Nunca Fomos Tão Fúteis e Solitários Como Nos Dias Atuais - Yan Klovinsk

Nunca Fomos Tão Fúteis e Solitários Como Nos Dias Atuais

Nunca Fomos Tão Fúteis e Solitários Como Nos Dias Atuais.

No mundo moderno, somos livres como jamais fomos. Podemos fazer quase tudo que queremos e com um simples toque no mouse, somos capazes de comprar, fazer amizades e encontrar a nossa "alma gêmea". Nos sites de relacionamento, escolhemos a pessoa amada 

através de uma simples foto com vários efeitos especiais.

Não podemos generalizar, mas podemos afirmar que não temos mais a oportunidade de conhecer as pessoas internamente, contamos muito com a beleza física do outro e simplesmente esquecemos de ver os indivíduos por dentro. Preferimos "falar" sobre tudo pelas mensagens de texto. Quem nunca falou sobre sexo, intimidade ou futuro?

As redes sociais unem e, ao mesmo tempo, afastam as pessoas. Quando amigos virtuais se encontram pela primeira vez, sentem-se completamente envergonhados ou sem assunto. Podemos ter as redes sociais "bombando", fotos com mil curtidas por segundo, milhares de compartilhamentos. Mas, o que ganhamos com isso, além de uma autoestima mais elevada?

Parece brincadeira, mas trocamos nossas famílias, nossos domingos em que todos comiam juntos, não passeamos mais na praça nos finais de tarde e muito menos sentimos a mão suada e coração palpitando em ver a pessoa amada.

Trocamos nossas vidas, nossos sentimentos e nos apegamos a simples objetos. Uns custam caros, outros baratos, mas não deixam de ser um telefone celular. Como diz nosso amigo e inteligentíssimo Bauman: "É um erro acreditar que a experiência de se relacionar superficialmente gerará experiência para um relacionamento duradouro".

Creio que nunca fomos tão fúteis e solitários como nos dias atuais. A cada dia mais pessoas estão com a tão temida depressão, ansiedade e o terror chamado síndrome do pânico. Espero que não sejamos escravos da tecnologia, ou já somos?
O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


32 comentários:

  1. Excelente fala do Bauman. É triste ver que a geração que é considerada como mais desenvolvida esteja sendo vendada pelas próprias mãos.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o mundo atual esta preso é escravo da tecnologia,baseiam-se em conversas virtuais,na verdade criam uma vida virtual onde todos se conhecem mas ao mesmo tempo é na verdade não sabem nada um do outro ou de quem vive a sua volta,criam mais apego e amor a um celular q um ente querido,é assim vamos para o futuro de forma mesquinha, fúteis e sem capacidade de fugir de pleno conforto em que nos encontramos.
    Carlos Alexandre Rodrigues Da Silva

    ResponderExcluir
  3. Sim. Realmente nos tornamos escravos da tecnologia, em tudo precisamos pois necessitamos ate mesmo para sobreviver. Nem nos imaginemos sem um celular onde podemos nos comunicar com algum entre ou dar algum recado com urgência ou até mesmo trabalhar em casa usando um computador. Sim !nos tornamos escravos e esquecemos de conviver com pessoas queridas de ter diálogo pessoalmente. Mas temos uma razão pois vivemos em um pais onde tempo e dinheiro e o dinheiro para sobreviver não é luxo e sim necessidade.

    Sâmia Aparecida Moreira dos Santos

    ResponderExcluir
  4. Realmente nos dias atuais estamos convivendo diretamente com a tecnologia atraindo quem esta longe e ao mesmo tempo distanciando quem esta no nosso dia a dia,com tantas tecnologia não temos mais o privilégio da essencia humano,muitos preferem se comunicar ou até mesmo conhecer pessoas por sites de relacionamento pois a timidez e a liberdade é mais relevada e com isso acaba se privando da presença e do calor humano.
    Tainá dos santos Mendes

