O Profissional do Século 21


profissional do século 21

O profissional do futuro é aquele que tem competência para trabalhar com pessoas ajudando-as a crescerem profissional, emocional, social e psicologicamente. Diga-se de passagem, que é a atividade mais complexa e difícil de ser realizada, equivalente aos 

doze trabalhos de Hércules. Porque o ser humano é um “bicho complicado”.

Felizmente, com a inegável capacidade de se reinventar e inovar quando pensa sobre algo que ninguém mais conseguia pensar. Entretanto, o ser humano precisa, algumas vezes, despertar suas potencialidades. Assim, entra em cena o profissional do século 21 – o Gestor de Pessoas.

Num mundo globalizado onde impera o capitalismo, o individualismo e a crescente desigualdade social, devemos com urgência “urgentíssima” resgatar valores como a união, respeito mútuo, cooperação e comprometimento entre as pessoas para com a organização. Mais do que uma questão sócio-profissional é uma questão de qualidade de vida e da sobrevivência da espécie Homo sapiens.
       
O papel do Gestor de Pessoas vai além do papel desempenhado pela antiga Gerência de Recursos Humanos, preocupada tão somente em desenvolver aptidões e habilidades técnicas do trabalhador para determinada função, como se fosse apenas uma engrenagem. Papel esse que supera de longe os papeis do proprietário, diretor, gerente ou presidente da empresa, preocupados principalmente com a atividade fim – o lucro.

O Gestor de Pessoas é um catalisador de competências. Ele está preocupado com a motivação das pessoas na empresa/organização acrescentando valor a elas, que por sua vez se reflete positivamente sobre o trabalho realizado e nos resultados estratégicos pretendidos pela organização. Sua missão é ajudar todos a sua volta a crescerem como seres humanos, porque ele lida com os meios e não com os fins.

A preocupação excessiva com o lado técnico do trabalho dificulta esse mesmo trabalho e nos resultados esperados pela organização, porque pessoas têm emoções, sentimentos, necessidades de reconhecimento, capacitação e incentivos e, principalmente, saber para onde elas estão se dirigindo – a missão da empresa. Essa missão deve ser alinhada com a missão do trabalhador – aquilo que ele espera do seu trabalho, pois cada ser humano tem suas próprias motivações. É uma via de mão dupla, o colaborador se equaliza a empresa e esta a ele. Nunca é demais lembrar que o surgimento de qualquer empresa é derivado da ação humana e não o contrário. Em tese não existem empresas mais sim reunião de pessoas que convivem um terço de suas vidas produzindo em locais determinados.

O Gestor deve ser um líder com boa comunicação e ser valorizado por isso, porque o seu grande desafio é o de agregar pessoas – o de ajudar a transformar um grupo de trabalhadores em uma equipe de trabalhadores. Esse é o diferencial, transformar um Grupo em uma Equipe. Porque grupos existem aos montes nos bares da vida, jogos de futebol e carnaval, por exemplo. É fato que esses grupos não acrescentam qualidade de vida a ninguém. Todavia alguns néscios “acreditam” que sim.

Portanto, o próprio Gestor de Pessoas deverá ter assimilado alguns requisitos para o pleno desempenho da sua função, em especial, gostar de trabalhar com pessoas como se isso fosse parte da sua personalidade. Além de ter visão sistêmica, boa comunicação em todos os níveis da organização, saber ouvir os colaboradores dando-lhes a devida atenção ao invés de só falar, orientar, orientar, orientar sempre, reconhecer um trabalho bem feito para estimular os outros e, saber transmitir: confiança, credibilidade, entusiasmo e ainda fazer tudo isso com humor. Porque para desenvolver talentos e capacidades latentes em cada ser humano é preciso envolver e comprometer todos os colaboradores no trabalho que se está realizando.

O que você pensa sobre o tema? Deixe um comentário logo abaixo ou sugira um artigo, precisamos de ambos para continuar melhorando o blog.

Esperamos sua visita em breve. Obrigado pela Companhia e, compartilhe com os seus Amigos!

Junte-se aos Nossos Leitores e Receba nossas atualizações!

Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

59 comentários:

  1. ''É preciso educar o filho para pensar no outro também. Mas para repensar valores é necessária a convivência: fazer uma refeição em família, assistir televisão juntos ou sentar para bater um papo para ver que conceitos a criança está adquirindo. Se os pais não criam um espaço de diálogo, amanhã não saberão nada do filho'', e consequentemente iremos criar humanos tristes... é verdade a nossa própria motivação faz lidarmos com determinadas situações e ainda bem que existe pessoas dispostas a mudar essa realidade. pra finalizar gostaria de sitar um trecho de uma musica ( temos todo tempo do mundo , sempre em frente não temos tempo a perder, somos tão jovens. ( legião urbana - tempos perdidos )

    Silvio Andre Resplandes Costa.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Primeiramente gostaria de ressaltar a qualidade do site e do texto, que é de fácil leitura e entendimento.
    A máquina mais importante devia ser considerada o ser humano, pois é dela que vem os meios de crescimento e produtividade de uma empresa. E o profissional de gestão tem que estar mesmo apto a lidar com a equipe de forma mais ampla, como diz o texto, e considerar que são pessoas comuns, que possuem sentimentos variados, e que o futuro vai exigir cada vez mais desse profissional e da própria equipe.

    Ótimo texto!

    Juliane Martins da Silva

    ResponderExcluir
  3. Com o passar do tempo e a evolução tecnológica todos nós seres humanos fomos "convidados" a evoluir juntamente com o que nos foi apresentado e a globalização tão presente em nossos dias nos faz cegos para valores importantes que estão se perdendo com o tempo sejam eles a educação, a própria união citada no texto assim como o comprometimento entre as pessoas, pois as mesmas se tornaram egoístas e individualistas na corrida por um emprego ou cargo melhor.
    Hoje vemos em muitas instituições que o gestor consegue se adequar ao seu ambiente de trabalho, consegue realizar suas tarefas rotineiras e com certeza desempenhar sua função e isso o torna um profissional competente; mas eu acredito que o profissional do século 21 é aquele que mesmo tendo todas estas qualidades sabe que precisa lidar com pessoas diariamente e ver, analisar e entender que cada uma possui suas reais necessidades, seus valores, enfim sabe lidar com as duas faces da moeda, pensando no bem da empresa e tendo relações cotidianas com os colaboradores dessa forma estará ganhando confiança, credibilidade e como consequência isso refletirá na qualidade de vida de seus funcionários.

    O texto me fez refletir hoje como funcionária e me fez pensar como uma futura gestora.

    Claudenice Ferreira

    ResponderExcluir
  4. No mundo de hoje lidar com pessoas está se tornando cada vez mais complicado. O profissional do século 21 terá que ter bastante paciência e realmente gostar do que faz, porque o que mais vão surgir em seu caminho são discordâncias de opiniões , mais se ele realmente estiver preparado profissionalmente e psicologicamente para exercer a função de gestor ou líder de equipe, tirara de letra o obstáculos que vierem pela frente. DIÓGENES NEVES DE ARAÚJO

    ResponderExcluir
  5. achei super interessante essa postagem, quando fala das diferenças de um grupo para uma equipe principalmente, porque isso pode ser o grande diferencial no futuro. Equipes mais bem estruturadas e bem envolvidas conseguem chegar a seus objetivos e aos objetivos da empresa de uma maneira incrível, aumentando assim seu interesse no trabalho, e a empresa aumenta seu interesse no calaborador... sinceramente esta de parabens adorei o texto.
    GABRIEL ELIAs

    ResponderExcluir
  6. Lidar com pessoas todos os dias não e um trabalho fácil, por isso que para ser um Gestor de pessoas, tem que realmente gostar de pessoas.
    No meu ponto de vista, um Gestor é um líder amistoso, que agrega valores a sua equipe de trabalho, sempre motivando ,ouvindo e orientando, e é fundamental ser empático. Como diz o texto " ...pessoas tem emoções, sentimentos ,necessidades e reconhecimento..." Um bom Gestor com esses valores, para com a equipe, obterá sucesso, tanto para a empresa, quanto aos colaboradores.
    Ótimo texto. Me fez refletir e aprimorar minhas ideias.
    VELUMA MARQUES

    ResponderExcluir
  7. Uma das principais características que um profissional deve apresentar é um bom relacionamento no ambiente em que ele está, e o texto avalia corretamente o que o profissional deverá ter como; uma boa comunicação, organização e estimular as pessoas para que elas tenham um ótimo desempenho, e que elas sintam mais confortáveis e aumente o rendimento no trabalho. O gestor deverá se esforçar para lidar com as pessoas e gostar de trabalhar assim conseguindo atingir suas metas. Ótimo texto e com certeza irá ajudar a todos os gestores.
    NATHÁCILA GEOVANE

    ResponderExcluir
  8. No texto o profissional destas áreas tem que reinventar no tempo, pois somos todos bombardeados, com razões humanas, tecnológica, de ódio e amor, a globalizar neste mundo devorador, pessoas doentes sem crescimento de estima, depressões e suicídio que mutilam na alma, estamos escrevendo uma gestão na velocidade da luz, as dificultadas são os buracos negros da existência humana, que contraria esta evolução. Somos primatas por natureza com um raciocínio de sobrevivência nas questões empresariais, onde matamos um leão por dia. Há relação profissional de gestores esta ligada a escolha certa, ao conhecimento adquirido, e orientar as pessoas mostrar o comprometimento com a empresa, do diretor ao colaborador sendo um corpo saudável, sem trauma.

    Laurilon Alves.

    ResponderExcluir
  9. É cada vez mais comum vermos gestores mais humanizados,que gerenciam pela compreensão,afetividade com isso sabedoria,pois por diversas vezes tem q lidar com assuntos pessoais.Além de ter q gostar de gente,a boa comunicação é essencial para se ter reconhecimento como gestor,e assim acaba virando um ciclo,pois um bom gestor tbm reconhece e motiva seus colaboradores assim resulta no sucesso da empresa.

    LAURIANE CAROLINE DA SILVA

    ResponderExcluir
  10. Trabalhar com pessoas sempre foi e será uma tarefa bastante complicada pois pensamos e agimos diferentes uns dos outros porém não é impossível nesta hora entra o Gestor de pessoas que deve ser carismático,com boa comunicação e que acima de tudo goste de trabalhar com pessoas e que tenha como foco principal motivar,saber escutar e agir da melhor forma com o colaborador e assim com toda certeza seu rendimento para com a empresa aumentará e ele se sentirá importante na organização,por outro lado este mesmo colaborador tem que fazer sua parte e assim os dois caminharão sempre juntos concretizando objetivos.

    Maria Jucielly.

    ResponderExcluir
  11. Um texto bem elaborado para o nosso dia a dia profissional, a comparação entre um gestor de pessoas e os doze trabalhos de Hércules é bem colocada, porque, lidar com pessoas requer muita sabedoria e ética devido a grande pluralidade cultural.
    O profissional do século 21 tem que adaptar- se as diversidades de seus colaboradores, assim lapidando seu grupo, para que sejam formadas suas equipes. Trabalhando de portas abertas para que haja sempre uma boa comunicação entres todas as partes.

    Tamyres Pacheco

    ResponderExcluir
  12. O gestor de pessoas realmente desempenha um papel muito importante dentro de uma organização, onde vai liderar não apenas para cobrar resultados visando somente os lucros, mas motivando, despertando o que há de melhor em casa pessoa, entendendo e respeitando as diferenças para que haja mútua cooperação entre a empresa e os colaboradores.
    Laine Araujo

    ResponderExcluir
  13. De fato, é importante que o gestor de pessoas tenha a capacidade de integrá-las, no sentido de fazê-las atingir o objetivo de obter bons resultados à empresa. Entretanto, não basta que ele seja apenas estimulador de competências, mas também saiba o limite e a capacidade daqueles que são gerenciados, já que, caso eles sejam exigidos além de seus limites e capacidades, poderão não desenvolver, por exemplo, técnicas que poderiam auxiliar determinada empresa, porque estarão preocupados em agradar ao gestor sem se importarem com eles mesmos. É importante ressaltar que tipo de gestor de pessoas futurista que se propõe. Ele deve, claro, saber ouvir, buscar conhecimento e compreender as pessoas em sua integralidade. Mas não deve se esquecer dos princípios básicos como a eficiência e, principalmente, os resultados.

    Elaine Cristina A.Cabral

    ResponderExcluir
  14. Realmente e muito importante resgatar os valores que estão se perdendo, principalmente em grandes empresas onde a uma maior necessidade de apresentar bons resultados, e o papel do gestor e fundamental pra isso, e sem competência ele não conseguira transforma seu grupo e uma equipe como e sitado no texto, ou ele acabara cobrando de mais ou relaxando de mais.

    Paulo Félix

    ResponderExcluir
  15. Em todas as grandes organizações, existe uma hierarquia de gestão que mantém toda a operação funcionando sem problemas. Um bom gestor é capaz de misturar-se no fundo, mudando pequenas coisas aqui e ali, com grande efeito. É um dos trabalhos mais difíceis lá fora — em parte porque você tem que gerir expectativas de outras pessoas — e também um dos menos reconhecidos. Apesar disso, existem vários truques da profissão que ajuda a gerenciar com sucesso toda sua responsabilidade, em grande estilo e com prazer.

    Bons relacionamentos são baseados em confiança, compromisso e engajamento, e o papel essencial de um bom gestor é construir essas relações em benefício da organização, de modo que as tarefas que são definidas sejam concluídas com entusiasmo, de forma eficaz, no prazo e com a energia para fazer mais.


    Att,
    Isaac Bruno

    ResponderExcluir
  16. Boa Tarde!

    Primeiramente gostaria de parabeniza- lo pelo texto, pois traz um assunto tão importante de forma clara e objetiva. Sabemos que o entendimento empresarial a respeito do colaborador vem mudando ao longo dos anos, porém ainda existe vários obstáculos a vencer. O papel de mudar a consciência da empresa, para que a mesma veja o ser humano como um ser indivisível, ou seja, impossibilitado muitas vezes de dividir o pessoal do profissional é provavelmente o maior desafio do Gestor de Recursos Humanos. Saber lidar com as diferentes personalidade, vem logo em seguida e ter uma bom espírito de liderança é o terceiro desafio.
    É verdade, que não é fácil gerir pessoas, mas é recompensador ver os frutos de um bom trabalho.

    Dayane Soares

    ResponderExcluir
  17. Para ter sucesso na empresa ou organização, o gestor de pessoas deve ser um líder em dar exemplo e buscar resultados para que o grupo cresça como indivíduos e como equipe. Deve conhecer bem os objetivos da empresa ou organização não somente em adquirir lucro, e não só basear o sucesso no resultado final, mas em todas as etapas estimulando as potencialidades e qualidades dos seus comandados, motivando por meio de incentivos, remuneração e benefícios para alcançar metas e resultados. Oferecer treinamento e aperfeiçoamento de habilidades para a equipe. O funcionário deve sentir motivado e vestir a camisa da organização e sentir responsável também pelo sucesso alcançado.

    TADEU BASTOS.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Boa tarde.

    Como podemos ver, para ser um bom gestor é necessário bastante dedicação, esforço e principalmente gostar do que faz, por devido as crescentes mudanças na tecnologia de informação nas organizações, o marcado de trabalho esta exigindo gestores que realmente dê o melhor.
    "O seu grande desafio é o de agregar pessoas", grande, mas muito satisfatório.
    O autor esta de parabéns, texto realmente muito interessante.

    Roberto Nascimento Soares.

    ResponderExcluir
  19. Realmente o ser humano e bicho complicado de lidar, não e fácil você ter que todo dia lidar com pessoas de carates diferentes em seu local de trabalho ,ressalto que um bom gestor e aquele que ser determinar no seu local de trabalho sempre visando melhoras, portanto não pode pede a sua liberdade de vida, não fixar somente em trabalho e trabalho, somos todos ser humano e temos que usufruir do nosso momento de lazer ,afinal ninguém e maquina.

    Alan Joaquim

    ResponderExcluir
  20. No texto “O profissional do século 21”, dentre alguns pontos de relevância para o sucesso e bom desempenho no fazer profissional, somos levados a refletir sobre um aspecto de grande relevância que refere-se ao papel do gestor.

    Na sociedade contemporânea, em contexto globalizado, em que o capitalismo ganha cada vez mais espaço devido a concorrência exacerbada, o gestor deve ter olhar amplo para compreender as demandas, contribuir com o crescimento dos vários espaços de produção e atender as possibilidades com vista ao sucesso do grupo.

    Saber lidar com e para a diversidade humana é uma das características do profissional do século 21, considerando que as diferenças em contextos sociais, culturais, formativos é algo dinâmico e deve ser respeitado em prol da valorização humana, que pode gerar estímulos na busca de novos caminhos de interesse geral.

    A importância da comunicação também deve ser considerada no contexto em questão, pois saber ouvir, compreender, compartilhar, repassar, orientar, sugerir e aceitar críticas não é algo de fácil aceitação para qualquer profissional, mas o bom profissional percebe o ato da comunicação como um recurso que deve ser considerado no desenvolver dos trabalhos, principalmente quando de interesse coletivo, pois entende a comunicação como uma troca cooperativa que favorece a relação de confiança e credibilidade do trabalho em equipe.

    Diante exposto e com base no texto, destaco que o profissional do século 21 deve desenvolver e desempenhar suas funções com olhar humanizado, pois não lidamos com máquinas, mas com pessoas movidas por sentimentos, valores, emoções, onde a motivação, o respeito mútuo, a cooperação, a confiança favorecem o crescimento de todos que estão em prol de um mesmo objetivo.

    Igor Serafim

    ResponderExcluir
  21. O texto teve como objetivo identificar e caracterizar os desafios percebidos pelos profissionais em relação às suas competências. Constatou-se, também, que os conceitos de comportamento de entrega são tidos como importantes e aplicáveis entre profissionais. Por fim, pude concluir que os profissionais do século 21 vêm desenvolvendo esforços para atuar em uma carreira profissional mais competitiva e sustentável. DERLIANNE RODRIGUES.

    ResponderExcluir
  22. Concordo Quando falamos que o profissional do futuro tem competência para trabalhar com pessoas e que e inegável a capacidade de inovação do ser humano. Num mundo globalizado onde os profissionais pensão em ganhar cada vez mais dinheiro e reconhecimento profissional . Falando do gestor de pessoas em gerenciar recursos humano ,não só nas suas capacidades técnicas e psicológicas, mas em todas as áreas que são empregados esses recursos dentro das empresas . O gestor deve ser um bom líder para alcançar os objetivos propostos pelo mercado de trabalho na atualidade em que se encontra. Ruiter de Sousa

    ResponderExcluir
  23. Nos dias atuais, as organizações buscam profissionais cada vez mais capacitados. Um desses profissionais é o Gestor de Pessoas, este por sua vez tem um papel fundamental dentro da empresa. Além de se preocupar com o crescimento organizacional, se preocupa mais ainda com as pessoas que colaboram para este crescimento. Um bom Gestor procura sempre influenciar, motivar e valorizar cada membro da organização, para que cada um realize seu trabalho de maneira satisfatória, e juntos alcancem os objetivos esperados .

    Elisângela do Carmo dos Santos

    ResponderExcluir
  24. Um bom gestor tem que gostar muito de trabalhar com pessoas , aprender a lidar com pessoas pois esse não e um papel nada fácil , acho que todo profissional deveria esta ao lado de um bom gestor , pois um bom profissional tem muito a ganhar, pois ele esta diante de um gestor que esta ali não para lidar apenas ordem, mais para orientar , ajudar a resgatar valores que a cada dia vem se perdendo, e ter um bom aprendizado tanto em seu trabalho como em sua vida. Ana maria Responder

    ResponderExcluir
  25. Atualmente, muitos conflitos surgem entre um grupo de trabalhadores nas empresas, às vezes um funcionário tem mais desempenho e interesse do que o outro, já outros trabalham mais e por ai vai. Porém, o Gestor de Pessoas tem o papel de liderar esse grupo e transformá-los em uma "equipe de trabalhadores", agindo como um só, sempre um fazendo a sua parte e ajudando um ao outro. O Gestor que possui uma boa comunicação, empatia profissional e um bom relacionamento com as pessoas, consegue perfeitamente fazer com que os trabalhadores obtenham bons resultados dentro da empresa (local de trabalho).

    Jusley Pereira

    ResponderExcluir
  26. Olá,parabéns pelo excelente texto!
    Achei de grande importância para novos gestores e também para aqueles que já trabalham na área,mas que ao longo do tempo se esqueceram do verdadeiro propósito na empresa e na carreira profissional dos colaboradores,sendo essencial para lapidar os talentos e reconhecer as aptidões de cada um,sempre enxergando o lado humano e desenvolvendo o potencial de cada pessoa.Principalmente nos dias de hoje,em que estamos cada vez mais individualistas e nos esquecendo do trabalho em equipe e como podemos através dele,contribuir para o bom funcionamento da empresa e também para nos mesmos,adquirindo conhecimento,agregando valores e trocando experiências.

    Um abraço.
    Dandara Bezerra Ribeiro

    ResponderExcluir
  27. Primeiramente gostaria de ressaltar a clareza do texto !
    Nos dias de hoje o gestor de pessoas tem que estar preparado para as diversas situações e mais ainda para os mais variados tipos de pessoas, e com certeza ter espírito de liderança é indispensável , pois o verdadeiro líder é aquele que sabe conciliar os problemas cotidianos com as variadas personalidades dos membros da empresa, sabendo orientar , incentivar , motivar seus colaboradores , visando a alcançar os melhores resultados e objetivos para a empresa. O verdadeiro lider é aquele que sabe transformar um grupo de pessoas em equipe, onde todos trabalham com os mesmos objetivos profissionais.


    Rhuana Souza de Jesus

    ResponderExcluir
  28. Boa noite!

    Gostei bastante do texto por ser simples e de fácil compreensão.
    Lidar com pessoas nem sempre é fácil, pois, todos temos defeitos e qualidades. Cabe ao gestor estar sempre atento as inovações e saber ressaltar em cada pessoa o que de melhor ela poderá oferecer tanto a empresa quanto ao seu crescimento profissional e pessoal. Trabalhar em equipe é sempre melhor do que trabalhar sozinho.

    Rayane Dias

    ResponderExcluir
  29. Como a função do Gesto é gerenciar pessoas, ele tem que conhecer e avaliar muito bem os tais, sabemos que verdadeiramente não é fácil lidar com o ser humano, as pessoas são díficeis, mas o mesmo tem que gostar e saber lidar com pessoas de personalidades distintas, ainda assim o Gestor tem que se preocupar com o bem estar e bom funcionamento das equipes. para o Gestor o mais importante em seu projeto, é obter o aval e o comprometimento com as pessoas. Com a alta gerência engajada, é muito mais fácil obter o apoio dos funcionários.
    Francisca Luana.

    ResponderExcluir
  30. Pra ser um bom gestor, têm que ter talento para lidar com pessoas. Disposição para encarar a complexidade, espirito de equipe. Essas competências ganham o centro de uma transformação que vai forjar as novas lideranças e mudar as empresas. Para sermos bom gestor temos que ter um pouco de Frerick W Taylor, henry Ford, Henvi Fayot, Max Weber. Gostaria de saber o por que do nome século 21 e não século XXI?
    Ivânta B. Rodrigues

    ResponderExcluir
  31. Muito bom ler textos com um conteúdo tão expansivo.
    Praticamente desenhando, que nós, seres humanos, não somos máquinas.
    Que o bom tratamento dentro das empresas é fundamental, não apenas para o crescimento pessoal do empregado, como para uma melhor qualidade de serviços prestados para a própria.
    Quem não sabe que um "bom dia" muda os trilhos do mesmo? Que um "Obrigado" nos enche de satisfação? Quem dirá reconhecimento profissional. Acordar todos os dias para uma rotina maçante, sem reconhecimento algum, abaixa a produção, e não é pouco.

    Ana Carolina Rodrigues Gonçalves.

    ResponderExcluir
  32. Realmente, lidar com as pessoas é muito difícil, infelizmente é um dos maiores desafios do ser humano. Acredito que para ter essa capacidade cada um tem que primeiramente ser líder de si mesmo. Um bom gestor antes de mais nada precisa aprender gerenciar seus pensamentos e saber administrar sua emoções.
    Com um todo o gestor precisa de forca de vontade para motivar e ajudar seu conjunto, uma boa comunicação, interatividade e dialogo com os demais, para alcançar tal meta analisada com todo aquele planejamento, aquela organização, direção e controle.
    Um texto excelente de se ler, parabéns.
    E para nós futuros gestores, isso sim serve para uma boa reflexão e para o aprimoramento de nossas ideias.
    JULIANA GOMES

    ResponderExcluir
  33. Um bom gestor primeiramente tem que gostar de trabalhar com pessoas, não e fácil lhe dar com seres humanos tão arrogantes e orgulhosos, que na maioria das vezes pensam só em si próprio. O gestor de pessoas tem que ter competência e uma boa comunicação, pois o papel do gestor vai além de ter que formar equipes de qualidade e dá bons resultados para a empresa. Muitas das vezes um bom gestor vai ter que ser um amigo, para dar conselhos, motivar seus colegas, saber ouvir e ajudar, não só na vida profissional mas na vida pessoal.Com isso se reflete positivamente sobre o trabalho obtendo bons resultados e um bom desempenho dentro da empresa e da equipe.

    DIEGO OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  34. Bem , quero dizer que o texto em si retrata com propriedade como deve ser um bom gestor de pessoas . o titulo do texto foi bem apropriado ao que foi dito , e que um gestor deve deixar o egocentrismo de lado ao se relacionar com outras pessoas pois o conhecimento , a experiência , a sabedoria dentre outros tem de ser usado como forma de estratégia ao lidar com problemas mais difíceis e que um bom gestor antes de tudo tem que se conhecer e também conhecer os outros para obter êxito nas estratégias .

    ResponderExcluir
  35. Bem , quero dizer que o texto em si retrata com propriedade como deve ser um bom gestor de pessoas , o titulo do texto foi bem apropriado ao que foi dito e que um gestor de pessoas não pode ser egocêntrico ao se relacionar com outras pessoas , pois o conhecimento , a experiência , a sabedoria tem de ser usado como forma de estratégia ao lidar com problemas mais difíceis .Dado exposto antes de tudo um bom gestor de pessoas tem de conhecer os outros e também a si mesmo para que haja exito nas estratégias .

    ROBSON DE AZEVEDO

    ResponderExcluir
  36. Realmente trabalhar com pessoas é muito complicado, e o gestor de pessoas tem que gostar do que faz, tem que esta preparado para fazer com que sua equipe queira somar com ele, que tenha prazer de trabalhar na sua empresa, que execute suas funções com alegria, porque infelizmente existe gestores que estão no lugar errado, que tratam seus funcionário com ameaças psicológicas, com muita pressão de formas inadequadas e isso vem causando doenças em muitos colaboradores, na empresa que trabalho são muitos os colaboradores doente com depressão, pânico e outras doenças mais por causa de maus
    profissionais ,mas também tem muitos gestores que trabalham respeitando e motivando
    sua equipe. Acho que esse texto deveria ser lido por todos os gestores da empresa que trabalho, porque existe muita gente fora da realidade.
    Gostei muito do texto.
    Adriana da s. Borges

    ResponderExcluir
  37. Para ser um gestor e necessário que haja não como uma obrigação mais como um natural por amor ao que faz, porque você ajudar uma pessoa e poder orienta-la isso e prazeroso poder saber que você esta sendo útil , que você pode ser contada para algo , mesmo sendo minimo e muito bacana, temos uma capacidade sempre de ir além se nos esforçamos, se realmente tivemos o desejo de sempre ir além temos a capacidade de acrescentar na empresa sim ! achei muito bacana esse texto.

    Ingrid Stephania

    ResponderExcluir
  38. Concordo com as idéias apresentadas, resgatar os bons princípios e valores perdidos desta sociedade é essencial nos dias atuais, e sem dúvida não é tarefa fácil principalmente quando é necessário trabalhar esse resgate em um grupo de pessoas no ambiente profissional o desafio é mesmo complexo. Me chamou bastante atenção o trecho do texto onde diz que :
    (...) pessoas tem emoções sentimentos necessidade de reconhecimento capacitação e incentivo.
    Pois ouvir à poucos dias na ocasião em uma reunião mensal da empresa, onde uma psicologa responsável por realizar recrutamento/treinamento dizia que: - a empresa não precisaria se preocupar em oferecer capacitação e incetivo aos seus funcionário se cada um se preocupasse com seus motivos de estarem ali, com as contas a pagar, com a viagem que pretende fazer, resumindo se preocupasse com seus objetivos e necessidade de trabalhar em troca de uma remuneração. quando questionada por a maioria por não concordar com seu posicionamento, aos gritos ela respondeu:
    - se não estão satisfeitos peçam contas. ficou evidente nesta atitude que essa pessoa não é uma líder não tem boa comunicação não sabe ouvir não gosta de trabalhar com pessoas, e não entende nada de ser um profissional do século 21.
    Ótimo texto parabéns.

    Simone Brito

    ResponderExcluir
  39. Boa Tarde,
    Um texto de fácil entendimento que aborda um dos casos da atualidade mesmo. O mercado de trabalho exige cada vez mais dos profissionais, sejam eles novatos ou experientes. O fato é que este mesmo mercado tem mudado em várias de suas características quanto ao tamanho, distribuição geográfica, surgimento, diminuição ou até mesmo desaparecimento de algumas profissões, entre outras. Diante desse cenário, tornam-se inerentes a necessidade de adaptação e a absorção de novas competências (conhecimentos, habilidades e experiências). Uma parte do texto que achei super interessante é quando se fala que '' O gestor deve ser um líder com boa comunicação e ser valorizado por isso, porque o seu grande desafio é de agregar pessoas o de ajudar a transformar um grupo de trabalhadores em uma equipe de trabalhadores, esse é o diferencial. '' Acredito sim que esse é um diferencial primordial dentro de uma organização, pois tanto o gestor quanto os colaboradores devem trabalhar unidos como uma verdadeira equipe e não da forma de cada colaborador julga conveniente a si próprio. Empresa e colaboradores devem ser um só.
    Texto Excelente, Parabéns.

    Aline Ramos Ferreira da Silva

    ResponderExcluir
  40. Acredito que na era da globalização e informatização, o profissional gestor de pessoas tende a ter mais dificuldade na seleção de pessoas para formar equipes, e também para conseguir mantê-los e motiva-los. Na era da informatização, onde através da internet e das redes sociais se tem acesso a inúmeras oportunidades para se qualificar para o mercado, e até mesmo oportunidades de emprego atrativas, que somado à insatisfação das pessoas com a própria realidade contribui para a perda de um profissional.

    Francineide Gonçalves Dos Santos

    ResponderExcluir
  41. Felizmente, ainda lutamos contra o individualismo a favor de uma união.
    A cada dia que se passa o mais fácil de se encontrar não só em empresas, e sim em todos os lugares do nosso dia a dia é o individualismo, sempre encontramos pessoas insatisfeitas por seus cargos, nós seres humanos temos uma grande capacidade de nos adaptar, apenas trabalhar para seus mantimentos pessoais, e o que mais se ver são pessoas adaptadas em suas devidas funções, o profissional do século 21 é aquele que realmente ainda tem emoções e espirito de união dentro de uma empresa , motivar e ser motivado, o ser humano não é uma maquina e trabalhando com emoções e valores o resultado seria surpreendente.

    David Daniel Ribeiro Moura

    ResponderExcluir
  42. o texto está bem elaborado, diz muito o que um gestor precisa saber, ser gestor é antes de tudo gostar de pessoas, ter um perfil de liderança e principalmente ter amor ao proximo, se colocar diante de problemas e tentar de alguma forma solucionar. ser um bom gestor é liderar primeiro com amor ao que faz e ter capacidade de se colocar no lugar de outros. independente de funções somos antes de tudo seres humanos.

    ResponderExcluir
  43. O Gestor contemporâneo tende a levar além de suas bases acadêmicas e práticas, o seu lado ''humano'' para o mercado de trabalho, visando o sucesso e a estabilidade da empresa, associado com o bem estar de seus colaboradores. Creio que essas duas pautas devam sempre andar em harmonia, pois se a empresa e seus colaboradores estiverem desalinhados, todos perdem.

    Michelle Alves de Oliveira.

    ResponderExcluir
  44. Apesar da sociedade estar cada vez mais fria, ainda acredito que existam profissionais capazes de fazer a diferença em seu ambiente de trabalho, estimulando seus funcionários de forma prazerosa a se dedicar mais as empresas, o que nos falta hoje em dia é cuidado com as pessoas que nos cercam, e esse sera o desafio para o gestor nos dias de hoje.
    GILBERTO MEDEIRO DE SOUZA

    ResponderExcluir
  45. É importante destacar que só o desenvolvimento tecnológico e processual não são suficientes para que as organizações possam alcançar qualidade total no ambiente organizacional. É necessário um grande investimento no desenvolvimento humano.
    Sendo assim é preciso ter um bom gestor que traga motivação, equilíbrio e valorização aos colaboradores, para que estes por sua vez possam ter produtividade, compromisso e encontrar satisfação naquilo que faz.

    Gracilene Coimbra Ribeiro

    ResponderExcluir
  46. O profissional a cada vez mais vem se aperfeiçoando principalmente na área de gestão em recursos Humanos, a motivação e valores cada vez mais vem sendo um dos pontos principais para a melhoria e bom desenvolvimento das empresas, a cada vez mais encontramos gestores comunicativos. Em fim, o ser humano em si não se motiva apenas por bems e sim para se sentir bem consigo mesmo!

    Deyves vital ribeiro Moura

    ResponderExcluir
  47. O profissional a cada vez mais vem se aperfeiçoando principalmente na área de gestão em recursos Humanos, a motivação e valores cada vez mais vem sendo um dos pontos principais para a melhoria e bom desenvolvimento das empresas, a cada vez mais encontramos gestores comunicativos. Em fim, o ser humano em si não se motiva apenas por bems e sim para se sentir bem consigo mesmo!

    Deyves vital ribeiro Moura

    ResponderExcluir
  48. Um texto excelente para compreensão de um Gestor.
    Hoje em dia realmente as pessoas estão muito voltadas para o seu bom desempenho dentro da empresa, se esquecendo dos valores agregados aos demais ! Saber ouvir e não só falar é algo importante, escutar os demais ajuda. Um bom gestor deve saber não só atender as necessidades da empresa, como a da equipe, ter um bom relacionamento com os demais ajuda também em um melhor desempenho na empresa, para uma ótima liderança o principal é gostar do que se faz !

    Ana Karoline de Matos Rodrigues

    ResponderExcluir
  49. O texto está bem elaborado e diz tudo sobre como está o mercado de trabalho nos dias de hoje,as pessoas são consideradas maquinas,sempre voltadas a cumprir metas e mais metas.Para ser um bom Gestor de pessoas é preciso estar atento as necessidades de todos que estão a sua volta e colocar metas sim,porém trabalhar junto com os colaboradores para alcança-las,respeitando as limitações de cada um,o importante não são só os lucros,são as pessoas em sim porque se elas não se sentem bem no seu local de trabalho nada fluíra bem.
    Eu achei muito bom o seu texto. Abraço Jéssica Silva Pinheiro

    ResponderExcluir
  50. O texto agrega saber realmente qual o valor de uma boa liderança, que um gestor deve ter para o lado da sua empresa, e de sua equipe liderada. Saber liderar é bom, mas, ter um relacionamento estável com os colegas é essencial para que a empresa só cresça, e tenha um bom rendimento. Ter uma boa relação entre todos é o essencial !

    Angenor Mendes da Camara

    ResponderExcluir
  51. Boa noite

    E uma responsabilidade e tanto em assumir uma função onde ao invés de visar os lucros da empresa devemos visar o desempenho dos funcionarios, esta convivendo no dia a dia dele, nem sempre ele vai esta apto a cumprir suas tarefas,afinal, todo ser humano tem problema, o gestor precisa esta sempre do lado dele para incentiva-lo a encarar os desafios pela frente, e necessário o gestor esta preparado para seguir esse desafio, porque consiste em lidar com pessoas, em se comunicar com elas, esta ciente de solucionar aqueles problemas para serem resolvidos,esta sempre atento a qualquer problema que houve e sempre manter a organização na empresa,enfim, a função do gestor e sempre manter a ordem do funcionamento da empresa.

    Walter Gonçalves Barbosa

    ResponderExcluir
  52. Atualmente o maior patrimônio das organizações não é mais as máquinas, mas as pessoas, pois são elas que pensam sobre determinadas demandas e, portanto, fazem a diferença para a competitividade organizacional. Neste sentido, o papel do gestor, é facilitar e favorecer o desenvolvimento humano. Se o ser humano se desenvolve a tendência é que ocorra o mesmo com a empresa, pois lhe é agregado mais conhecimento, habilidades e atitudes, ou seja, o indivíduo torna-se mais competente com o seu trabalho.
    Por: Heli Rodrigues

    ResponderExcluir
  53. Lidar com pessoas não é fácil, você tem que se dedicar e gostar do que está fazendo, e estar preparado psicologicamente e profissionalmente. O profissional tem que criar novas alternativas no ambiente de trabalho e apresentar comprometimento, conhecimento dos processos e habilidade de enxergar soluções para a empresa, saber trabalhar em equipe, potencializando o grupo através de suas ações, aceitar as diferenças individuais e saber gerenciar os conflitos. A inovação também é fruto de pessoas que questionam, duvidam, que não se conformam e estão sempre a busca de novos caminhos e possibilidades. Então o Gestor de pessoas garantem os diferenciais competitivos das empresas e, portanto, são muito valorizados.

    Por: Luana Cardoso

    ResponderExcluir
  54. Basicamente pensar hoje como seria um profissional do século XXI é como inventar um super heroi para uma criança, mais não é tão dificil assim se tornar um bom profissional no século em que vivemos é certo que hoje em dia as exigencias estão maiores, mas o mercado só exige o que ele sabe que tem disponivel. Existem diversos cursos de capacitação para um profissional e então quanto mais interessado o individuo estiver em se tornar um profissional exemplar mais ele séra qualificado.

    Oleanna S. Gonçalves

    ResponderExcluir
  55. Ótimo texto. Sabemos realmente que o ser humano é muito difícil de se lidar,exatamente por saber que cada vida é única,que cada um é de um jeito. O trabalho de um gestor de pessoas esta cada vez mais fluente no mercado de trabalho,nas empresas e ate mesmo em nossos cotidianos. CAMYLLA LÚCIA DE MORAIS

    ResponderExcluir
  56. Nós dias de hj, o gestor de pessoas tem que está preparado para diversas situações.O verdadeiro líder é aquele que sabe transformar um grupo de pessoas em equipe.O profissional do século 21 é aquele que realmente ainda tem emoções e espirito de união dentro de uma empresa. ALUNA;MARIA LEILA FREITAS MACEDO,TURNO:VESPERTINO

    ResponderExcluir
  57. O profissional do século engloba muita coisa,ter um conhecimento elevado e necessário para lidar com tudo inclusive com pessoas que é mais complicado.
    E de suma importância que ele tenha compreensão e capacitação que o mercado exige,pois ele tem que está se renovando sempre que for pedido no seu meio de trabalho é para seu próprio conhecimento.A capacidade de lidar com o público não ficou para todos,o diálogo e força de vontade de buscar resultados satisfatório para o crescimento de uma equipe ou empresa e seu grande ponto de partida.
    Nara Lúcia S.Barros

    ResponderExcluir
  58. Realmente trabalhar com pessoas no mundo de hoje está cada vez mas complicado, como o texto diz cada uma tem suas particularidades, emoções e sentimentos diferentes, por isso o profissional do século XXI tem que estar apto para lidar com a lidar com variados tipos de pessoas. Um bom gestor primeiramente deve ser líder de si mesmo, antes de mas nada saber gerenciar suas emoções e administrar seus pensamentos, é importante que tenha uma boa comunicação mas será um diferencial ainda mas importante se for um bom ouvinte assim podendo potencializar o que a de melhor em cada um da sua equipe aproveitado cada talento as vezes despercebido na correria do dia -a- dia.
    Todos esses diferencias se refletira em um excelente trabalho obtendo ótimos resultados e cumprindo co suas metas.


    Raquel da Costa

    ResponderExcluir
  59. Com grande crescimento populacional o homem foi ficando cada vez mais egoísta, como foi citado antes, foi esquecido os valores de convivência.
    Nós independente de esta a frente ou não de uma equipe, precisamos andar de mãos dadas com todos ao redor que vamos fazer alguma função, mais uma vez, infelizmente o homem hoje não sabe ir no mesmo ritmo que o companheiro, ele tem a necessidade de disputa.
    ESTHER LIBORIO

    ResponderExcluir