Resultado do Segundo Ranking Top Blogger 2013 - Yan Klovinsk

Resultado do Segundo Ranking Top Blogger 2013

selo de qualidade

Voltando de férias da minha bela e Santa Catarina, período em que permaneci totalmente desconectado das minhas atividades – Blog, e-mail... celular – percebi que há alguns dias saiu o resultado do 2º Ranking Top Blogger 2013. A competição foi organizada pelo metablogger 

Adelson Smania do gerenciando blog. Uma iniciativa que parabenizei desde a 1ª edição.

Para ser honesto, hesitei em participar da segunda edição, mesmo sabendo que o processo de inscrição é simples e rápido e que não me inscrevendo alguém poderia fazê-lo indicando o blog YK. Entretanto, como saber se o blog melhorou de um ano para o outro? Ou seja, como responder as perguntas: “como vai meu blog?” e o “Quanto ele precisa ser melhorado para se tornar eficiente?”. Assim, o Ranking top Blogger fornece mais uma métrica a ser analisada, interpretada e aproveitada pelos blogueiros que continuamente querem melhorar a qualidade dos seus blogs. O melhor, é uma métrica anual, sem aquela paranoia de verificar diariamente todas as outras métricas existentes na internet.

A quantidade de blogs inscritos na 2ª edição aumentou substancialmente em relação a 1ª edição, o que torna a competição ainda mais interessante, pois quanto mais blogs de boa qualidade (conteúdo e layout) inscritos, mais difícil se torna a competição, forçando os de menor qualidade a se superarem. Foi exatamente o que aconteceu com o meu blog, na 1ª edição ficou na 54ª posição e na 2ª subiu para o 46º lugar. Parece pouco, subir 09 posições no ranking, mas não é.

Dos primeiros 50 blogs somente 11 subiram de posição, 17 perderam posições em relação a 1ª edição, 02 mantiveram-se estáveis, e 20 deles não se tem parâmetro por estarem participando pela primeira vez. Lembrando que participaram da 2ª edição 398 blogs.

Desse modo o 46º lugar foi bem-vindo porque me ofereceu um norte de como estou indo e o quanto preciso melhorar. Assim, comecei a implantar algumas modificações no blog referentes à redes sociais e mais artigos publicados. O quesito SEO foi meu foco em 2013 e, por causa disso, o blog carrega a página mais rápido que o google.com.br.

Muitos blogueiros focam a sua posição no ranking como meta final. Não está em jogo a posição no ranking em relação aos concorrentes, mas tão somente o quanto essa posição significa em termos de desempenho, ou seja, se estamos no caminho certo fazendo a coisa certa.

Interessante observar que o Adelson (gerenciando blog) utilizou sete métricas (fatores) diferentes para avaliação dos blogs: Alexa Rank, Google PageRank, Page Authority, MozRank, Fãs no Facebook, Seguidores no Twitter, Círculos no Google+, e atribuiu notas a cada quesito. A meu ver uma ideia mais equilibrada do que se basear em uma só métrica. O conjunto dessas métricas compõe o que chamei de um ranking brasileiro – o BrasRank. Até essa data ninguém tinha utilizado essa nomenclatura, mas vai que um engenheiro de software crie um programa com essas métricas. Assim, o programa já tem um nome e os devidos créditos por antecipação.

Os critérios de votação do 2º Top Blogger foram objetivos, com base em números. A avaliação subjetiva (muito complexa) ficaria por conta do critério “conteúdo”. Determinar o quanto um blog é útil, importante, necessário e aceito na blogosfera é uma tarefa das mais penosas para qualquer avaliador, que se resume, paradoxalmente, em definir objetivamente os critérios subjetivos de um blog.

Como a vontade de seguir um blog “x” está ligado ao gosto de cada um, nós, blogueiros de plantão, ficamos na luta incansável de conseguir mais tráfego para o nosso blog. Tendo em mente que quanto mais seguidores tivermos no Facebook, Google +, Twitter... é bom para o blog. Porque não há razão mais importante de se ter um blog on-line: compartilhar com aqueles que te seguem ou visitam.

Você pode conferir o resultado completo do Ranking com os 398 blogs inscritos no Top Blogger 2013.

Assim, aguardemos a 3ª Edição do Ranking Top Blogger da Língua Portuguesa no final de 2014, parece que está longe, mas um ano passa muito rápido. Fique atento e inscreva seu blog ou indique aquele que você segue. Participe!

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


2 comentários:

  1. É isso aí! Acompanhar o crescimento do blog me faz ficar orgulhosa, num sentido positivo, é óbvio, pois percebo a dedicação do YK em manter informação atualizada, rotativa e interessante para os leitores. Parabéns por essa classificação! Também pela melhora no ranking e, principalmente, por sua dedicação pessoal!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Luciana! Obrigado pelo apoio e colaboração, porque sua dedicação foi fundamental na conquista desse resultado.

    ResponderExcluir