Por que Algumas Pessoas São Mais Felizes do que Outras? - Yan Klovinsk

Por que Algumas Pessoas São Mais Felizes do que Outras?


Mulher de braços abertos

A felicidade é um estado de “espírito” que resulta em estar contente ou inteiramente alegre com determinada situação, coisa ou pessoa, é uma consequência do julgamento que fazemos sobre os acontecimentos – fatos. Ela cria um sentimento de expansão, pois há necessidade 

de compartilharmos tal sentimento com os outros, mesmo não querendo.

Não conseguimos contê-lo em nosso corpo porque a felicidade se irradia, ao contrário do sentimento de tristeza que é solitário, alojado em nosso interior. Na alegria abraçamos o mundo, na tristeza nos escondemos dele.

O homem sempre procurou a felicidade fora de si, quando na verdade só pode encontrá-la em seu interior. Muitos pregam que o “Paraíso” é um local pleno de felicidade. Então, o que estamos fazendo aqui se o principal objetivo do homem é a busca da felicidade?

É oportuno dizer que um local de plena felicidade é uma utopia pelo simples fato de que felicidade plena é equivalente a “tédio”. Uma constante universal inegável é que tudo muda, vivemos na mudança, nada é estático. Aqui cabe perfeitamente a afirmação sobre a mudança de Lavoisier: “Nada se cria, tudo se transforma”. Com base nessa afirmação, a felicidade irá aflorar entre os momentos de tristeza, decepção, introspecção... reflexão, que nada mais são do que estados propícios para o aprendizado e reavaliação de vida, definir novos caminhos a seguir e encontrar soluções para os problemas que enfrenta, porque é na adversidade que o homem se constrói, assim como é o vento que fortalece as plantas. A maioria das pessoas não aproveita estes momentos para crescer e se fortalecer como ser humano, mas isso é outra história.

Felicidade não tem nada a ver com ganhar muito dinheiro, ter poder, beleza, status social de destaque, intelectualidade, etc. Nós é que relacionamos esse sentimento com essas “qualidades”. Se fosse verdade todos os ricos... intelectuais seriam felizes. Basta olharmos atentamente para muitos desses rostos “abastados” que veremos tudo, menos felicidade. É fácil confirmar isso, porque um rosto em estado de felicidade contagia aqueles que estão observando, como o sol irradiando-se sobre sua pele.

A felicidade é também um paradoxo, porque ela nunca é plena – ad eternum – e se intensifica na exata proporção no confronto com suas perdas, frustrações e decepções na vida. Portanto, ela não surge no vácuo e, apesar de todos apresentarem os mesmos sintomas – alegria, paz interior... equilíbrio – as causas são sempre diferentes e subjetivas para cada um, no sentido de que ela é algo individual, pessoal e intransferível, como na “dor” e na “fé”, por exemplo. Porque ninguém pode sentir felicidade em seu lugar.

Depois dessas considerações sobre a felicidade surge a questão central sobre o tema. Por que algumas pessoas são mais felizes do que outras? A resposta pura e simples sobre essa indagação está no resultado da diferença que a pessoa obteve em relação as suas expectativas de vida.

Acompanhe os dois infográficos que lançam uma luz sobre a afirmação acima:


gráfico da Felicidade 1

No gráfico acima sua expectativa, quanto a alcançar seus objetivos, foi MENOR do que a REALIDADE apresentada. Exemplo: Você estudou meses a fio para determinado concurso público, mas NÃO acreditava (expectativa) que iria passar no referido por várias razões pessoais. E, você passou! Assim, a REALIDADE se mostrou “melhor” ou mais positiva do que o esperado. Logo, é provável que você esteja feliz, em estado de graça, nas nuvens. Digo provável, porque sua cabeça pode estar envolvida em problemas graves que o impedem de aflorar a felicidade. É impossível manter dois sentimentos antagônicos simultaneamente, como estar triste e feliz ou estar depressivo e ao mesmo tempo sentir vontade de viver, pois um sentimento exclui o outro.

Pode acontecer de você ter a EXPECTATIVA de passar no concurso e ser aprovado, assim, EXPECTATIVA e REALIDADE se igualam. O que significa dizer que você estará se sentindo realizado – Feliz – por ter alcançado seu objetivo.

Agora observemos o que acontece no segundo infográfico:

gráfico da Felicidade 2

No gráfico acima a situação se inverte. A EXPECTATIVA mostrou-se MAIOR que a REALIDADE. Exemplo: Você esperava passar em determinado concurso público, mas isso não aconteceu. Portanto, via de regra a tristeza lhe acompanhará por algum tempo. Salvo se você reenquadrar o problema, vê-lo com outros olhos: “Tudo bem, não foi dessa vez, mas aprendi um pouco mais, ganhei experiência ao fazer esse concurso, assim já estou um pouco mais preparado para o próximo”. É uma espécie de compensação. Entretanto, sem ela, como poderá CONTINUAR tentando passar em um concurso público? Desistir dos objetivos deveria acontecer só depois da morte.

Felicidade é o encontro da sua expectativa com sua realidade.


Nesse momento, observando os dois infográficos você pode estar inclinado a pensar que o segredo da felicidade é não esperar nada de ninguém nem criar grandes EXPECTATIVAS. Isso está errado!

Sem o exercício da capacidade de sonhar e correr atrás dos sonhos, não nos restaria mais nada a fazer. Porque é justamente essa capacidade que define o homem – a possibilidade de escolher os caminhos para se atingir determinados objetivos, exercendo seu livre-arbítrio, escolhendo “isso” ou “aquilo”. Mesmo não escolhendo isso continua sendo uma escolha.

Pessoas que não criam objetivos para a vida – que não criam EXPECTATIVAS -  têm mais chance de desenvolver a depressão do que aqueles que os têm. A título de exemplo 45% dos aposentados morrem nos primeiros cinco anos de aposentadoria. A justificativa é simples: sonhavam com a aposentadoria como teto máximo de suas vidas e, quando chegam lá não têm mais planos para continuar a vida, não têm expectativas. A depressão chega de mansinho até adoecerem. Daí para frente é pedra rolando morro abaixo.

Em tempo, felicidade não tem tamanho, não é mensurável. Ela não está, necessariamente, no seu carro importado ou no emprego tão desejado. Ela pode ser encontrada em um simples abraço apertado, num elogio, ou mesmo quando seu cão de estimação corre latindo até o portão esperando por você.

Por fim, do mesmo modo que você encontra os “motivos” para ficar triste poderá encontrá-los para ser e estar feliz, porque felicidade não é emoção, mas sentimento, e este é uma avaliação, um julgamento que fazemos das coisas, das situações e das pessoas que estão próximas. Assim, você é quem decide e escolhe o que deve sentir. Ninguém pode fazê-lo em seu lugar.

Algumas frases sobre a Felicidade para reflexão

“A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não lhe vão proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito.” – Friedrich Nietzsche.

“Para mim o próprio objetivo da vida é perseguir a felicidade. Isso está claro. Se acreditamos em religião, ou não; se acreditamos nesta religião ou naquela; todos estamos procurando algo melhor na vida. Por isso, para mim, o próprio movimento da nossa vida é no sentido da felicidade...” – Dalai Lama.

“Felicidade não é algo pronto feito. Vem de suas próprias ações.” – Dalai Lama.

Na frase “Eu desejo que você seja feliz comigo”, a palavra ‘comigo’ muitas vezes impede a coisa toda de se realizar.” – Autor desconhecido.

“A maior felicidade é a certeza de sermos amados exatamente como somos.” – Autor desconhecido

“Aprendi a buscar a felicidade limitando os meus desejos, ao invés de satisfazê-los.” – Stuart Mill.

“O essencial para a nossa felicidade é a nossa condição íntima, e desta somos nós os senhores.” – Epícuro.

“A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.” – Friedrich Nietzsche.

“A porta da felicidade abre só para o exterior; quem a força em sentido contrário acaba por fechá-la ainda mais.” – Sören A. Kierkegaard.

“Procurei felicidade. Por este mundo sem fim; Sem saber que na verdade. Estava dentro de mim.” – Dinamor.

“A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos.” – Thomas Hardy.

“Estou sempre alegre. Essa é a melhor maneira de resolver os problemas da vida.” – Charles Chaplin.

“Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.” – Mahatma Gandhi.

“A felicidade repartida com o próximo dura para sempre.” – Taniguchi.

