Conheça as Novas Regras para o Exame da OAB - Yan Klovinsk

Conheça as Novas Regras para o Exame da OAB

assinando documento

O Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) terá novas regras a contar do Edital do XII Exame de Ordem Unificado. Com as mudanças, será permitido ao examinando fazer o aproveitamento da aprovação da primeira fase quando reprovar na segunda etapa, 

momento em que terá mais tempo para se dedicar ao exame da segunda fase – a prova prático-profissional.

Lembrando que a aprovação automática valerá uma vez e apenas no exame seguinte.

A primeira fase você pode estudar em qualquer lugar seja enquanto espera o ônibus, durante o almoço, trocando o bate-papo pelos estudos, etc. Em tese, o candidato estuda para a 1ª fase apenas para relembrar tudo aquilo que aprendeu durante a graduação.

A segunda fase do exame é sempre mais complicada, exigindo do candidato mais tempo para redigir e dedicação, tudo o que falta aqueles que trabalham. Nesta fase se verifica a capacidade de exercer a atividade. Em outras palavras, aqui o candidato tem que se comportar mentalmente como se já fosse um Advogado em exercício.

Os bacharéis terão de responder quatro questões discursivas apresentadas em situações-problema e redigir uma peça profissional na área do direito em que optaram no momento da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito e processo tributário.

Além dessa mudança, o Conselho Pleno aprovou a publicação dos nomes daqueles que supervisionam as questões que podem cair no Exame de Ordem – as Bancas Examinadora e Recursal.

Todos os estudantes de Direito regularmente matriculados no último ano do curso podem fazer o Exame da OAB.

São mudanças importantes e a muito esperadas pelos candidatos – bachareis em direito – outra medida pleiteada entre os candidatos é a redução do valor da taxa de inscrição que hoje é de R$ 200,00 reais.

Os candidatos aprovados na 1ª fase, composta de 80 questões objetivas, farão a prova prático-profissional – 2ª fase – na data provável de 15 de fevereiro de 2014.



Conheça o e-book: 

Exame de Ordem: Uma Esfinge em Solo Brasileiro



O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário