Incompetência Administrativa Estraga 55 mil Bolsas de Plasma Sanguíneo - Yan Klovinsk

Incompetência Administrativa Estraga 55 mil Bolsas de Plasma Sanguíneo

cartão vermelho

Segundo a Revista Isto É, em reportagem da Edição nº 2234 de 31/Ago/12 aponta mais um escândalo nesse meu Brasil “varonil”. Como o governo deixou estragar 55 mil bolsas de sangue? A referida matéria é sobre a suspeita de um novo esquema de corrupção onde foi perdido 

13,7 mil litros, 55 mil bolsas de plasma humano avaliados em US$ 1,6 milhões de dólares. Nas palavras do repórter Boris Casoy: “Isto é uma Vergonha!” 

Essas 55 mil bolsas estão guardadas num depósito no Distrito Federal pelo Ministério da Saúde. Entretanto, elas se encontram vencidas há pelo menos 05 anos. Isso coloca em cheque-mate os três ex-ministros da saúde: Humberto Costa, José Gomes Temporão e Alexandre Padilha que terão de explicar a sociedade, por que encobriram esse desperdício.

É bom que se entenda que uma bolsa de sangue (oriunda das campanhas de doação) contem 55% de plasma e que o custo é de US$ 120,00 o litro no mercado internacional. Pensou que sangue não tem preço? Tem sim senhor! Vivemos num mundo capitalista.

Boa parte desse plasma é industrializada fora do País e retorna como hemoderivados como o Fator VIII e Fator IX, por exemplo, medicamentos fundamentais no tratamento de portadores de Hemofilia. A importação desses fatores tem um custo elevadíssimo. Temos a matéria-prima, mas ainda não desenvolvemos tecnologia em terras tupiniquins.

Recursos financeiros o governo tem, pois há alguns anos vem batendo recordes de arrecadação. Entretanto, competência na gestão de pessoas, recursos financeiros e materiais é outra história. Temos visto um escândalo atrás do outro envolvendo políticos e gestores corruptos em todos os níveis de governo. Somos todos, de certa forma, responsáveis, porque o desperdício do plasma, nosso caso em tela, é um desperdício da coisa pública, aquilo que é de todos e para todos. Assim, todos perdem. 

Como mudar isso? Não espere um milagre da noite para o dia, toda caminhada começa com o primeiro passo, então, nas eleições de outubro próximo escolha o vereador e o prefeito comprometidos com a sua cidade.

É necessário frisar que a incompetência de alguns não afeta as doações de sangue, ao contrário, nas emergências de hospitais e em seus leitos muitas pessoas são salvas todos os dias. Caso Você seja um doador rotineiro continue fazendo seu papel humanitário e se ainda não o é, torne-se um doador. É gratificante doar vida a quem precisa.

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário