Bodas de Algodão: Um Ano com o Blog Yan Klovinsk - Yan Klovinsk

Bodas de Algodão: Um Ano com o Blog Yan Klovinsk

Bodas de Algodão: Um Ano com o Blog Yan Klovinsk

O Blog Yan Klovinsk está de aniversário. Hoje faz exatamente UM ANO - Bodas de Algodão - que escrevi o primeiro artigo aqui! Quem está nessa estrada sabe, são poucos os blogs que sobrevivem a essa idade, muitos são abandonados antes disso. Faço questão de comemorar 

a data com todos os amigos leitores que aqui deixaram seus comentários e sugestões como também através dos e-mails.

Isso é a minha motivação, e sem vocês o blog não teria razão de existir.

Sempre quis tornar público o que escrevo, compartilhar minhas opiniões pessoais sobre o mundo, as pessoas, as coisas e meus livros. Quando surgiu a possibilidade de criar um blog, lá fui eu visitar o Blogger. Comecei do zero, sem saber nada de nada, aprendi na base da tentativa-erro-acerto, às vezes, tentativa-erro-erro. Devo ter alterado o código fonte do blog um “zilhão” de vezes, talvez até tenha criado, por acidente, um novo algoritmo e nem saiba disso.

O aprendizado evoluiu rápido quando conheci os blogs Gerenciandoblog do Adelcio, o MundoBlogger da Clau e UmPoucodeMim da Elaine Gaspareto. Neles encontrei o que precisava e um pouco mais para personalizar meu blog. Entretanto, penei na frente do computador, alguns dias chegava a ficar mais de dezoito horas sentado, só me levantava para as refeições e para ir ao banheiro. Pensa num menino insistente e determinado. Esse era eu! Menino é força de expressão kkkk.

Precisei pesquisar muito no Google, Bing, Yahoo, ás vezes, ficava com 12 a 15 páginas abertas no monitor, cruzando informações e depois as testando no Blog. Levei muito tempo para absorver o mínimo necessário para tocar meu projeto adiante. Coisa que um adolescente resolveria com os “pés nas costas”, pelo menos no quesito configurações, layout, inserção de códigos, etc., mas não quanto a escrever um bom artigo. A única motivação para iniciar meu trabalho e a que me mantém na net até hoje é a de escrever artigos para informar e, principalmente, divertir, emocionar e proporcionar alguma reflexão as pessoas. Por isso, valorizo tanto os comentários aqui postados.

Nos dois primeiros meses era angustiante escrever os artigos e não receber visitas e nem comentário. Eu ficava com a impressão que escrevia para mim mesmo. Em parte estava certo, porque sempre escrevi dessa forma. Entretanto, agora era diferente eu tornava público o privado. Felizmente, os primeiros comentários chegaram ao blog e eis que a motivação retornou com força total. Fiquei tão alegre quanto uma árvore de natal carregada de piscas-piscas, acendiam e depois apagavam, acendiam e apagavam... kkkk.

Só depois de sete meses é que passei a utilizar propaganda para gerar alguma receita. Todavia a rentabilidade mais promissora vem diretamente dos meus e-books. Ainda é cedo para dizer que o projeto com o blog foi bem sucedido. Aguardemos mais uns dois anos para fazer uma avaliação. Enquanto isso eu não posso esquecer-me do básico: escrever os artigos e E-books, postar e aguardar comentários ao mesmo tempo em que faço amigos.

Vamos combinar: ganhar dinheiro fácil na internet é a coisa mais difícil que existe, o desgaste físico, psicológico e emocional é colossal. A prova incontestável disso é que mais de 90% dos Blogs nascem e morrem na mesma velocidade, só se mantém na internet aqueles com algo a dizer, contribuir e que, às vezes, caem no gosto do público. Contudo, a maioria só está interessada em rentabilizar o blog, esquecem que isso é uma função secundária. Primeiramente, todo blog deve ser uma vitrine, um convite ao internauta, e isso só ocorre com conteúdo de qualidade. Por favor, evite escrever um artigo de um parágrafo só copiado de outro blog. Portanto, conteúdo de qualidade em linguagem simples vem primeiro, a rentabilização do blog é uma consequência natural desse processo.

