Como Consegui Ser Mais Rápido que o Google - Yan Klovinsk

Como Consegui Ser Mais Rápido que o Google

peças do jogo de xadrez

Em virtude do sucesso recente do Blog resolvi compartilhar com os amigos e visitantes alguns tópicos sobre SEOSearch Engine Optimization. Lembro aos caros que o foco do blog não é SEO, e sim os artigos e os e-books. Entretanto, todo blogueiro que pretenda ser 

conhecido no mundo virtual deve estar atento ao quesito SEO. Sempre fiquei e fico preocupado com a velocidade de carregamento da página inicial do blog, e todos deveriam se preocupar com isso também.

Ninguém deseja acessar um blog ou site com um copo d’água e Sonrisal descansando ao lado do notebook ou PC, bebendo goles do precioso antiácido enquanto espera carregar a página de determinado blog.

Pesquisas apontam que ao acessar determinado blog o visitante aguarda até 05 segundos para contemplar a página carregada, na maioria das vezes, nem mesmo esperam esse tempo e partem para outra página. Menos tempo significa mais visitantes.

Diante disso, não é sem propósito que o Google usa uma página de fundo branco, alguns links e um box de pesquisa, tudo assemelhado a um simples Gadget que se expande conforme o tamanho do ecrã – tela, tv, monitor e display.

E foi assim, sem maiores pretensões e refinamentos técnicos possíveis de SEO, que usei o Google.com.br como referência no meu trabalho em diminuir o tempo de carregamento do meu blog até conseguir melhorar a performance frente ao modelo referência.

Só para comprovar os resultados obtidos ao longo de dois anos deixo uma imagem que fala por si só, obtida através do site: Toolspingdom.

infográfico

Notificamos que os resultados podem alterar conforme o horário, condições de conexão da Internet e, de onde e para onde se está direcionando a teste/análise – realizei ambas de Brasília – DF para Dallas – Texas no dia 06-11-13.

Como podemos observar na imagem acima são 468 milissegundos contra 614 ms do Google, ou seja, menos 126 ms no carregamento da página inicial.

Levando-se em conta o tamanho da página em “Kb” (Page Size) do meu blog, ele pesa quatro vezes mais que o do Google, especialmente por conta das imagens, por isso tenho mais requests (solicitações). Ainda assim, acredito que seja um ótimo resultado para um aprendiz de SEO.

Como consegui isso? Simples! Aprendendo e cuidando do blog todos os dias. Ajustando aqui, redimensionando ali, sempre num blog de testes que deve ser idêntico ao blog oficial sem mais nem menos. Só assim você terá certeza que as alterações realizadas no blog de testes (que deve estar off-line para os mecanismos de pesquisas) funcionarão no seu blog oficial.

O primeiro ponto que considerei foi eliminar tudo aquilo que não atendia as minhas expectativas. Uso no blog apenas gadgets de baixo impacto na renderização da página. Qualquer coisa a mais é extravagância que gera atraso na performance e possíveis perdas de visitantes. Senti-me obrigado a eliminar os gadgets de seguidores do Google Plus, Facebook e Twitter porque consumiam muito tempo. Fiz o mesmo com os gadgets de banners publicitários que tinha na primeira página – home – e os transferi para as páginas internas.

O segundo ponto foi comprimir agressivamente todo blog, deixando os códigos Css JavaScripts e Html todos em linha – o próprio código fonte e os gadgets.

Mantenho todo código CSS e JavaScript junto com o Html. Comprimidos! Mais do que isso só usando um martelo. A página fica grande. Tentei hospedar os Css e JavaScripts em arquivos externos fazendo as duas chamadas no html para aproveitar o cache em uma segunda possível visita do internauta ao blog, mas não gostei do resultado. Ou ficava muito lento ou não funcionava como deveria.

Um ponto crucial em todo blog (um calcanhar de Aquiles) são as imagens. Aqui elas receberam um tratamento especial na medida do possível: algumas tiveram seu tamanho reduzido e depois foram comprimidas ao máximo sem perder a qualidade. Bom, sempre se perde um pouco de qualidade. Muitas delas foram transformadas em Css Sprite para diminuir o número de requisições e outras convertidas em links. Ainda tenho alguns problemas com imagens que preciso solucionar. Todavia preciso aprender mais um pouco.

Essas alterações tem dado bons resultados. Como sei disso? Pelo aumento das visitas, acompanhadas pelo Google-analytics e pelo próprio blogger, ainda são números inexpressivos é verdade. Entretanto, a avaliação do Alexa Rank revela que estou caminhando na direção certa.

Além disso, você terá que fazer avaliações constantes após realizar qualquer alteração no seu blog de testes, se o resultado for o esperado, você implementa esta modificação no seu blog oficial.

Existem ferramentas on-line conhecidas que lhe darão o feedback necessário sobre possíveis melhorias no seu Blog. Citarei algumas que utilizo com frequência por ordem de preferência:

Ferramentas de avaliação do seu Blog

1º - Pingdom 
2º - GTmetrix 
3º - YSlow 
4º - PageSpeed 
5º - Quicksprout 
6º - Woorank 

Ferramentas de Compressão Css, JavaScript e Html


Ferramentas Compressão de Imagens

2º - Tinypng

Bom amigo, era o que tinha a compartilhar. Deixo o seguinte recado: Se eu consegui, Você também pode! E para isso só vai precisar de três ingredientes: Dedicação, Paciência e Persistência.

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


Um comentário:

  1. Gran artículo. Gracias por compartir.
    Mejor,
    Olivia en http://www.ampronix.com/

    ResponderExcluir