    ResponderExcluir
  5. De fato hoje estamos realmente sendo escravos da tecnologia, principalmente das redes sociais, como Baumam referiu-se sobre relacionamentos " É um erro acreditar que a experiencia de se relacionar superficialmente gerará experiencia para um relacionamento duradouro, para mim esta claro que hoje em dia estamos totalmente mudados em relação como era no passado as formas de se relacionar com alguém, hoje nao sentimos mais aquele arrepio de como chegar em alguém, hoje só sentimos vergonha de nos encontrar pessoalmente, mas enquanto não nos vemos pessoalmente conversamos de tudo, falamos sobre o passado, planos para o futuro, sexo, família, amigos entre outras coisas. Acabamos nos entregando para pessoas que nem sabemos se são elas mesmas, acabamos dando segurança para pessoas que não conhecemos.
    Uns se aproveitam, outros realmente mudam nossas vidas, mas nem sempre devemos confiar, porem a timidez de se relacionar com pessoas pessoalmente nos submete a procurar pelas redes sociais.

    Lazaro Feitosa dos Santos.

    ResponderExcluir
  6. Rayane Costa Miranda27/06/2016, 21:53

    Concordo , Realmente tudo isso é baseado em um mundo moderno onde as crianças já nascem livres e no meio de tanta tecnologia,e nos dias de hoje ja vivemos mais livre , diferente de antigamente que nossos pais que faziam nossas escolhas ,então vivemos no mundo moderno da evolução e tecnologia.Não podemos generalizar, mas podemos afirmar que não temos mais a oportunidade de conhecer as pessoas internamente, contamos muito com a beleza física do outro e simplesmente esquecemos de ver os indivíduos por dentro.

    ResponderExcluir
  7. Hoje em dia nos somos escravos da tecnologia,antigamente você saia na rua e estava todo mundo brincando,conversando,mas hoje em dia não acontece mais isso,por causa das redes sócias que no mesmo tempo que ela aprocima quem estar muito longe,ela distância quem estar perto Pedro Henrique Souza Ramos

    ResponderExcluir
  8. Se refere exatamente o que estamos enfrentando. Infelizmente é a realidade dos seres humanos hoje, nos apegamos a objetos se não fosse a Internet seria outra coisa. "O tempo voa e as geracões mudam," mais até que ponto. Nós mesmos nos decepcionamos por coisas fúteis e deixamos o que realmente importa de lado muitas vezes esquecemos nessa vida tudo tem concequencia e nada e em vão.

    MAYKE DIAS DA SILVA

    ResponderExcluir
  9. Vivemos em um mundo moderno, onde todo o tipo de valor e sentimento humano está sendo depositado em um aparelho celular, em aplicativos com milhares de inscritos, onde uma foto editada com mil likes, vale mais que um abraço de um familiar, vejo que a cada dia que passa os valores e sentimentos humanos estão sendo invertidos e o que realmente valia tudo para nos, hoje já não tem mais valor nenhum, estamos caminhando para uma geração triste e depressiva e totalmente dependente desse vício chamado "celular".
    Emanuel Ponssiano Galdino Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente no mundo moderno podemos fazer o quer queremos, mas por conta disso ficamos cada vez mais viciados e esquecemos que as coisas mais lindas da vida são vividas pessoalmente.

      Emanuelle Coelho de Aguiar

      Excluir
  10. Mundo virtual, essa eh nossa triste realidade, ja não sentimos falta de ver ou ligar, uma simples mensagem ja eh o suficiente. As redes sociais estão nos consumindo, o sentimento de ver ou estar junto ja não faz diferença.

    Simone Nunes Dantas

    ResponderExcluir
  11. Triste realidade não e mesmo,pessoas não vivem mais,não se interagem com a sua família,vivem sempre com a cabeça baixa,se submetendo a sua vida virtual.Esquecem de viver, e ate mesmo de"dormir".Vivem por milhares de likes,comentários e inúmeras visualizações,pois elas que definem a sua alto estima.A internet virou uma arma muito poderosa,fazendo pessoas depressivas,viciadas e ate mesmo suicidas.Pois para o mundo virtual os sentimentos vivenciado com a família,amigos não e suficiente para ter um status na internet.

    Beatriz Marques de Aguiar.

    ResponderExcluir
  12. Com a explosão da tecnologia somos amigos de varias pessoas ao mesmo tempo
    A tecnologia é sim uma ferramenta boa quando bem utilizada devemos nos policiar com o excesso do mundo virtual no nosso dia-a-dia .Hoje temos inúmeros recursos de aproximação que não existam antigamente que fizeram com que as pessoas perdessem o contato físico o olho no olho não existe mais as pessoas acham muito mais confortável manter uma relação pelo mundo virtual e deixaram de se relacionar com as pessoas do mundo real.
    Acabamos ficam solitários deixamos que cultivar relações concretas .
    Podemos melhorar essa realidade mudando de abito não trocando uma boa conversa com uma pessoa real pelas pessoas virtuais

    As vezes as pessoas concretas estão esquecidas dentro da nossa própria casa e estamos lá envolvidos com pessoas que nunca vamos nos entrar na vida.

    Karen Karulina de Vasconcelos

    ResponderExcluir
  13. O texto relata sobre como somos dependentes da tecnologia atualmente e o mais interessante é que não percebemos isso ainda. O mais legal nesse texto é a maneira da explicação de como estamos sendo artificiais em relação a relacionamentos. "Preferimos trocar mensagem de texto", a graça de falar com tal pessoa amada pessoalmente já se perdeu. Com toda certeza esse tema e esse texto abriu os olhos de muita gente, até porque foi realmente brilhante falar de algo atual, o quanto nos prejudica e as vezes nos ajuda.

    Eduardo Frutuoso de Souza

    ResponderExcluir
  14. È verdade nos dias de hoje, vemos o quanto as peessoas vivem dispenças, com o outro, difícil uma conversa olhando olho no olho, pois quantos estão sempre conectado na internet, em uma busca anciosa em conhencimento visual, onde a aparencia das pessoas e o mais inportante do que o carate e perssonalidade.

    Maria Aparecida de Morais Monteiro

    ResponderExcluir
  15. O termo escravo da tecnologia parece tão assutador mas é a pura verdade, nós deveriamos interagir uns com os outros mas preferimos deixar a interação de lado em troca do conforto e da segurança de nossas casas atrás da tela de um celular ou computador, as vezes me pergunto onde é que vai chegar a humanidade se não mudarmos esses costumes inúteis?
    Maria Santana da Silva Oliveira.

    ResponderExcluir
  16. Concordo.podemos refletir mais sobre as redes sociais onde estamos transformando individuos de praticar o bem e também nas falhas fisica quanto moral,mostrando uma realidade que gataria de viver e nao que realmente vive deixando de mostra que a cada dia estamos mais presos a tecnologia e o futuro de cada um estar a Mercer da fantasia virtual. Joana de paula

    ResponderExcluir
  17. As redes sociais unem e, ao mesmo tempo, afastam as pessoas. Quando amigos virtuais se encontram pela primeira vez, sentem-se completamente envergonhados ou sem assunto. Podemos ter as redes sociais "bombando", fotos com mil curtidas por segundo, milhares de compartilhamentos. Mas o que ganhamos com isso, além de uma autoestima mais elevada que não nos acrescentará nada , que possamos ter mais cautela .
    Ádna Priscila Almeida Tabeliao

    ResponderExcluir
  18. E VERDADE NOS ESTAMOS ESCRAVOS DA TECNOLOGIA,HOJE EM DIA AS PESSOAS NÃO CONSEGUE CONVERSA MAIS COM AS PESSOAS SÓ PELO CELULAR OU COMPUTADOR.

    LUCIENE LOPES DA SILVA FERREIRA

    ResponderExcluir
  19. Perfeito essa reflexão, atualmente vemos pessoas com hábitos influenciados pela moda, um conjunto de pessoas que seguem uma cultura, bom, muitas delas não tem a certeza que estão fazendo o que gostam ou para agradarem a maioria. A massa está sendo influenciados a entrarem em uma rotina de ego sem que elas possam manter e uma parcela dessa massa consegue enxergar/reconhecer sobre sua vida atual, essa pequena massa deve mostrar o que a outra massa enxergue que esta sendo dominado por grandes psicólogos da área de marketing, grandes empresas conseguem afetar a mente humana de uma forma predominante como temos a Coca-Cola, pessoas tomam Coca-Cola pela rotina que foram implantadas pela empresa fazendo com que sempre e cada vez mais as pessoas gastem com o produto para demonstrar o ego e o poder de compra que muitas acabam tendo consequências ruins levando ate a depressão pelo um simplis papel de "valor" . VANDERSON CRISTIAN OLIVEIRA CARLOS

    ResponderExcluir
  20. Nos dias de hoje não conseguimos viver sem tecnologias, ao mesmo tempo ela é boa e ruim tanto quanto nos liga ao mundo como ela nos afasta das pessoas, em nosso cotidiano vemos muitas pessoas que preferem se comunicar através de mensagens no lugar de conversar olhando nos olhos, com isso nos prendemos em nosso próprio mundo, criando uma realidade e uma expectativa que muitas vezes que muitas vezes são inexistentes. Amanda Kathleen Paz Aleixo da Rocha

    ResponderExcluir
  21. É complicado fugir da nossa realidade tecnológica, até porque praticamente tudo envolve a tecnologia, vida pessoal e profissional. O encanto acontece por que as pessoas conseguem no mundo virtual o que no mundo real não conseguem, por vários motivos, como o medo, vergonha, preconceito, etc. Hoje em dia as pessoas não se permitem viver o real, então se escondem atrás de um computador ou celular para ser àquela pessoa corajosa que pessoalmente não consegue ser. Inclusive, essa questão já deveria ser trabalhada desde a infância, para a criança aceitar o seu EU e acreditar que a outra criança também a aceitará, e vice-versa. Construindo uma auto-estima firme e elevada para não depender posteriormente dos recursos tecnológicos. Existem vários temas, inclusive, expostos por médicos, intelectuais na própria internet que contribuem para o entendimento e melhoria da auto-estima e aceitação, mas infelizmente, não é todo mundo que pesquisa, que corre atrás da informação para a tão almejada melhoria, ocasionando a frustração e o retorno a estaca zero.
    É difícil, pois a pregação de um "final feliz" praticamente se encontra em todos os contos de fadas, filmes românticos, comédia, suspense, terror e novelas, mas a vida real é outra, infelizmente. Outra por que, as próprias pessoas não se comprometem a mudar essa realidade, dando espaço ao desleixo, descaso, achando que a vida virtual é mais legal do que a real.
    A tecnologia ajuda bastante, mas também te afunda a um abismo que nem um filete de luz você consegue enxergar, e se chegar a esse ponto, é por que o problema chegou ao extremo.


    Joana Firmino Oliveira da Silva

    ResponderExcluir
  22. Realmente nos dias atuais a tecnologia se tornou essencial para todos ,seja em estudos trabalhos e relacionamentos,Mas como tudo tem seu lado bom e seu lado ruim ;
    Assim também é o avanço tecnologico ,porque muitos perdem o limite,bom senso e confundem acham que estão rrodeados de amigos atraves de curtidas mas em sua vida cotidiana estão sozinhos ,solitários, muitos grupos de amigos em que juntos em uma mesa seja de bar seja em um almoço ou em encontro qualquer sete m pelomos 5pessoas ao celular sem comunicação sem olhos nos olhos, o abraço está se perdendo,carinho atençao,familias nao se comunicam ,cada um em seu canto em seus tablets seus celulares seus notebook solitarios e depressivos no mundo de fantasia onde a realidade doi e destroi ...precisamos acordar e se dar conta do tempo que se esta perdendo do amor do companheirismo real...ainda a tempo basta olharmos um para outro com a alma e com coração. Deixar esta futilidade de rede social de lado esta solidao de um aparelho e interagir com o real pessoas e sentimemtos verdadeiros ai sim nao perderemos a vid,passando sem ser vivida realmente..

    Geisiane Elen Silva Tomimatsu
    😘

    ResponderExcluir
  23. É bem complicado à situação da tecnologia nas nossas vidas. É importante é necessário,mas,esta se tornando essencial para alguns,a ponto de se isolar achando que faz parte do todo. Percebo famílias unidas separadamente nos cômodos de suas casas, dando toda atenção às redes sociais através de seus celulares, computadores, tabletes,etc, porque lá, estão os amigos,amores,os que precisam de atenção. Acho interessante como converso com pessoas e vice versa na maior intimidade como muito amigos,para em seguida esbarrar na pessoa e nem ao menos nos olharmos e pedirmos desculpas. Como solucionar tanta futilidade?? Eu não sei...na medida do possível,da minha parte tento dosar, por que gosto de verdade de conversar com às pessoas olhando nos olhos e a tecnologia?? É necessária ,porém é tudo. Mônica Alves Ribeiro.

