Por que Sérgio Moro Arranca Suspiros e Vaias - Yan Klovinsk

Por que Sérgio Moro Arranca Suspiros e Vaias

Diga não a Corrupção!

Onde quer que ele vá, Sérgio Fernando Moro, Juiz de Direito da 13ª Vara Federal do Paraná, recebe aplausos e calorosas manifestações, ou vaias e insultos incisivos. Dedicando de seu tempo para palestrar, procura sempre dar um panorama do judiciário brasileiro, mas, não

consegue ir em frente em suas palavras, pois seu público faz questão de ouvi-lo falar sobre a Operação Lava Jato.

Moro, obviamente, foca o discurso na defesa de suas atitudes como o magistrado prevento para a Lava Jato. Elenca algumas de suas criticadas atitudes e esmiúça, para elas, justificativas.

Apesar de ser o ícone de herói ansiado por muitos dos cidadãos, ele atua num ritmo incomum para a justiça brasileira, o que o leva a, a cada dia, ser destaque, nos bens ou nos maus comentários, referentes ao caso da Operação Lava Jato. Isso quer dizer, em claras palavras, que há os que amam, e também os que odeiam Sérgio Moro.

Considerando apenas que a prisão (inesperada) de alguns dos bandidos blindados foi consumada, eis uma espécie de vingador, o que já seria, para o povo, suficiente para promover Sérgio Moro o verdadeiro herói verde e amarelo.

Porém, ao serem verificadas algumas de suas atitudes como: divulgação de áudios de grampos telefônicos da Polícia; o habeas corpus (1) que alegava sua suspeição para a Lava Jato, em que, curiosamente, para o Supremo, não foi configurada a suspeição, mas sim que “há fatos impregnados de subjeção”; a expedição, por ele, de quatro mandados de prisão com os mesmos fundamentos, todos revogados pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região; o sequestro prévio de bens de investigado, dentre outras medidas, tem-se que ele é um problema para a nação (2).

Destaque-se que o ministro Celso de Mello, em seu voto, no comentado HC 95518, fez referência a “fatos extremamente preocupantes”, como “o monitoramento de advogados” e o “retardamento do cumprimento de uma ordem emanada do TRF-4”. Celso de Mello demonstrou-se extremamente preocupado com as inúmeras e até repetitivas ações, por parte do magistrado, que poderiam até ser causadoras da nulidade dos atos por ele praticados. E deixou claro em seu voto ser visível a disposição pessoal que Moro tem para ser um investigador penal.

Num vai e vem de tentativas de ser questionado quanto às suas atitudes, Moro sempre encontra guarida na justiça, que, em grande parte das vezes, cala aqueles que a ele se opõem.

 Apesar dessa cobertura que lhe cai, Moro teve, no decorrer de sua carreira, diversos e sigilosos procedimentos administrativos, dos quais foi alvo, arquivados. E o foco seria sua conduta, por vezes considerada incompatível com o Código de Ética da Magistratura. 

A OAB, não lhe convindo ficar de fora, enviou a Moro um ofício (3) solicitando informações sobre suas condutas em face das autorizações de interceptação telefônica de advogados, no que diz respeito à Lava Jato. Como fundamento do ofício, encontra-se a verificação, por parte da Ordem, do devido cumprimento do Estatuto da Advocacia (4), quanto às inviolabilidades garantidas aos advogados, no que tange ao exercício da profissão.

Segundo o presidente da OAB, também são objetivos da Ordem o combate à corrupção e a celeridade processual, mas sem o cometimento de crimes em prol da solução de outros, especialmente se a Constituição restar ferida.

A Ordem ingressou, inclusive, perante o Supremo (5), numa tentativa de anular as escutas telefônicas de advogados com atuação no âmbito da Lava Jato, que foram autorizadas pelo Juiz.

E há fartas referências à pessoa e à personalidade de Sérgio Fernando Moro.

Mas que interesses teria Moro ao agir dessa forma? Pessoais? Televisivos? Ou agir / não agir quando interessa (a ele)? Aí estariam os interesses?

Ressalte-se que, o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, declarou à Folha de São Paulo (6) não ter entendido a atitude tomada pela polícia. "Só se conduz coercitivamente, ou, como se dizia antigamente, debaixo de vara, o cidadão que resiste e não comparece para depor. E o Lula não foi intimado". E virou notícia (7).

Tem gente que age com garra e determinação, buscando uma meta legítima e legal, mas, ainda assim, com vendas nos olhos para o que receia enxergar e não quer enxergar. A maioria das cores não são naturais. São produzidas. Embora haja boa-fé, falta, às vezes, uma gota de arco-íris de realidade.

É mister buscar a democracia deliberativa, ou o cumprimento da democracia como deveria realmente ser (não com uma elite política que representa apenas minoria, e não todas as vontades), como num conjunto bem ajustado, que se possa chamar, efetivamente de sociedade democrática (8).


1. STF – HC 95518 PR. Disponível em: Neste Link. Acesso em 17.08.2016.
2. Excessos de Sergio Moro. Disponível em: Neste Link. Acesso em 20.08.2016.
3. OAB requer ao juiz Sérgio Moro... Disponível em: Neste Link. Acesso em 20.08.2016.
4. Estatuto da Advocacia. Disponível em: NesteLink. Acesso em 20.08.2016.
5. OAB pede ao STF que anule... Disponível em: NesteLink. Acesso em 19.08.2016.
6. Condução coercitiva não... Disponível em: Neste Link. Acesso em 22.08.2016.
7. PF contrariou até ordem de Sergio Moro... Disponível em: Neste Link. Acesso em 22.08.2016.
8. NETO, Cláudio Pereira de Souza. Teoria Constitucional e Democracia Deliberativa. Renovar, 2006.

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo!

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


10 comentários:

  1. Operação Lava-Jato uma grande vergonha para nosso pais, logo nosso Brasil com pessoas desonestas no nosso Governo que ao invés de dar exemplo para a população faz é tornar tudo pior. E quando encontram pessoas boas e verdadeiras como Sergio Moro que abriu os olhos de muita gente eles fazem de tudo para tirar essa pessoa de cena, porem achei digna a atitude de moro em sempre achar uma brecha na justiça para se proteger um grande homem pelo que pude perceber nesse texto ele é um homem de atitude o Brasil precisa de mais pessoas como esse juiz ai, curti muito sensacional. Amanda Dos Santos Barbosa

    ResponderExcluir
  2. Elogios e suspiros para moro tudo bem, pois é um profissional super preocupado com a honestidade do povo brasileiro e está justamente fazendo um ótimo papel de frente a lava jato, ajustando o mundo da política brasileira, e fazendo o que muito juiz não tem punho e nem coragem para fazer. Agora vaias e insultos? Creio que essas vaias vem de pessoas que estão sendo investigadas ou admiradores delas, assim tornando fúteis essas declarações. Sérgio moro é considerado o pai dos políticos pois é o único que cobra sempre honestidade dos mesmos. Impondo respeito aos investigados. Vanessa Araújo Silva

    ResponderExcluir
  3. De acordo com o Artigo de Luciana Tyrka "Por que Sergio Moro arranca suspiro e vaias", é demonstrado que Sergio Moro é muito aclamado
    pelos cidadãos pela forma como atua no caso lava jato, sendo considerado por muitos como um "heroi", por essa perspectiva obeserva-se
    que ele é muito dedicado no que faz, porem por outro lado ele é muito criticado principalmente pela maneira em lidar nos casos , tais como
    uso de grampo nas conversas dos advogados, no geral por meio do artigo é demonstrado que ele as vezes tem conduta que fere o código de ética.
    Danielle Cristina Andrade Silva

    ResponderExcluir
  4. As atitudes do juiz Sergio Moro (considerando a prisão de alguns contraventores que antes pareciam intocáveis pela justiça) nos mostram dois lados de uma moeda. Em um lado visualizamos parte da população que vê e defende Moro como sendo um justiceiro trajado de verde e amarelo, porem o verso revela o quanto o juiz incomoda aqueles que estão no alto escalão brasileiro onde pessoas, órgãos, grupos partidários e veículos de comunicação se engajam em uma luta árdua para encontrar subterfúgios que impeçam o magistrado de executar de maneira eficaz as sanções previstas no código penal. É papel de cada cidadão despertar o “Sergio Mouro” que vive adormecido dentro de nós e almejarmos um pais democrático onde não exista complô para tornar privilegiados.

    Amanda Pires Lima

    ResponderExcluir
  5. MARIA VIVIANE ALVES ANDRADE02/06/2019, 22:19

    Sergio Moro realiza seu trabalho de acordo com aquilo que se é esperado, apesar das criticas que ele recebe. Em um mundo onde a corrupção tomou conta de quase tudo, é bem difícil para "alguns" aclamar alguém que procura fazer a lei valer. Um grande marco na carreira de a lava-jato que por sua vez derrubou do poder grandes nome da politica. Moro tem se saído muito bem diante de tantas circunstancias, mesmo com tantos obstáculos ele se mantem firme e inabalável diante de muitos que torcem contra ele.

    ResponderExcluir
  6. MARIA VIVIANE ALVES ANDRADE05/06/2019, 20:25

    Sergio Moro realiza seu trabalho de acordo com aquilo que se é esperado, apesar das criticas que ele recebe. Em um mundo onde a corrupção tomou conta de quase tudo é bem difícil para "alguns" aclamar alguém que procura fazer a lei valer. Um dos grandes marcos d carreira de Moro foi a operação lava-jato, que por sua vez derrubou do poder grandes nomes da politica. Moro tem se saído muito bem diante de tantas circunstancias, mesmo com tantas perseguições e obstáculos ele se matem firme e inabalável diante de muitos que torcem contra ele.
    Nome Maria Viviane Alves Andrade.

    ResponderExcluir
  7. De forma respeitosa, não concordo com o ponto de vista de tal matéria, pois não devemos ver esse magistrado como um herói ou vilão, mas como, um cidadão que está cumprindo o seu dever, é claro, imagina-se que a vontade de fazer justiça levou o magistrado a fazer equívocos, não obstante não justifica tal erros cometidos. Mas também, fica claro que foram atitudes anti-éticas, mas que ao analisarmos minuciosamente, tal erro levou ao cumprimento da justiça, mas não torçamos para o insucesso do atual ministro, sua competência já foi provada. Que a justiça seja feita no Brasil, e que haja igualdade entre os mais favorecidos e desfavorecidos.

    ResponderExcluir
  8. Para falar a verdade sou um pouco ignorante sobre assuntos políticos e é pouco que eu sei e como diz o texto existe uma divisão de pessoas que o apoiam ele e são contra, se preocupou com os brasileiros, mas infelizmente a corrupção esta sempre junto.

    ResponderExcluir
  9. Emilly Alves Guida, comentário a cima.

    ResponderExcluir
  10. Acredito que o Sérgio moro carrega durante toda sua vida profissional várias atitudes e ações que o fizeram chegar a onde e está hoje em dia ,creio que sim tem seus erros ,porém ele também está perseguido ,nada do que foi divulgado (ao meu ver ) compromete a índole ou o caráter do mesmo pois ele não fez todos os corruptos roubarem ,a prisão deles é a resposta para as ações deles mesmo,acredito que assim como o nosso atual presidente o Sérgio moro também segue sendo perseguido e tentam manchar sua aparência a todo custo .

    ResponderExcluir