Blog de Testes se Transforma em Blog Oficial - Yan Klovinsk

Blog de Testes se Transforma em Blog Oficial

teclado de computador

A identidade visual de um blog-site na internet é de suma importância. Durante dois anos venho me debatendo com o layout do blog. Perdi a conta das inúmeras mudanças que fiz aqui através do meu blog de testes hospedado no blogger em outra conta e, no final, sempre acabava 

insatisfeito com o visual. Entretanto, como a persistência é a alma do negócio – alguns chamam de teimosia mesmo – consegui finalizar um modelo que aprovei.

Fiquem tão contente com o novo layout que nem tive tempo de elaborar um artigo preparando os amigos e visitantes do blog sobre possível mudança que estava prestes a ocorrer, que agora o faço. Assim, quem acessou o blog estes dias teve a grata surpresa (assim espero) de visualizar e conhecer o novo layout do blog Yan Klovinsk.

Ele perde para o antigo layout apenas no quesito velocidade – demora alguns milissegundos a mais para carregar. Todavia é superior em todos os outros. Fiquei surpreso com o aumento de visitas diárias e mais Page views. Talvez tenham gostado da cara nova do blog ou seja o efeito de algum algoritmo obscuro da net. Seja lá o que for estou contente com o resultado e me sinto renovado também.

Nem tudo são flores! Ainda falta ajustar alguns detalhes imperceptíveis ao usuário, mas que melhoram substancialmente a performance do blog. Algumas coisas para quem tem um blog hospedado no Blogger não podem ser mudadas, como alguns códigos CSS que causam bloqueio de renderização e que o “PageSpeed Insights” sugere que sejam eliminados como o:


http://www.blogger.com/static/v1/widgets/755857326-widget_css_mobile_bundle.css

http://www.blogger.com/dyn-css/authorization.css?targetBlogID=...

Além disso, os referidos códigos acima não conseguem ser validados pelo validador do W3C. O código CSS do meu blog consegue ser validado no W3C, mas se eu inserir o código visualizado no "Exibir Código Fonte" ela simplesmente não valida.

O javascript do Google-analytics faz uma solicitação de uma imagem que não necessito no blog, ela não aparece mas é uma requisição extra. Outro é o "https://apis.google.com/js/plusone.js"  que solicita uma imagem de 21 kb. Claro, ambos são necessários no blog. Mas são milissegundos preciosos que perdemos nestas requisições extras.

Comprimi todo código Html, Css, JavaScript e cada Gadget do blog, além de otimizar ao máximo todas as imagens para diminuir o tempo de carregamento da página – Page load time. Foi um sucesso, mas nem tanto. Acredito que se eu comprimir mais o blog ele vai se tornar um ponto preto no centro da tela ou vai sair do computador.

Devido a minha incompetência técnica procurei na internet e em fóruns um modo de usar o Gzip no Blogger, mas não encontrei. Parece que usar Gzip nele é impossível. Digo parece porque não encontrei resposta.

Para diminuir o “Page load time” eliminei os gadgets seguidores do Google+, Facebook e Twitter (uma pena) porque consumiam valiosos segundos.

Sempre faço uma varredura do blog no: PageSpeed Insights; Pingdom Speed Test; GTmetrix; YSlow; Woorank entre outros e muitos metablogs, pois eles sempre sugerem algumas melhorias. Umas possíveis, outras impossíveis e algumas que desconheço, é o famoso: Como fazer? Que se enquadra perfeitamente ao validador do W3C: “ô coisinha complicada esse trem!”

Fora isso usar o blogger é bom. Porque é gratuito e permite a personalização completa do blog. Tanto é que esse blog foi personalizado no meu blog de testes e logo que ficou pronto tratei de transferi-lo para o blog onde tenho meu domínio próprio.

Creio que o layout é definitivo, não pretendo muda-lo tão cedo, mas nada é para sempre. Quero me dedicar exclusivamente à produção de artigos enquanto resolvo essas questões técnicas – SEO.

Assim, deixo aos meus amigos e visitantes do blog a dura ou talvez fácil tarefa de me ajudar na solução de algum dos enumerados problemas acima descritos.

Para finalizar, o mais importante, agradeço a cada um de vocês que vem acompanhando meu trabalho e antecipadamente aqueles vierem a fazê-lo. Porque quando vocês compartilham meus artigos, escrevem comentários, curtem no Facebook ou seguem no Google + e no Twitter, colaboram para que o Blog Yan Klovinsk se torne cada vez mais conhecido acrescentando um crédito ao mesmo. Esse é um apoio tão precioso que me faz procurar dar sempre o melhor de mim e sem o qual o blog não teria razão de existir! Mais uma vez: obrigado pelo apoio!

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


2 comentários: