O mundo vive em sintonia? - Yan Klovinsk

O mundo vive em sintonia?

O mundo vive em Sintonia?

Vivemos em um mundo supermoderno e agitado, em um simples clique podemos viajar milhares e milhares de quilômetros, sem mesmo ter que colocar os pés dentro de um avião. A tecnologia nos aproxima, cada dia mais, das viagens que não podemos fazer, como conhecer 

a torre Eiffel, muro de Berlin ou o Big Ben nunca foi uma tarefa tão fácil, basta ficar ligado nos noticiários de televisão, ou nas redes sociais de amigos, que ficamos situados em tudo que está acontecendo no mundo, em tempo real. Aviões lotados de gringos pousam todos os dias em terras brasileiras, ou vice-versa. Noticiários de diversas potências mundiais, estampam o rosto da nossa representante Dilma Rousseff em seus jornais e revistas, e a todo tempo temos notícias sobre o grandioso Barack Obama. Apesar dos grandes avanços tecnológicos já alcançados, ainda existe grande disparidade de acesso a essas tecnologias pela população dos países de primeiro e terceiro mundo.

O planeta ainda enfrenta diversos problemas sociais, ambientais e morais aconteceram e acontecem todos os dias no cenário internacional, países disputam terras, bombas são explodidas a todo o momento em territórios que não aceitam um determinado acordo com a outra parte. Milhares de pessoas morrem todos os anos, vítimas de terrorismo. Sírios clamam em plena Avenida Paulista, por ajuda humanitária e intervenção da ONU.

A desigualdade social fica escancarada quando comparamos Libéria e Estados Unidos. Vários países sofrem os escândalos morais, pela falta de dignidade e respeito, quando o assunto é dinheiro público. A corrupção está em toda parte, e visível para quem quiser ver. Inúmeros problemas ambientais nos prejudicam a cada dia mais, tudo isso pela falta de respeito de nós mesmo para com a camada de ozônio. Geleiras estão passando do estado sólido, para o estado líquido, ursos polares já não podem garantir seu habitat de sempre. A baía de Guanabara, na cidade maravilhosa, é sinal de vergonha e descontentamento para os atletas das olimpíadas de 2016.

Na terra da glamourosa rainha, milhares de mortes são causadas pela poluição. Quando o assunto é narcotráfico, não só os cartéis declinados da Colômbia são citados, máfias de diversos estados do mundo são “exemplos” do tal ato. Não podemos citar apenas os pontos negativos das relações entre os estados, temos inúmeros pontos positivos.

Podemos citar e destacar importantes blocos econômicos (Mercosul, Nafta, União Europeia, Asean e Apec) que reunidos, cooperam, regulam leis, compram produtos um dos outros. É bonito de ver a solidariedade em que o mundo age quando um determinado país sofre algum tipo de atentado terrorista, uma devastação causada por um furacão, ou outros problemas. Podemos destacar o trágico atentado em Paris, que aconteceu em novembro do ano passado e várias pessoas foram mortas brutalmente.

Alguns países, tais como Estados Unidos, Japão e Itália se comoveram e, de alguma forma estenderam as mãos para a França. Mesmo o mundo não estando em sintonia, quando o nosso real desvaloriza, nossas sonhadas férias na Disneylândia ficam meio que impossível para alguns brasileiros. Isso é a questão da interdependência.

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


14 comentários:

  1. A tecnologia ajuda muito para a comunicação entre os países para manter uma sintonia. Ainda que não tenhamos acesso real a uma informação, a sintonia que há entre um ou outro país já temos acesso ao que está sendo transmitido. Podemos ter acesso a todo tipo de notícia sendo ela boa ou ruim, ou qualquer outro tipo de notícia obtendo esportes, violência, redes sociais, políticas e entre outros. E assim temos um mundo que gira em torno de uma sintonia.
    Nome:Pedro Nascimento Constantino

    ResponderExcluir
  2. É possível identificar que o mundo vive em real sintonia. Onde as notícias da economia atual, segurança, poluição, são expostas através da tecnologia que evoluiu e com a ajuda da internet, que facilita a exposição dessas noticias, nós podemos ler benefícios e maléficos de informações mundiais que são colocadas a todo momento em uma rede de milhões de usuários.
    Nome: Ana Karoliny Miranda da Cunha

    ResponderExcluir
  3. Sim. Vivemos em sintonia total por meio de televisões, aparelhos celulares, tablets e entre outros. Vivemos no mundo moderno onde precisamos da tecnologia para trabalhar e se comunicar com pessoas de outro país . Vivemos em sintonia telectual onde necessitamos disso.
    Sâmia Aparecida Moreira dos Santos

    ResponderExcluir
  4. O mundo esta sintonizado com a tecnologia sim ,mas infelizmente muitas pessoas não obtem recursos suficientes para manter essa evolução afinal cada país tem uma cultura diferente e em muitos desses países existe pessoas que nao sao atualizados as tecnologia e por isso vem sendo alvo de muitas coisas por falta de comunicação ou ate até mesmo atualização.
    Taina dos santos mendes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivemos em sintonia,a tecnologia facilita nossa vida,deixando tudo mais prático e dá mais agilidade.Ajuda na comunicação e em alguns pontos atrapalha.Atrapalha na vida sustentável do ser humano,mais ajuda nos fazeres do dia a dia.Sem a tecnologia não existiria carros,ferramentas, livros,aviões, telefones,etc.Seria muito complicado viagens por longa distância e comunicação a vida seria muito diferente. Nome: Bianca cardoso Gonçalves.

      Excluir
  5. Creio que a tecnologia nos proporcionou muitas mudanças, com ela vieram boas mudanças como a prosperidade de países que investiram nela, mas também trouxeram más mudanças como a pouca interação social entre as pessoas. A Coreia do Sul foi um pais que soube aproveitar a tecnologia, com ela conseguiram expandir empresas ao redor do mundo e lucrar muito com tudo isso. Alem disso com um mercado focado na tecnologia a Coreia do Sul foi forçada a investir em educação.

    Dayanne França Fernandes

    ResponderExcluir
  6. Maria Alaide
    a tecnologia trouxe grandes e significativos avanços sem dúvida, as informações chegam em segundos,mas o mundo anda em sintonia com os avanços, como financeiros, políticos, cursos a distância e outros inúmeros fatores e ao mesmo tempo as pessoas estão cada vez mas robotizadas dentro do seu mundo, deixando de lado os reais valores e se tornando em muitos casos depressivas e distantes da realidade,e fazendo da máquinasua válvula de escape com o mundo exterior, a que "escolheram" vivenciar.

    ResponderExcluir
  7. Graças a tecnologia temos um mundo muito mais avançado em certos aspectos,conseguimos informações mais rápidas ao nosso alcance,temos a comunicação muito mais eficiente,porém,isso não é tudo, e não basta para estarmos realmente em sintonia com o que é preciso estamos em tempo de rever conceitos afim de conquistar mudanças significativas e melhorias como por exemplo para o meio ambiente.Do que adianta tanta tecnologia,tantos avanços se não a usarmos a nosso favor.
    Cleide Cruz Tavares

    ResponderExcluir
  8. O mundo vive em sintonia sim, a tecnologia facilita muito a nossa vida, e trouxe um grande avanço nas relações, comunicações, a rapidez de informações que a tecnologia nos proporciona como noticias boas e ruins também, ficamos atentos a tudo que se passa ao redor.
    Kamila xisto da silva

    ResponderExcluir
  9. Elida Mayra R.13/12/2017, 20:06

    Existe sim uma sintonia entre todos no mesmo mundo. A globalização, é este o nome que se dá para esta sintonia, mas nem sempre a noticia é das boas. A tecnologia nos ajuda a ter várias informações em pequeno tempo e em grande quantidade, sejam sobre economia, política, capitalismo, desastres ambientais, modas e etc. Assim como estes acontecimentos nem sempre vem 'recheados' de boas novas, a tecnologia também pode causar o mesmo efeito quando por exemplo estamos contactando com alguém, ou alguma coisa do outro lado mundo. Cabe também lembrar que tanto a tecnologia e quanto as nossas atitudes como cidadãos, devem ser feitas com consciência, respeito e solidariedade com todos aqueles que estão próximos quanto com aqueles que estão em outro continente, e isso é para fins de uma relação de paz, para que esta sintonia seja agradável e não mais uma noticia desastrosa nas mãos de milhares de pessoas.

    ResponderExcluir
  10. O mundo vive em sintonia com a tecnologia que veio para facilitar nossas vidas. Porém, caso não tenhamos sabedoria pra conduzir os avanços teremos sérios problemas com nossa vida social. Crianças não sabem o que é brincar de pique - pega, andar de bicicleta, soltar pipa e etc.. devido a conectividade e a sintonia do mundo que não para. As pessoas deveriam se conscientizar e estabelecer um equilibrio para poder usar essas ferramentas que a tecnologia nos proporciona e mundo real que não pode jamais se deixado de lado, pois é através dele que formamos a sintonia no mundo.

    Nome: Bruna Lopes Costa

    ResponderExcluir
  11. Essa sintonia não existe precisamos pensar mais uns nos outros, pensar no próximo e fazer algo em relação a isso. Hoje em dias todos levantamos cedo e saímos para trabalhar, pensando apenas em conquistar cada vez mais bens materiais. Esquecemos que existe uma pessoa ao lado que pode estar precisando apenas de um bom dia ou um sorriso.

    Nome:Laiana Rodrigues de Sousa

    ResponderExcluir
  12. O mundo vive apegado a Tecnologia , hoje tudo está ligado a tecnologia . Vivemos em uma sociedade capitalista que cada vez mais busca sua própria felicidade.
    Queivylin Costa

    ResponderExcluir
  13. Sabemos o quanto a tecnologia vem nos ajudando, facilitando nosso modo de vida... Mas o que esquecemos e que a Tecnologia não é tudo ... Mas acabamos sendo reféns dessa tecnologia tão avançada... e deixamos de lado o que realmente importa e o que realmente eh importa para nossa vivência e cotidiano... estamos deixando de lado o que realmente é importante ... estamos tão alienados com a tecnologia que não estamos vendo o mal que ela faz... o que deveria ser um bem acaba se tornando o mal... justamente pelo o excesso. Estamos dando valor a matéria e deixando de lado o bem do nosso planeta e da nossa saúde.
    Camila Ferreira Casemiro

    ResponderExcluir