No final de 2011 havia mais de 500 milhões de sites/blogs na internet. Boa parte deles se encontra inativos enchendo a net de lixo e inutilidades. Muita gente deseja ter um blog, afinal é livre e grátis. Infelizmente, muitos deles não têm o que dizer, porque o futuro blogueiro não respondeu a pergunta original: Por que quero ter um blog? Boa parte dos internautas não gosta de escrever e a outra não o sabe, assim, o blog vira uma vitrine de propagandas e, quando escrevem alguma coisa é ensinando um novo código para incrementar um Gadget ou o HTML, que fora copiado de outro blog, e de outro blog e de outro blog. Muitos códigos que adicionamos deixam o blog lento e impedem a página de carregar no menor tempo possível. Isso é péssimo por dois motivos, o primeiro é que o blog fica mal ranqueado, perdendo posições na pesquisa e o segundo é que muitos desses códigos vêm justamente de sites que primam pela velocidade e muitos deles não podem ser otimizados. Uma contradição para o próprio Google que recomenda rapidez no carregamento de sites e blogs.

Entretanto, estar bem ranqueado é relativo, porque sites pornôs, maliciosos e os que prometem colocá-lo nas primeiras posições das pesquisas infestam a internet e, estão quase sempre bem posicionados. Falar da qualidade dos artigos publicados é falar de subjetividade, cada um tem a sua ideia de qualidade.

Os números do Blog ainda são modestos para o 1º ano. Estou apenas no início da jornada. Contudo é fonte de alegria e motivação por acreditar estar no caminho certo. Eu disse números modestos, porém consistentes e crescentes, mas a verdade é uma só: ter um blog/site na internet é comparável a um grão de areia numa praia disputando espaço para ser percebido.

Alguns números entre 28/06/2011 a 28/06/2012 do Blog segundo o Google Analytcs e Alexa Ranking:

- Visitantes: 4.520 – média de 12,38/dia.
- Pageviews: 16.037 – média de 43,93/dia.
- Origem do tráfego: 05 continentes – 27 Países – 208 Cidades
- 58 artigos – média de 4,83 artigos/mês.
- 65 comentários – média de 1,14/artigo.


- 13 seguidores no Twitter – @YanKlovinsk
- 18 Fãs Facebook - (página implantada há dois meses)
- 25 assinantes do feed no FeedBurner.

Alexa Ranking:  28 junho 2011 – Global 16.728.437 – Brasil 42.565
                           28 junho 2012 – Global      175.099 – Brasil   5.321
Obs.: Aqui quanto menor o número mais popular é o blog/site na internet.

Pagerank: ainda é Zero, todavia acredito que entre 0 e 1 exista alguma coisa, talvez o PR  do blog seja 0,76. Quem é que sabe? Todavia hoje fiz um PageRank Prediction no site seomastering e ele calculou um PR 3,97 (previsão).
Obs.: Aqui quanto maior o número (0 a 10) melhor ranqueado.

SEO:

- PageSpeed score – 91
- Pingdom score – 88
- GTmetrix – 86B – 66D
- Page Load Time1.82s a 3.70s


Artigos mais visitados


Artigos especiais:


Páginas mais visitadas

1º - Biografia
2º - Livros

E-books mais vendidos


Todo artigo/Post aqui escrito é resultado de horas de pesquisa e os comentários recebem minha resposta. Esse relacionamento próximo criou a oportunidade de conhecer ótimas pessoas, nunca teria a oportunidade de conhecê-las de outra forma. Quer um bom exemplo? Eu morava em Florianópolis/SC e conheci minha esposa pela internet, e aqui estou em Brasília. Algumas das magias da net.

Por isso, deixo aqui meu agradecimento a todos vocês que visitam o Blog e que colaboraram com meu trabalho até esta data. O Blog só é hoje o que é devido à colaboração de todos vocês e sem o qual não existiriam blogs.

Meu sincero obrigado e desejo de sucessos e realizações a todos vocês!

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário