Aprenda a Estudar para Concursos Públicos - Yan Klovinsk

Aprenda a Estudar para Concursos Públicos

Aprenda a Estudar para Concursos Públicos

O objetivo em planejar os estudos é para não desperdiçar seu tempo. Isso vai exigir-lhe dedicação, disciplina e perseverança. Para isso terá de aprender a gostar do que estuda. Quando estuda uma matéria que gosta sua concentração e memorização aumentam sem esforço, você o faz 

com prazer. Mas quando diz, por exemplo, “não gosto de raciocínio lógico”, seu cérebro não encontra motivos para se concentrar e você não aprende, afinal do que serve uma dose de vodca se você detesta vodca?

Assim, você vai arrumar uma maneira de gostar do que estuda, sempre dizendo: “Essa matéria que estou estudando é muito importante para eu passar no concurso ‘X’”; “Eu adoro esta matéria, Estou feliz em aprendê-la”; “Quanto mais eu estudo mais feliz eu fico”. Não se preocupe você irá gostar das matérias que não gosta desde que utilize afirmações positivas. Mesmo que em princípio pareça uma mentira, você continuará fazendo essas afirmações positivas. Como disse Joseph Goebbels: “Uma mentira dita cem vezes torna-se verdade!”.

Depois que você definiu o que quer pode seguir adiante. Qual o passo seguinte?
        

Aconselho a criar ROTINAS de estudo:


1) Quanto tempo irá se dedicar aos estudos? Defina os dias e horários durante a semana. É importante que toda a família saiba desses horários.
2) Qual o local mais adequado? Escolha um local da casa onde não possa ser interrompido, com zero de movimentação de pessoas e se possível zero de ruídos.
3) Estude e resolva muitos exercícios, a prática leva a perfeição. Ao resolver questões de Concursos anteriores você aprende mais, e principalmente quando erra uma determinada questão. Por isso elaborei o E-BOOK Analista de Recursos Humanos para concursos Públicos com 1200 questões gabaritadas. Entretanto, nunca é demais resolver 2000. De tudo que já estudei para concursos, já resolvi mais de 3000 exercícios só nessa área até o dia que consegui conquistar o meu 1º cargo público.

Algumas dicas sobre as matérias básicas, comuns na grande maioria dos casos, com raras exceções, nas provas aos cargos do serviço público.

VISÃO GERAL DAS DISCIPLINAS COMUNS


- PORTUGUÊS – Dominar os rudimentos da língua mãe é imprescindível para quem sonha em ser classificado. Em alguns concursos essa disciplina costuma ter o dobro do valor em relação a outras. Compreensão, interpretação de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas e discursivas. Tipologia textual. Significação literal e contextual dos vocábulos. Processos de coesão textual. Coordenação e subordinação. Emprego das classes de palavras. Concordância. Regência. Estrutura, formação e representação das palavras. Ortografia oficial e Pontuação.

- REDAÇÃO – Geralmente eliminatória com número mínimo de pontos para classificar, sugiro deixar para fazê-la logo após completar toda prova objetiva, pois em 80% dos casos as informações de que precisa para desenvolvê-la se encontram na prova. Além de que, resolver a prova antes de fazer a redação lhe proporciona um aquecimento mental. Mas há pessoas que preferem fazê-la antes. Você Escolhe!

- DIREITO CONSTITUCIONAL – Saber a carta magna é básico e imprescindível não só para a prova, mas também para sua vida, todos os ramos do direito – Administrativo, Penal, Tributário, Previdenciário, Civil... Trabalho – têm origem nela e a ela se dirigem para sua validação, é a lei das leis, sem ela não haveria modo de exercer plenamente sua cidadania. Veja especialmente:
► Título I - Dos Princípios Fundamentais;
► Título II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais;
► Título III - Da Organização do Estado; Capítulo VII - Da Administração Pública; Seção I - Disposições Gerais; Seção II - Dos Servidores Públicos.
► Título IV - Da Organização dos Poderes; Capítulo I - Do Poder Legislativo; Capítulo II - Do Poder Executivo, Seção I - Do Presidente e do Vice-Presidente da República, Seção II - Das Atribuições do Presidente da República, Seção III - Da Responsabilidade do Presidente da República; Capítulo III - Do Poder Judiciário, Seção I - Disposições Gerais.

- DIREITO ADMINISTRATIVO – Atos Administrativos.  Lei 8.666/93 e alterações posteriores. Decore a lei 8.112/93 (Regime Jurídico dos servidores públicos federal e do DF), afinal como futuro servidor público é bom estar com ela na ponta da língua; em especial:
► Título I - Das Disposições Preliminares;
► Título II - Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição;
► Título III - Dos Direitos e Vantagens ► (esse é campeão!).
► Título IV - Do Regime Disciplinar;
► Título VI - Da Seguridade Social do Servidor  ► Capítulos I, II e III.

- INFORMÁTICA – Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet/Intranet. Ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa, de redes sociais. Organização da informação para uso na Internet, acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos. Conceitos de proteção e segurança da informação. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: conceitos de hardware e de software. Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup). Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas. Principais aplicativos da Microsoft e Broffice para edição de textos e de planilhas eletrônicas. Em especial as diferenças entre os sistemas operacionais Windows e Linux. Lei de direitos autorais aplicadas à internet.

- REGIMENTO INTERNO e LEGISLAÇÃO – (Do órgão para o qual vai fazer o concurso) Você sempre consegue na internet no site do respectivo órgão.

- POLÍTICAS PÚBLICAS: formulação, implementação, execução, acompanhamento, monitoramento e avaliação, definição de objetivos e prioridades da política pública, etapas/fases de implementação: níveis de decisão, atores, estratégias, recursos e problemas, arenas de políticas e o papel de atores sociais. Gestão social de políticas públicas.

- ORÇAMENTO PÚBLICO E GESTÃO FINANCEIRA: Orçamento público: elaboração, acompanhamento e fiscalização. Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentária e Lei Orçamentária Anual. Métodos, técnicas e instrumentos do Orçamento Público. Receita Pública: categorias, fontes, estágios; divida ativa. Despesa Pública: categorias, estágios, suprimento de fundos, Restos a pagar, Despesas de exercícios anteriores. Supervisão ministerial e controle interno.

- CONHECIMENTOS GERAIS – Fique “antenado” com os últimos acontecimentos da política, economia e cultura, através de telejornais, jornais, revistas, etc. Como os Elementos da política brasileira. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Cultura internacional. História do Brasil. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. O desenvolvimento urbano brasileiro. Meio ambiente e sociedade: problemas, políticas públicas, organizações não governamentais – aspectos locais e aspectos globais. Elementos de economia internacional contemporânea. Panorama da economia nacional. O cotidiano brasileiro.

- CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – Ao cargo pretendido (Aqui no caso, Analista de Recursos Humanos/Analista e Técnico Administrativo) que pode ser realizado por quem tem o curso superior em qualquer área, o edital especifica a graduação do candidato, geralmente, para Psicólogos ou Administradores. Todavia, às vezes, pode ser para qualquer graduação.

Para alguns dos melhores cargos públicos do País é preciso estudar muito, como costumo dizer: “tem que botar os miolos para derreter”, não se preocupe você aguenta fácil, fácil.

Lembrete: Se ainda lhe faltar MOTIVAÇÃO para conquistar o seu Cargo Público ou qualquer outro objetivo, leia o Livro ANATOMIA DO SUCESSO: A ESCOLHA É SUA! Está disponível na Amazon.com.br.


O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


2 comentários:

  1. Excelente matéria tio Klövis!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo apoio, Guilherme.Divulgue o blog entre os amigos.
    Forte abraço,
    Yan Klövinsk

    ResponderExcluir