Comportamento evolutivo do homo sapiens bestialis - Yan Klovinsk

Comportamento evolutivo do homo sapiens bestialis

Comportamento evolutivo do homo sapiens

Precisamos redefinir com urgência o conceito de “evolução” para sabermos em qual direção à sociedade deve caminhar e o quanto isso pode representar em qualidade de vida. Nunca é demais lembrar que o pior cego é aquele que não quer ver. Muitos dos problemas sociais 

sejam aqui ou lá fora são frutos da ignorância, tomadas de decisão sem levar em conta os possíveis efeitos.

Diz a teoria do efeito borboleta que: um pequeno evento pode causar grandes mudanças, no caso em questão, mudanças drásticas que comprometem o desenvolvimento pleno de uma sociedade “civilizada”. Observe a título de exemplo, as mudanças ocorridas entre 1959 e 2013.

Cenário 1: João não fica quieto na sala de aula. Interrompe e perturba os colegas.

- Ano 1959: É mandado à sala da diretoria, fica parado esperando 1 hora, vem o diretor, lhe dá uma bronca durante trinta minutos e até umas reguadas nas mãos e volta tranquilo à classe. Esconde o fato dos pais com medo de apanhar mais. Pronto.

- Ano 2013: É mandado ao departamento de psiquiatria, o diagnosticam como hiperativo, com transtornos de ansiedade e déficit de atenção, o psiquiatra receita Rivotril. Transforma-se num zumbi. Os pais reivindicam uma subvenção estatal por ter um filho incapaz e processam o colégio.

Cenário 2: Luis, de sacanagem quebra o farol de um carro, no seu bairro.

- Ano 1959: Seu pai tira a cinta e lhe aplica umas sonoras bordoadas no traseiro. Para Luis nem lhe passa pela cabeça fazer nova "burrada", cresce normalmente, vai à universidade e se transforma num profissional de sucesso.

- Ano 2013: Prendem o pai de Luis por maus tratos. O condenam a 5 anos de reclusão e, por 15 anos deve abster-se de ver seu filho. Sem a orientação de uma figura paterna, Luis se volta para as drogas, torna-se delinquente e fica preso num presídio especial para adolescentes.

Cenário 3: José cai enquanto corria no pátio do colégio, machuca o joelho. Sua professora Maria, o encontra chorando e o abraça para confortá-lo...

- Ano 1959: Rapidamente, João se sente melhor e continua brincando.

- Ano 2013: A professora Maria é acusada de não cuidar das crianças. José passa cinco anos em terapia pelo susto e seus pais processam o colégio por danos psicológicos e a professora por negligência, ganhando os dois em juízo. Maria renuncia à docência, entra em aguda depressão e se suicida...

Cenário 4: Disciplina escolar

- Ano 1959: Fazíamos bagunça na classe... O professor nos dava uma boa reprimenda e/ou encaminhava para a direção; quando chegávamos ao lar, nosso velho nos castigava sem piedade e no resto da semana não incomodávamos mais ninguém.

- Ano 2013: Fazemos bagunça na classe. O professor nos pede desculpas por repreender-nos e fica com a culpa por fazê-lo. Nosso velho vai até o colégio dar queixa do professor e para consolá-lo compra uma moto para o filhinho.

Cenário 5: Horário de Verão.

- Ano 1959: Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. Nada acontece.

- Ano 2013: Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. A gente sofre transtornos de sono, depressão, falta de apetite, nas mulheres aparece até celulite.

Cenário 6: Fim das férias.

- Ano 1959: Depois de passar férias com toda a família enfiados num Gordini ou Fusca, é hora de voltar após 15 dias de sol na praia. No dia seguinte se trabalha e tudo bem.

- Ano 2013: Depois de voltar de Cancun, numa viagem 'all inclusive', terminam as férias e a gente sofre da síndrome do abandono, "panic attack", seborreia, e ainda precisa de mais 15 dias de readaptação...

Cenário 7: Saúde.

- Ano 1959: Quando ficávamos doentes, íamos ao INPS aguardávamos 2 horas para sermos atendidos, não pagávamos nada, tomávamos os remédios e melhorávamos.

- Ano 2013: Pagamos uma fortuna pelo plano de saúde. Quando fazemos uma distensão muscular, conseguimos uma consulta VIP para daqui a três meses, o médico ortopedista vê uma pintinha no nosso nariz, acha que é câncer, nos indica um amigo dermatologista que pede uma biópsia, que nos indica um amigo oftalmologista porque acha que temos uma deficiência visual.  Fazemos quimioterapia, usamos óculos e depois de dois anos e mais 15 consultas, melhoramos da distensão muscular.

Cenário 8: Trabalho.

- Ano 1959: O funcionário era "pego" fazendo cera (nada). Tomava uma bronca do chefe, ficava com vergonha e ia trabalhar.

- Ano 2013: O funcionário é pego é abordado gentilmente pelo chefe que pergunta se ele está passando bem. O funcionário o acusa de bullying e assédio moral, processa a empresa que toma uma multa, o funcionário é indenizado e o chefe é demitido.

Cenário 9: Assédio.

- Ano 1959: A colega gostosona recebe uma cantada de Ricardo. Ela reclama, faz charminho, mas fica envaidecida, saem para jantar, namoram e se casam.

- Ano 2013: Ricardo admira as pernas da colega gostosona, transam loucamente. Mas ela o processa por assédio sexual, ele é condenado a prestar serviços comunitários. Ela se faz de vítima e recebe indenização, terapia e proteção paga pelo estado.

Cenário 10: Patriotismo

- Ano 1959: No colégio cantava-se o hino nacional ou o hino à bandeira com a mão sobre o peito antes de entrarmos na sala de aula e nos sentíamos orgulhos por pertencer a essa nação.

- Ano 2013: Salvo as forças armadas e o sete de setembro, parece que ninguém se importa com essa questão

Felizmente hoje podemos nos orgulhar dos três pilares da cultura e economia brasileira – Carnaval, Novelas e Futebol – três eventos que tem contribuído muito para a educação das nossas crianças, desenvolvendo nelas a cidadania, instruindo-as a pensar e a desenvolver o senso crítico, a solidariedade, o civilismo, o patriotismo... Esses três sustentáculos garantem a educação de qualidade para nossos filhos, o desenvolvimento tecnológico, a saúde, o trabalho, etc. O que por sua vez tem contribuído para a redução da delinquência e da criminalidade no país.

Pergunta-se: Qual foi o momento, entre 1959 e 2013, que nos tornamos neste bando de idiotas?


O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário