaliador, que se resume em definir objetivamente os critérios subjetivos de um blog.

Qualidade no conteúdo dos artigos (posts) é o que nos orientam todos os que estão na internet há algum tempo. Entretanto, há que se definir primeiro o que é qualidade? A ortografia e gramática correta nos artigos são itens objetivos. Mas avaliar o quanto aquele conteúdo é útil, necessário e interessante são outros quinhentos.

Por exemplo, quem busca blogs com conteúdo literário está em busca do prazer pela leitura em si mesma, quem busca melhorar as funcionalidades de um blog procura um metablogger e quem gosta de jogos eletrônicos procura blogs com esse perfil. Assim, determinar o quão relevante é o conteúdo de um blog para o público em geral se torna impraticável. Quem gosta de jogos seguirá os blogs desse nicho e não um blog de literatura. Eu disse impraticável, mas não impossível.

Portanto, o “x” da questão é: Como avaliar o conteúdo e qualidade de blogs de nichos diferentes?

Como a vontade de seguir um blog “x” está ligado ao gosto de cada um, nós, blogueiros de plantão, ficamos na luta incansável de conseguir mais tráfego para o nosso blog. Tendo em mente que quanto mais seguidores tivermos no Facebook, Google +, Twitter... é bom para o blog. Porque não há razão mais importante de se ter um blog on-line: compartilhar com aqueles que te seguem ou visitam.

Você pode conferir o resultado completo da votação com os 227 blogs inscritos no Top Blogger 2012.

Em dezembro de 2013 haverá a 2ª Edição do Ranking Top Blogger da Língua Portuguesa, segundo o Adelson. Fique atento e inscreva seu blog ou indique aquele que mais gosta.

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário