Florianópolis – SC – Ilha da Magia 3ª parte - Yan Klovinsk

Florianópolis – SC – Ilha da Magia 3ª parte

Florianópolis – SC – Ilha da Magia 3ª parte

Em seus primórdios, Florianópolis possuía uma vegetação original constituída por floresta contínua de árvores majestosas, segundo são os relatos dos navegadores e dos primeiros naturalistas. Atualmente possui diferentes tipos de formações vegetais, de acordo com o tipo do 

solo e relevo. Desta forma, nas encostas do maciço cristalino a cobertura vegetal é de Floresta Ombrófila Densa (Floresta Pluvial de Encosta Atlântica). 

Tendo em vista os diferentes tipos de ações do homem sobre a vegetação, hoje encontramos na Ilha este tipo de vegetação desde áreas em estágios iniciais de regeneração (capoeirinha) até matas secundárias regeneradas.

Também ocorrem áreas de mata primária pouco alterada, que sofreu apenas a retirada parcial e seletiva de algumas espécies de interesse econômico.

Nas planícies arenosas do quartenário a cobertura vegetal é constituída por formações de restinga – arbustiva, subarbórea ou arbórea, dependendo do tipo de formações de solo e do uso que se procedeu sobre o mesmo.

Além da Floresta Atlântica e das restingas, ocorrem ainda formações de vegetação fixadora de dunas e manguezais, com sua vegetação típica.

FAUNA

Em ambientes aquáticos destacam-se diversas espécies de organismos, sendo alguns de importância econômica, como moluscos (berbigão, ostras e mexilhões), crustáceos (siris e camarões) e uma grande variedade de peixes, como a tainha, robalo, linguados, manjubas, etc.

Entre os mamíferos aquáticos ocorrem, na zona costeira e estuarina, diversas espécies de golfinhos e lontras (residentes), e baleias (migratórias). Entre os répteis aquáticos destaca-se o jacaré-de-papo-amarelo.

Em ambientes terrestres, entre os répteis já foram identificadas aproximadamente 30 (trinta) espécies de cobras e lagartos, incluindo algumas venenosas, como a jararaca, jararacuçu e coral. Entre os mamíferos silvestres destacam-se diversas espécies de gambás e morcegos, além de macaco-prego, coati, entre outros. A avifauna é representada por cerca de 170 (cento e setenta) espécies, entre as quais aproximadamente umas 25 (vinte e cinco) são residentes e 18 (dezoito) migratórias.

DUNAS

Também são considerados como tipo de terreno e não solo, isso porque não apresentam processos pedogenéticos. Forma-se quase que exclusivamente de deposições eólicas de material areno-quartzoso, mantém certa movimentação dependendo da vegetação que as recobrem e dos ventos que atuam sobre elas.

PRAIAS

Considerava-se que Florianópolis tinha 42 praias, sendo este durante décadas um dos slogans do município. Por encomenda do IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), realizou-se, pela primeira vez, um levantamento completo sobre as praias da capital catarinense. Foram mapeadas mais de 100 praias. Como o objetivo do trabalho era toponímico, para cumprir lei municipal que determina a sinalização de todas as praias, ficaram de fora mais de uma dezena que, de tão desconhecidas, nem possuíam denominação.

LAGOAS

Existem duas grandes lagoas na ilha: a Lagoa da Conceição, de água salobra, situada no centro-leste, e a Lagoa do Peri, de água doce, situada no sudeste. Outras lagoas menores existentes: Lagoinha do Leste, na praia do mesmo nome, Lagoa da Chica e a Lagoinha Pequena, ambas próximas à praia do Campeche.

CULTURA:

ACADEMIA DE LETRAS

A cidade tem sua academia de letras, denominada Academia Desterrense de Letras, cujo patrono é o poeta barriga-verde Cruz e Sousa e fica localizada no Centro Integrado de Cultura – CIC.

TEATROS

Florianópolis possui vários teatros, dentre eles, se destacam:
CIC – Centro Integrado de Cultura - Teatro Ademir Rosa
TAC – Teatro Álvaro de Carvalho

MUSEUS

Museu Victor Meireles – Rua Victor Meirelles, 59 – Centro.
Museu Histórico – Palácio Cruz e Souza – Praça XV de Novembro, 227.
Museu de Arte de Santa Catarina – MASC - CIC – Av. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica.

ORQUESTRAS

Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA)
Camerata Florianópolis.

CINEMA

A cidade oferece 22 salas de cinema, além de cineclubes como o da Universidade Federal de Santa Catarina e o da Alliance Française de Florianópolis.

UNIVERSIDADES

Além de vários estabelecimentos de ensino superior, Florianópolis possui quatro grandes Universidades: Os campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).  A Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) tem três campi na região metropolitana, um em São José e dois em Biguaçu (municípios que compões a região metropolitana de Florianópolis).

Artigos da série:

Florianópolis - SC - Ilha da Magia 1ª parte
Florianópolis - SC - Ilha da Magia 2ª parte

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!


Um comentário:

  1. Oi Lu, Obrigado pelo comentário e sempre presente participação aqui no blog. Fico feliz com isso.

    Forte Abraço,
    Yan

    ResponderExcluir