    ResponderExcluir
  24. texto muito verdadeiro e o que realmente está acontecendo na sociedade tecnocientífica. Jackeline Siqueira Sampaio

    ResponderExcluir
  25. Realmente nos dias atuais a tecnologia se tornou essencial para todos ,seja em estudos trabalhos e relacionamentos,Mas como tudo tem seu lado bom e seu lado ruim ;
    Assim também é o avanço tecnologico ,porque muitos perdem o limite,bom senso e confundem acham que estão rrodeados de amigos atraves de curtidas mas em sua vida cotidiana estão sozinhos ,solitários, muitos grupos de amigos em que juntos em uma mesa seja de bar seja em um almoço ou em encontro qualquer sete m pelomos 5pessoas ao celular sem comunicação sem olhos nos olhos, o abraço está se perdendo,carinho atençao,familias nao se comunicam ,cada um em seu canto em seus tablets seus celulares seus notebook solitarios e depressivos no mundo de fantasia onde a realidade doi e destroi ...precisamos acordar e se dar conta do tempo que se esta perdendo do amor do companheirismo real...ainda a tempo basta olharmos um para outro com a alma e com coração. Deixar esta futilidade de rede social de lado esta solidao de um aparelho e interagir com o real pessoas e sentimemtos verdadeiros ai sim nao perderemos a vid,passando sem ser vivida realmente..

    Geisiane Elen Silva Tomimatsu

    ResponderExcluir
  26. A tecnologia veio para nos favorecer usando-a de forma coerente, mas infelizmente nos dias atuais, estamos usando ela para nos afastarmos, é muito difícil de ver uma roda de amigos onde nenhum estejam com seus celulares nas mãos, preferimos manter os status de popular nas redes sociais e esquecemos que precisamos papear, jogar conversa fora cara a cara, é triste ver que ate nossas crianças não estão mais se comunicando, chamando amiguinhos para brincar na rua. Quando se pergunta para uma criança o que ela quer ganhar de presente, já diz um vídeo game ou um celular, muitas das vezes as pessoas postam algo que normalmente nem esta de fato acontecendo, mas postam para se sentir bem, para alimentar seu ego. Precisamos entender que a tecnologia veio sim para nos ajudar, mas devemos usa-la a nosso favor, fazendo nos aproximar mais, chamar aquele amigo distante que já há tempos que não se encontram e marcam de sair para conversar, colocar o papo em dia, isso é saudável. Tudo sem exagero é melhor, assim evitamos a cruel depressão que assombra tantas pessoas.


    Amanda Pires Lima

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. A tecnologia, que veio pra facilitar as nossas vidas, hoje só afasta as pessoas física e emocionalmente... Pessoas se desconhecem pessoalmente e os sentimentos são escritos sem valor algum. Confesso que falo mais "te amo" pra minha mãe por mensagens, que pessoalmente. Uma pena!
    Manuela de Araújo Silva.

    ResponderExcluir
  29. Realmente, a tecnologia aproxima quem está longe e afasta quem está perto.

    Emylle Lira

    ResponderExcluir
  30. Sim.esse tema vem falando da triste realidade que vivemos hoje com a tecnologia. Elaine Santos de Souza Aquino

    ResponderExcluir
  31. Concordo com o autor, hoje às pessoas vivem aceleradas, não tem tempo para nada, nas reuniões familiares todos estão conectados a internet e desconectada do que realmente importa, até às crianças estão indo pelo mesmo caminho, em um dos livros que eu do Augusto Cury, pais inteligências professores fascinantes, ele fala que atualmente uma criança de 7 anos de idade tem mais informação que o imperador romano tinha no auge de Roma.
    Jaqueline Santos de Souza Caro.

    ResponderExcluir