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


24 comentários:

  1. Interessante o texto, Felicidade e estar sempre contente com o que temos e não deixar de buscar o que se quer sem deixar que isso se torne tão obsessivo que te faça esquecer de viver o mundo a sua volta. Ser não obstante a como, mas em ser e viver. Claro que as pessoas contam, que o crer em Deus faz diferença, mas, fundamentalmente o querer ser feliz vem de dentro, a felicidade também e relativa cada pessoa tem algo ou alguma coisa que a faça feliz.


    Francielly Moreira

    ResponderExcluir
  2. Perfeito o texto gostei da forma em que o tema foi abordado dizendo sobre a felicidade. ser feliz é um sentimento que as pessoas devem ter e passar para o proximo repassar a emocão que a felicidade traz pro homem. Um sorriso é a caracteristica mais importante da felicidade de ser feliz. Vou deixar uma frase aqui que eu gosto muito:Sim, o Sucesso é ser Feliz! E ser feliz não é necessariamente ser rico em dinheiro e bens materiais, aliás muitas vezes os bens matérias até atrapalham a felicidade plena. tai dessa frase eu ja disse tudo. Parabens por esse texto maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto, principalmente da relação entre Expectativa e Realidade, Acho que devemos balancear estes sentimentos para que a felicidade não encontre tantas barreiras para aflorar, ou talvez, a felicidade seja uma especie de prêmio que nos contempla quando evoluímos como pessoa.

    Aldenir Pereira

    ResponderExcluir
  4. Esse texto é bastante interessante! "Felicidade é o encontro da sua expectativa com a sua realidade" essa frase se torna mais interessante ainda, pois nos permite entender que a expectativa e a realidade tem que andar lado a lado. Para ser feliz não se precisa de muito, basta estar em paz consigo mesmo, ter certeza do que se quer e sempre ter metas na vida, almejando sempre a felicidade ao final de tudo!

    ResponderExcluir
  5. Interessante que o autor encontrou uma "fórmula" universal para a felicidade, ao estabelecer os gráficos que relacionam esse sentimento com a realidade e a expectativa pessoal. É bom ler uma reflexão objetiva sobre esse assunto, tão emocional! O que penso sobre o tema? Quase como pensa Charles Chaplin: a melhor forma de resolver problemas da vida (problemas normais, que todos têm) é estar sempre feliz. E aplico, particularmente, uma teoria na minha vida pessoal: sou um pouco Poliana (do livro Poliana, de Eleanor H. Porter, publicado em 1913): procuro ver SEMPRE algo bom em toda situação, mesmo que pareça ser a pior situação vivida. E outra coisa: as pessoas que estão a minha volta não têm culpa (na maioria das vezes) dos meus problemas. Para que ficar "emburrada" ou ser "grosseira" com elas, então? Ser SORRIDENTE, SIMPÁTICA e tentar TRATAR BEM as pessoas nos ajuda, e muito, a ser felizes!

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com você Yank Lovinsk que toda pessoa pode buscar a sua própria felicidade do jeito e formas diferente de se viver. Pois cada pessoa independente de sua situação de vida pode viver e buscar a felicidade da forma que quiser.
    E a respeito da afirmação: Por que algumas pessoas são mais felizes que as outras? E porque tem pessoa que se jugam incapaz de ser felizes, pois quando algo de ruim acontece com elas, elas não possuem forças para ser erguer e seguir em frente. Já para outras pessoas o que acontece de ruim na vida delas, elas pega como lição de aprendizado para sua vida para seguir em frente e não cometer o mesmo erro ou usar para melhorar a sua vida e ser feliz. Maria Goreth do Nascimento Alves.

    ResponderExcluir
  7. Antonio pereira15/09/2014, 22:38

    A felicidade depende como a gente vivi se nos temos bom relacionamento com as pessoa,
    com a familia nos devemos esta sempre alegre com as pessoas.felicidades e voçe se sentir bem com sigo mesmo fazendo bens ao seu proximo e sempre ajudando as pessoas que necessitam.

    ResponderExcluir
  8. Algumas pessoas são mais felizes que as outras pelo simples fato de darem valor nas simples coisas que a vida lhes proporcionam .Ser feliz depende da nossa paz de espirito temos que está bem interiormente, para que a felicidade se reflita no nosso exterior. Sorrir mesmo que o momento não permita, felicidade é sentimento que contagia, esse texto fala claramente .Vamos procurar ser felizes não só visando a felicidade em bens matérias ,mais sim em coisas que no fazem bem como: ajudar o próximo, fazer o bem, sorrir mais, viver em família .Com isso temos uma base para ser feliz. ALINE RAMOS DA SILVA

    ResponderExcluir
  9. Bom um texto simplesmente excepcional, um tema muito verídico que muitas pessoas se perguntam pra si mesmos “Porque algumas pessoas são mais felizes que as outras” não acredito que ninguém seja mais feliz que outro o que acontece é a maneira que cada pessoas demonstra sua felicidade sua emoção com algo ou por algo.
    Logo no inicio do texto o autor diz “A felicidade é um estado de “espírito” que resulta em estar contente ou inteiramente alegre com determinada situação, coisa ou pessoa, é a conseqüência do julgamento que fazemos sobre os acontecimentos-fatos.” Acredito que cada pessoa se expressa de uma maneira, umas são mais caladas, outras fala pra poucas pessoas, já tem outras que não conseguem conter as emoções, sai gritando, espalhando pra todos em redes sociais, etc., isso se chama emoção e não felicidade. Tem muitas pessoas que acham que felicidade é ter muito dinheiro, ser muito bonito, ser inteligente, são as pessoas que relaciona esse sentimento com essas qualidades, se isso fosse verdade todos nos seríamos exatamente da forma que cada um desejar, mais isso não seria a felicidade.
    Concluo que felicidade nada mais é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento até a alegria intensa.

    Por: Aline Ramos Ferreira da Silva

    ResponderExcluir
  10. Juliana Gonçalves02/12/2014, 13:54

    Creio eu que essa e uma pergunta que muitas pessoas fazem diariamente,porque algumas pessoas são mais felizes do que outras?A felicidade e uma coisa q cada um procura mais de formas diferentes,no meu caso a felicidade pra mim e estar bem ao lado do meu esposo e dos meus pais todos com saude,a felicidade esta dentro de cada um,cada pessoa se sente bem de alguma forma,as vezes o que me faz feliz não e o q faz outra pessoa feliz,então a cada dia temos que ir em busca daquilo q nos faz feliz.

    ResponderExcluir
  11. mara lidiane dos santos florencio10/12/2014, 23:28

    Felicidade é um sentimento que vem de coração ou seja é familía é fazer coisas que agrada a vc mesmo sem prejudicar seu proximo.a pessoa que é feliz mesmo com seus problemas, dificuldade,tristeza consegue dar a volta por cima é ser feliz superando todos os seus obistaculo,felicidade é estar bem com sigo mesmo é ter um coração puro cheio de amor e alegria......mara lidiane dos santos florecio...

    ResponderExcluir
  12. A felicidade,está dentro de cada um de nós.Então se vc planta coisas boas certamente colherá o q á de melhor.As pessoas felizes entendem que é melhor perdoa é esquecer do que deixar os sentimentos negativos as dominem.Afinal ser feliz é o que há.ALUNA:MARIA LEILA FREITAS MACEDO,TURNO;VESPERTINO

    ResponderExcluir
  13. E muito interessante falar desse assunto,pois felicidade depende muito de cada pensamento,e cada um pensa de forma totalmente diferente.As vezes acordamos triste por não aceita algo ou por ter um sonho ruim ou ter lembrado de uma coisa ruim.
    E as vezes muito feliz apenas pelo fato de existir,a vida não é fácil,coisas ruins acontece com todos, rico pobre o nosso objetivo pode ser alcançado com persistência e força,assim como a felicidade.
    Em fim,buscar é alcançar objetivos para tentar ser feliz e muito bom.
    Nara Lúcia S.Barros

    ResponderExcluir
  14. A felicidade esta dentro de cada um de nos, todos nos procuramos a felicidade, mas cada um procura de forma diferente, a pessoa que é feliz mesmo com todos os seus problemas conseguem superar todos os obstáculos e dar a volta por cima.
    Att; Damiana P. Dos Santos

    ResponderExcluir
  15. A felicidade ela é contagiosa não conseguimos guarda -la termos que compartilhar é um momento único e verdadeiro está dentro de cada um nós.
    Damiana Pereira dos Santos

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do texto !!!
    Podemos estar felizes nos mais momentos diversos da vida.
    Felicidade é a realização de um sonho , a concretização de um plano, é se sentir realizado !
    E não é necessário dinheiro para isto ,as vezes as coisas mais simples da vida é as que nos traz Felicidade .
    A felicidade está dentro de nós basta colocarmos ela para fora !

    ResponderExcluir
  17. A FELICIDADE ATRAI COISAS BOAS, PESSOAS FELIZES SÃO PESSOAS REALIZADAS,EM VÁRIAS ÁREAS DE SUA VIDA.AMAR AS PESSOAS, PERDOAR NOS TORNAM MAIS FELIZES TAMBÉM.TALVEZ A CAUSA DE MUITAS ACHAREM QUE OUTRAS SÃO MAIS FELIZ, SEJA PORQUÊ PRECISA VALORIZAR MAIS A VIDA.NÃO BENS MATERIAIS, OU COISAS PASSAGEIRAS.MAIS SER FELIZ PELO SIMPLES FATO DE VIVER!
    CRISTIANE DOS SANTOS SILVA

    ResponderExcluir
  18. O texto diz sobre felicidade e ser feliz é exatamente transmitir felicidade e alegria para o próximo, um sorriso pode ser a característica que demonstra seu estado de estar, é estar em paz consigo mesmo, tranquilidade e equilíbrio. Sorrir é o melhor remédio.
    Tereza Pereira de Moura

    ResponderExcluir
  19. Concordo com o texto acima, pois a felicidade é algo individual, pessoal e intransferível. Por outro lado, a maioria das pessoas tem uma ideia de que: felicidade é ter saúde, amor, dinheiro suficiente, etc. mas a felicidade se encontra nas pequenas coisas da vida, muitas vezes perdidas na rotina do dia a dia. Vivemos tão enlouquecidos correndo atrás de "coisas", que mal temos tempo para aproveitar aquilo que já conquistamos. Muitos colocam o foco naquilo que ainda não tem e, por isso perdem a oportunidade de aproveitar coisas simples como a própria vida.
    Att. Hérico Mateus Guimarães

    ResponderExcluir
  20. A Felicidade é o simples fato de como cada um vive a vida. Como cada pessoa enxerga o mundo. Que a cada amanhecer temos mais uma oportunidade de sermos felizes. Que sonhar, ter expectativas, objetivos e o que nos move para viver, mesmo as vezes não realizados. E mesmo assim tirar sempre um lado bom,uma lição. As vezes algo ou alguém nos deixa triste, para baixo mas vai de cada um não deixar esse sentimento crescer... Cometemos o erro em procurar a felicidade nos outros ou em coisas, mas a verdadeira se encontra dentro de cada um. De estar de bem com o espírito, corpo e mente.

    FABIANA APARECIDA GOMES FERREIRA

    ResponderExcluir
  21. A felicidade é um bem que nos leva a interagir e compartilhar com outras pessoas de modo geral, fazendo um bem para a alma. O homem está à procura de novos desejos que os traga felicidade o tempo inteiro, para fugir da tristeza. A expectativa e a realidade do prazer de ter a felicidade por perto estão sempre interligadas, porém uma sempre prevalece e geralmente é expectativa, mas o que traz a felicidade é a realização, pois ela consegue transparecer de forma visível uma pessoa contente querendo transmitir sua alegria. E muitas pessoas pela falta de tempo não conseguem ter a felicidade em si, pois estão mais concentradas na expectativa do que na realização da busca felicidade.
    Nome: Pedro Nascimento Constantino

    ResponderExcluir
  22. Gostei da forma que foi dito sobre a felicidade ,pra mim felicidade que as pessoas devem passar para o próximo e estar sempre contente com o que temos, e sempre buscar o que se quer sem deixar de esquecer o mundo a sua volta.
    Pra ser feliz não e necessário ser rico e ter vários bens,pois a verdadeira felicidade e aproveitar a essência da vida.
    Nome: Vitor Fonseca Farrapeira

    ResponderExcluir
  23. você atrai para a sua vida pessoas, situações e
    circunstâncias que estão em harmonia com seus pensamentos dominantes.
    Qualquer coisa em que você se concentre em nível consciente se manifesta
    em sua experiência.

    ResponderExcluir
  24. Concordo,a felicidade está dentro de cada um de nós,em plantar coisas boas certamente colherá o que há de melhor.Algumas pessoas demostram muitas vezes serem mais felizes que muitas outras por possuírem uma situação financeira melhor,e há aquelas pessoas que realmente são felizes por serem humildes.Não é o dinheiro que traz felicidade é algo interior,que satisfaz trazendo alegria e paz. Nome: Bianca cardoso Gonçalves.

    ResponderExcluir